Skip to content

Samsung Galaxy Y: A introdução de baixo custo aos smartphones

13/03/2012

Precisei trocar o celular devido a alguns incidentes envolvendo meu celular antigo. Primeiro até pensei em comprar outro celular barato, caso estragasse era só jogar fora e comprar outro… mas isso seria desperdício de dinheiro e só serviria para poluir o meio ambiente.

Pensando um pouco melhor, resolvi partir para o meu primeiro smartphone. Procurando o smartphone com Android que estivesse mais em conta, achei três modelos: ZTE Racer, Samsung Galaxy 5 e Samsung Galaxy Y.

Fui numa loja testar o ZTE Racer (conhecido no Brasil como ZTE X850), mas este modelo me desagradou demais. A resposta da tela é horrível, é bem lerdo e usa um Android desatualizado sem possibilidade (oficial) de atualização. E segundo “infeliz usuário” (sic) deste modelo, a bateria é uma piada. De mal gosto. Aguenta por volta de 1h15 de conversação e cerca de 8h em stand-by.

Eu nunca fui muito fã da Samsung ou dos celulares dela, entretanto o Galaxy 5 (compatível com CyanogenMod não oficial) e o Galaxy Y me interessaram.

Uma coisa engraçada é que, apesar de eles terem sidos lançados com quase um ano de diferença, ambos ainda custam praticamente a MESMA coisa, então optei pelo mais recente…

...o Galaxy Y.

Com aproximadamente duas semanas de uso, posso adiantar: eu gostei!

Primeiras impressões

A caixa onde ele vem é bonita, pequena, simples e bem desenhada. Um ponto no qual poucos fabricantes capricham nos modelos mais baratos. (Né, Motorola? Né, Nokia?)

Abrindo a caixa encontro o celular, um fone de ouvido, o carregador de parede, o cabo de dados USB (que também serve para carregar), um Transflash de 2GB com adaptadores e uma série de papeis que não faço ideia do que sejam e que também não tenho noção de onde joguei. Muito provavelmente são manuais e propagandas.

Quando olhei ele pela primeira vez, pareceu um celular pesado e desengonçado, porém ao pegar o aparelho na mão percebi que estava enganado. Ele é leve, relativamente confortável de segurar e tem um design bonito.

Tendo todos os acessórios e papéis devidamente espalhados pelo chão, é a hora de ligar!

Primeiras impressões com o aparelho ligado:
Ele inicia rápido – ok, demora um pouco mais que o Nokia 5310, porém o sistema operacional é muito mais completo e mais intuitivo, ouso dizer que ele chega a ser óbvio demais.

“O Android tem apps, instale TODAS elas!”* – Mas antes configurar o Wi-Fi. (*não, não faça isso você vai travar ele, esse modelo tem pouca memória interna. :P)

Depois de poucos minutos mexendo em tudo finalmente achei como ativar o Wi-Fi, mas perdi algum tempo procurando como configurar o IP e DNS, pois minha rede wireless tem o DHCP desativado e o SSID oculto. Depois de configurar o IP, não consegui configurar o SSID oculto, então reconfigurei o modem e outros três aparelhos. Ah, ninguém morre por reconfigurar tudo uma vez ou outra!

Uma coisa que eu gostei e não gostei ao mesmo tempo foi que este celular funcionou quase perfeitamente dentro de casa… até sinal tem. Você deve estar se perguntando “se funcionou, por que você não gostou?”. Aqui onde eu moro nenhum celular tinha sinal se eu estivesse dentro do apartamento, então depois de configurar o Wi-Fi fiquei baixando apps loucamente sem me preocupar em verificar se estava baixando pelo Wi-Fi ou pelo 3G… HEY, MURPHY?

O susto veio quando verifiquei quanto tinha de crédito e notei que havia gastado mais de 110 reais. Sorte que eu uso pré pago, se fosse pós pago estaria me matando na hora que chegasse a conta.

Algo que pode incomodar é o fato que este celular esquenta MUITO! Depois de cerca de vinte minutos brincando ele já estava mais quente que o meu café…

A tela não é nenhuma maravilha, mas também não chega a ser ruim. Possui “apenas” 256 mil cores e a “incrível” resolução de 320×240. No começo, tive impressão que 320×240 seriam insuficientes para usar o celular e 256 mil cores desbotariam as imagens, mas, hey!, este celular não foi feito para edição profissional de fotos e imagens, logo isso não deve influenciar muito.😉 E de fato não influencia tanto, depois de brincar mais alguns minutos com este celular, acabei me acostumando com essas limitações que não são tão limitantes.

