Skip to content

Review: Speedy via fibra ótica

14/12/2011

É sempre difícil começar um post, nunca sei ao certo o que escrever, então vou começar direto, sem preliminares ou lubrificação, vai no seco mesmo.

Fibra ótica desde seu invento e, ainda, nos dias atuais é algo que as pessoas não tem muito contato. Algumas acham que é só mais um fio, ou que é bruxaria. Não importa sua intimidade com fibra ótica, você terminará esse post como um profundo conhecedor superficial de fibra ótica. O motivo é minha internet via fibra da Telefonica, vulgo: Speedy Fibra.

São incriveis 15Mbps por 89,90 não é um preço assim tão camarada. Contudo cheguei a pagar esse valor por meros 512Kbps, sim 512K!!! Além do mais a diferença entre o que pagava pelo telefone+internet 1Mbps não mudou muito. Antes a conta era 57,90+57,90=115,8 agora é 39,90+89,90=129,8. Levando em consideração que sai de 1 mega para 15 por apenas 13 reais a mais valeu a pena.

Indo para a parte técnica e legal da coisa, começo a falar da velocidade e qualidade do serviço. Como disse, a velocidade contratada foi de 15Mbps de download e 1Mbps de upload o equivalente a 2MB/s e 150KB/s. A velocidade entregue varia, entretanto se mantem bem próxima a 15Mbps. A figura abaixo mostra o pico de velocidade.

Resultado SpeedTest
Resultado SpeedTest

Até agora não tenho o que reclamar senão do preço que poderia ser de graça, mas isso é só um desejo meu.

Falando do cabo de fibra ótica pra quem não sabe o que é aqui uma breve explicação da wikipédia:

Fibra ótica é um pedaço de vidro ou de materiais poliméricos com capacidade de transmitir luz. Tal filamento pode apresentar diâmetros variáveis, dependendo da aplicação, indo desde diâmetros ínfimos, da ordem de micrômetros (mais finos que um fio de cabelo) até vários milímetros.

Ela é fabricada assim:

Sabendo o que é a fibra vou mostrar como ela vem até minha casa, como foi a instalação e os equipamentos utilizados para receber o sinal da fibra.

O cabo de fibra vem da rua, é o cabo de cor cinza, perceba que é bem parecido com o de telefone ao lado. Esse cabo passa por dentro do telhado da casa indo até o local onde terá o modem.

Conector do cabo ótico
Conector do cabo ótico

Os aparelhos que a telefônica disponibiliza para habilitar a internet via fibra são esses dois:

Modem
Modem Huawei
Conexões Modem
Conexões do Modem

Esse é o modem que recebe o sinal da fibra e transfere para cabos Ethernet, também é um Switch.

"Caixa" para emenda
“Caixa” para emenda
"Caixa" para emenda por dentro
“Caixa” para emenda por dentro

A foto de cima é de uma “caixa” que proporciona a emenda da fibra, como o cabo cinza é grosso demais e pouco maleável, é necessário transferir o sinal ótico para um cabo mais fino e fácil de manipular. Por isso essa caixa.

Resumindo o funcionamento é esse, sinal ótico vem da rua no cabo grosso cinza, passa pela “caixa” para que o sinal seja transferido para um cabo mais fino e maleável. Após isso o modem recebe o sinal e envia para a rede e um computador conecta na internet com os dados do provedor. Isso pois o modem não é roteável.

Entretanto aqui em casa é diferente. A Telefonica disponibilizou gratuitamente (no plano de fidelidade) um roteador wireless N de 300Mbps. Então quem conecta a rede à internet é o roteador e não um computador.

Roteador
Roteador
Roteador e suas conexões
Roteador e suas conexões

Deste modo finalizamos a explicação sobre como funciona, superficialmente, a internet de fibra ótica. Para quem ficou curioso aqui vai um video (em inglês) sobre como é feita a emenda da fibra ótica.

Resumindo