A resposta da tela me deixou satisfeito. A tela é capacitiva, multitouch, tem resposta rápida e é muito superior à tela do N800. Entretanto, senti falta da Stylus, me crucifiquem, mas eu gostava de usar stylus para desenhar.

Um detalhe interessante é que a tela não é rígida, é um plástico mais ou menos duro. Acredito eu que se o celular cair no chão, ela não se espatifará em milhares pedaços igual o iPhone 4S. (PS.: não quero testar.)

O que me desapontou um pouco foi o Wi-Fi, aqui o Galaxy Y perde o sinal com alguma facilidade. Quão fácil? Bastou sair da sala e ir para a cozinha que fiquei sem conexão (e nem é tão longe). No quarto ao lado, o sinal fica variando demais e geralmente fica fraco. Com o celular em cima do modem o sinal não fica completo. Acredito que não seja problema com a configuração do modem, uma vez que o Wii e o notebook CCE não apresentam esses problemas com sinal.

Uma coisa que senti falta foi a presença de um teclado físico, porém isso não se tornou um grande problema. A tela deste celular é relativamente grande e torna o teclado bem confortável de se usar. A experiência melhora à medida em que você aprende a usar o Swype, no começo você VAI errar várias vezes.

A câmera do S5360B é bem fraca, as imagens ficam ruins se você não estiver ao Sol. Eu até tentei tirar foto dentro do quarto com a janela aberta com o Sol forte iluminando tudo, mas a foto foi tirada com 1/10s, o que boa parte das pessoas (inclusive eu) não consegue segurar sem tremer a mão.

Duas coisas interessantes sobre a câmera deste celular é que ela pode fazer geotagging e fotografia panorâmica sem ajuda de outros aplicativos. A foto panorâmica fica interessante, o problema é é que a resolução fica muito reduzida… cada parte da foto panorâmica fica em 320×240 resultando numa imagem de cerca de 1072×272 ou 1456×192, dependendo se você segura o celular na vertical ou na horizontal enquanto a câmera faz a fotografia panorâmica. Assim como a câmera normal, as fotos paronâmicas ficaram bem borradas.

Eu digo que este celular não filma… não vale a pena filmar em 320×240 a 15 quadros por segundo.

Não cheguei a testar muito a fundo o GPS, o Bluetooth e a bússola.

  • O GPS foi capaz de localizar onde eu estava com uma precisão de mais ou menos 40 metros. Ou seja, se estivesse utilizando o GPS pra me guiar, provavelmente eu teria me perdido e não escrevendo este artigo.
  • O Bluetooth funciona, mas não pude testar a taxa da transferência.
  • A bússola parece não funcionar muito bem. Com o celular parado em cima da mesa, ela ficou apontando para diversos locais, com uma diferença entre 5 e 10.

Sua bateria, de ions de litio com capacidade de 1200mAh, não deixa nada a desejar. Ela aguentou cerca 7~8 dias em standby, entre 8 e 12 horas com uso do celular (Wi-Fi, 3G, Android Market*, diversos resets, um hard reset – devido a uma bobagem gigante que eu fiz) e o tempo em conversação eu ainda não testei, afinal gastei todo o crédito sem querer com transferencia de dados. haha
(*quando esse texto foi escrito, o Android Play ainda se chamava Android Market)

Cartão de memória? Vem com um cartão de memória de 2GB e diz ser compatível com cartões de até 32GB, porém não funcionou com meu cartão MicroSDHC Kingston de 4GB que funciona normalmente com o meu Nokia 5310. O slot para cartão de memória fica embaixo da tampa, assim evitando que você perca os cartões ao pegar o telefone.

O conector USB está na parte superior do celular, ao lado do fone de ouvido padrão P2, protegido por uma peça meio frágil.

Agora algumas especificações técnicas

  • Dimensões: 104x58x11,5mm (relativamente pequeno)
  • Peso: 97,5g (leve)
  • Tela TFT de 3” e 256 mil cores
    • Touchscreen capacitivo, multitouch
    • Resolução de 240×320 pixels
  • Cartão de memória de até 32GB, porém não funcionou com meu MicroSDHC Kingston original de 4GB, esse cartão funciona no Nokia 5310.
  • CPU ARMv6 @ 830 MHz
  • 290MB de RAM
  • 190MB de armazenamento interno (é muito pouco, mas ok)
  • Redes GPRS, EDGE, HSDPA 7,2 Mbps, e 802.11 b/g/n, com a capacidade de criar hotspots.
  • Bluetooth 3.0
  • microUSB v2.0 padrão Samsung
  • Câmera de 2MP, filma em QVGA a 15fps. (sério mesmo?)
  • Não possui camera frontal. (Bad, bad user. sem vídeo chamadas para você)
  • Android v2.3.5 Gingerbread
  • Acelerômetro, sensor de proximidade e bússola. (magnetômetro)
  • GPS com suporte a A-GPS

O que eu gostei

  • Pequeno e leve
  • Processador rápido e boa quantidade de RAM
  • Android 2.3.5 de fábrica em português brasileiro
  • Tela de boa qualidade não rígida
  • Quase não fica marca de gordura na tela
  • GPS e sensores
  • Bom custo-benefício

O que podia melhorar

  • Aquece demais (832MHz e sem cooler? Já era de se esperar)
  • O GPS e a bússola tem uma precisão um tanto estranha.
  • Market, que aqui geralmente leva horas para baixar 500kb usando uma conexão de 15MBps via Wi-Fi (15mbps), isso quando baixa e não dá problema.
  • O botão power fica na mesma linha do botão de volume, isso faz com que você bloqueie diversas o celular sem querer.
  • Não existe um aplicativo para controlar TVs Samsung que seja compatível com este modelo, mas já vi Motorola rodando este aplicativo…

O que eu não gostei

  • Travou diversas vezes, algumas forçando a remoção da bateria (a culpa deve ser do TouchWiz, pois depois que mudei pro GO Launcher isso parou)
  • TouchWiz (Simples demais.)
  • Crapware da Claro (Ao menos nos dê a opção de remover!)
  • Jogos demo (Asphalt 6 e UNO)
  • Me fez sentir como se eu tivesse sido infectado por adwares (claro, aplicativos gratuitos.)

Considerações finais

O Samsung Y (Young) S5360B é um smartphone de boa qualidade, bonito, com um desempenho legal, um ar jovem, funcional no dia a dia, não pesa tanto no bolso (ambos sentidos) e que apesar de simples serve para matar a curiosidade sobre o Android. Se tu souber programar, provavelmente ainda pode ganhar algum dinheiro programando para ele.

Se eu recomendo? Claro que recomendo. Agora tenho de ver o quão duravel ele é…

Nota: foi o Ygor quem tirou as fotos usadas no artigo, minha camera deu problema.

39 Comentários leave one →
  1. 13/03/2012 1:41

    Também tive problemas com SSID oculto. O Android até memoriza a rede, mas se a conexão cair ou o Wi-Fi for desligado tenho de configurar a mesma rede manualmente. Preferi ativar o broadcast do SSID.

    O Galaxy Y certamente esquenta bem mais que os outros celulares que já tive, mas já vi muitos dumbphones por aí que esquentam o mesmo que ele e não fazem nem 1% das coisas que ele faz.

    Realmente, a resolução da tela atrapalha em alguns apps e jogos, mas ninguém gosta de andar com um celular como o Galaxy Note no bolso, certo? As dimensões do LCD e o dpi não me incomodam nem um pouco.

    O problema de ter uma tela com esse “plástico mais ou menos duro” é que vai arranhar com qualquer besteira. CUIDADO! Por outro lado, o meu já tomou algumas quedas e tenho quase certeza que se fosse vidro teria quebrado e ficaria um porre de usar. Dá pra conviver com os arranhões e há no mercado películas para proteger a tela deste modelo.

    Quanto ao GPS, já consegui precisão de 5 metros ativando a aproximação pela rede de telefonia. E a bússola é meio louca mesmo, mas é boa o suficiente para que o modo de navegação do Maps funcione tão bem quanto um GPS automotivo.

    Uso um MicroSDHC Kingston original de 8GB no meu, e não tive nenhum problema. (exceto que descobri que meu leitor de cartões é tão antigo que não suporta SDHC)

    Também não tive problemas com os downloads do Mar… erm… Play. Por outro lado tenho outros probleminhas…

    Notei que ele reiniciava sozinho de vez em quando, e como tinha senha para ativar o SIM eu ficava desconectado da operadora até olhar para a tela, o que me fez desabilitar a proteção do SIM por PIN.

    Além disso, de vez em quando ele está registrado na operadora, há sinal e não consigo fazer chamadas ou enviar mensagens. Depois de desligá-lo e ligar de novo eu consigo usar normalmente. Alguma dica de como resolver isso?

    • 13/03/2012 9:20

      O mesmo problema com o sinal acontece com minha namorada, ela chegou a ficar 6h sem rede, entretanto não ficou 6h no mesmo local ela mudou em cerca de 25Km o local de onde estava.

      Talvez seja mais um problema do Android que do telefone.

      Bom Post!

    • 16/03/2012 1:06

      Fiz a mesma coisa com o SSID, é um porre…

      Ao menos o celular é resistente na queda… já joguei, não intencionalmente, ele com força na parede e ele continua funcionando.

      Eu ia tentar reformatar o cartão, porém o duende do transflash levou-o embora.

      O meu reinicia de vez em SEMPRE (esse foi o motivo que ele saiu voando). Principalmente quando ele está bem quente.

      Sobre não conseguir fazer chamada, isso parece problema da operadora… a TIM de Curitiba é assim. Você pode parar, encostar o celular na antena da TIM que provavelmente não vai fazer chamada (e tu provavelmente vai levar um p*ta choque).

    • Marina Signorini permalink
      05/07/2012 13:14

      Estou tendo o mesmo problema aqui em Floripa. Já aconteceu de eu estar ao lado do meu namorado, que tem um Galaxy 5, e ele conseguir fazer uma ligação e eu receber uma janelinha escrito “rede móvel indisponível”. Estou pensando em fazer um teste com meu celular velho, por que já está ficando estranho demais para ser problema com a operadora (Tim).
      Mas eu ficaria muito feliz se alguém soubesse de alguma coisa, pois se for problema do aparelho, irei até a loja para trocá-lo. Não faz sentido ter um celular que tira fotos, bate palma, faz massagem, mas não faz nem recebe ligações.

      • 10/07/2012 21:50

        Marina, não lembro de ter tido esses problemas num período que passei utilizando um número da Claro.

        PS: Acho melhor testar o aparelho com um número de outra operadora do que o mesmo número em outro aparelho.

      • 10/07/2012 21:52

        Estou começando a achar que o problema é do celular mesmo, e que ocorre com mais frequência em lugares com cobertura ruim, o que na TIM é em qualquer lugar (meu trabalho, minha casa, elevador, etc).

      • fainer permalink
        22/07/2012 18:51

        teve resposta de como arrumar o problema?

    • 07/11/2012 20:56

      Tenho o meu Galaxy Y há 3 semanas e já ocorreu duas vezes este problema de ter sinal da operadora, mas não recebe e e nem faz ligações. A mensagem “rede móvel indisponível aparece”. Tem sinal de rede e não liga, ou seja, não serve para o principal de um telefone: receber e realizar chamadas. A minha operadora é TIM e para resolver estes problema tenho que desligar e ligar o aparelho. Com isto perco ligações de assuntos urgentes e se eu precisar em casos específicos urgentes também corro riscos sérios.

  2. 14/03/2012 21:51

    Comprei uma película pra ele por R$10 no MercadoLivre. Estou esperando chegar.

  3. Miguel permalink
    15/03/2012 21:31

    O meu tá perdendo o sinal de vez em quando, do nada. O sinal aqui na minha residência não é fraco, mas mesmo assim, vez ou outra olhei pro celular e ele tinha perdido o sinal.

    Hoje mesmo ele perdeu o sinal e quando botei pra procurar a rede, ele reiniciou sozinho. (vai entender, né ?)

    Levo na assistência técnica ou não tem nada que eles possam resolver por lá ?

    Obrigado!

    • 15/03/2012 22:24

      Duvido muito que possam resolver. Se for um problema do Android acho que vão te dar o mesmo celular (remexido) ou outro igual, com o mesmo erro. Sei lá, acho que vale a pena tentar.

      • Miguel permalink
        16/03/2012 2:36

        Meu medo é me entregarem um pior ainda. O meu reinicia sozinho de vez em quando (1x no dia, mais ou menos), mas já ouvi relatos de pessoas falando que o deles reinicia várias vezes ao dia.

        Tirando essas reiniciadas e o sinal que vai embora de vez em quando do nada em lugares que o sinal é bom (as vezes acho que nesse cel o sinal oscila muito, sei lá), o celular é ótimo!

        Vou pensar se levo na assistência, tá na garantia, né ?

    • 16/03/2012 1:07

      Tem de ligar para tua operadora de telefonia movel. Se não resolver, faz reclamação na Anatel.

  4. 24/03/2012 8:54

    Eu achei um ótimo celular .tem um baixo custo,tem vários apricativo que vc pode baixar que não deixa desejar,e um telefone barato se quer um melhor compre um samsung nota que custa quase dois mil.

  5. Ivna permalink
    25/05/2012 10:48

    O meu reinicia umas duas vezes ao dia. Mas eu acho que deve ser algum tipo de atualização… rsrs No mais está otimo. Pensei que fosse deifeito do meu, mas vendo varios comentários que os outros reiniciam também, ai não sei se pode ser defeito em todos os aparelhos!!!

  6. Liliana permalink
    30/06/2012 12:05

    Bom, eu comprei esse celular e nao tive muito sorte, adorei ele porém o meu veio com um defeito que me estressou bastante, com a tela bloqueada as pessoas me ligavam e nao mostrava no visor as ligações nem ligações perdidas entao eu nao sabia quando alguem me ligava, enviei 3 vezes para a assistencia e nao resolveram nada, to tentando troca-lo pois gostei muito do aparelho, vamos ver o que a samsung resolve dessa vez ja que o aparelho ainda encontra-se na assistencia.

  7. 03/07/2012 4:21

    Comprei outro Galaxy Y, depois que meu primeiro foi roubado. Este parece ser da Vivo, apesar de ser desbloqueado.

    O único motivo que me faz pensar que ele era da Vivo foi a página inicial do navegador. Nada de ícones da operadora, apps bloqueados (o antigo, da Claro, não vinha com GTalk) reinícios, etc, o que me faz pensar que a culpa da maioria dos defeitos do antigo era a customização porca feita pela Claro.

    A única reclamação que tenho é a versão do swype, que parece ser mais nova, mas eu gostava mais da antiga.

    • Marcos Antonio permalink
      07/07/2012 11:53

      O meu também reiniciava direto, mas depois que eu troquei a rom da claro pela original samsung isso acabou. O aparelho não esquenta mais. Quanto ao sinal, tentem usar o app apn brasil, depois que usei o sinal melhorou bastante. Usem o app rede signal booster. Obs para trocar a rom e só pesquisar no google, tem vários tutorias sobre como fazer isso.

  8. Rafael Vale permalink
    13/07/2012 13:58

    Minha internet da TIM não abre, quando coloco WIFI abre normal.. O que poderia ser?

    • 31/10/2012 1:19

      Você não comprou nenhum pacote de dados e não é cliente Infinity Pré/Pós. Experimenta comprar o pacote de dados.

  9. Leo de Andrade permalink
    25/07/2012 1:28

    Como posso usar o gps?ainda não consegui?

    • 17/08/2012 7:52

      É só ativar ele na barra de notificações (ou nas configurações de localização) e abrir o app do Google Maps ou qualquer um que use geolocalização (nem todos pedem pra você ligar).

  10. João permalink
    07/08/2012 17:41

    alguem ai pode me fala como q faz pra vc colocar o endereço IP manualmente??
    por favor me falem pq to precisando mt
    obg😀

    • 17/08/2012 7:53

      Acho que só adicionando a rede manualmente…

    • 31/10/2012 1:17

      IP Manual no Galaxy Y?
      Vai em Configurações, Configurações sem fio e rede, Configurações Wi-Fi, aperta o Menu (“botão” virtual, parte inferior esquerda) e Avançado. Marca “Usar IP Fixo” e configura.🙂

  11. 26/08/2012 16:35

    cara me desculpa mais eu não estou falando que você esta errado mais o seu samsung galaxy y pode estar com defeito no wifi. Porque eu tenho um galaxy y a 2 meses e aqui em casa tem um modem wifi, e o sinal da internet é de 1mb (pouco néh) mais pega normal no celular pega até la na rua ( mais o sinal é fraco) mais a rua não é muito perto).
    E tem jeito de desativar a internet 3g e usar só o wifi (eu fiz isso no meu galaxy y). E eu testei o GPS varias vezes. em cidades grandes e pequenas e ele nunca me deixou na mão, talvez você deva configurar o seu GPS. E eu vou dar uma dica pra todos vocês não compre película no mercado livre, porque essas películas vendidas no mercado livre não é original, e se você colocar na tela do seu celular depois de um tempo a tela fica manchada ou com umas bolinhas ( eu ja fiz o teste em outro celular ) … flws até +

    • 20/09/2012 12:11

      Pra desativar o 3G rapidamente uso o GO Switch Widget (do GO Launcher). Também não tive problemas com WiFi. Aliás tive (demora para obter um IP), mas como só acontece com o roteador aqui de casa acho que o problema é do roteador.

      Até onde sei não existe película original da Samsung para este celular. Comprei películas duas vezes no MercadoLivre. A primeira era uma merda, muito fina e flexível e o protetor do adesivo era uma folha tipo a que vem no papel contact, impossível colocar direito. Ficou cheia de bolhas e sujeira porque tentei colocar várias vezes. Foi roubada junto com meu primeiro Gslaxy Y.

      A segunda compra é de qualidade bem melhor, veio com protetores transparentes dos dois lados, com o mesmo contorno da películ, e como era mais rígida consegui colocar sem nenhuma bolha, de primeira. Ela já está meio arranhada, não sei se é porque o material da película é mais fraco que o da tela ou se a tela arranharia do mesmo jeito. Acho que nunca vou saber isso porque quando ela estiver bem arranhada com certeza vou colocar a outra película que veio junto no pacote.

  12. Andressa permalink
    06/09/2012 18:10

    Qual é a solução para que não reinicie várias vezes?

    • 20/09/2012 12:20

      O seu é da Claro (mesmo que desbloqueado)? Parei de ter esse problema com o meu da Galaxy Y desbloqueado da Vivo. Veja bem, não estou falando de operadora da sua linha, mas a operadora que customizou o celular. Parece que o problema são as customizações da Claro. Instalar uma ROM alternativa também deve ajudar (e trazer outros problemas).

    • 31/10/2012 1:10

      Eu tive esse problema quando coloquei muita coisa na memória interna do Galaxy Y, sugiro você a mover fotos, músicas e apps para o cartão microsd.

  13. lucas hailton permalink
    18/09/2012 18:29

    o meo ele tava normal e depois ele se travou só liga e não da para mecher em nada

    • 31/10/2012 1:11

      Faça um hard reset, vai perder todos os dados da memória interna. Ensinarei a fazer isso daqui a algum tempo.

  14. 31/10/2012 1:22

    Falando em duração, a camera do meu já bugou. =P
    As vezes funciona, as vezes dá erro. Aparentemente tá com mal contato.

  15. Renato Marques permalink
    14/11/2012 18:30

    Estou com o mesmo problema de varias outras pessoas. Inclusive alguns amigos tem o mesmo celular e o mesmo problema!! “rede móvel indisponível” não recebe nem faz ligações. Lixo de celular, isso sim!!!

    • 14/11/2012 22:21

      Usuário TIM, provavelmente infinity pré, aposto.

      Essa porcaria de operadora que está sacaneando os clientes.

    • 14/11/2012 22:22

      Tenho dois chips, um TIM e um VIVO, ambos prépagos. O único que dá problema é o TIM.

      • eduardo permalink
        19/11/2012 16:00

        Tenho chip Oi e dá o mesmo problema de rede indisponível. Aí eu reinicio e funciona.

  16. eduardo permalink
    19/11/2012 16:00

    Tenho chip da Oi e também dá problema.

  17. gabriel permalink
    11/03/2013 19:31

    tem pouca memoria esse celular nao me satisvais..

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: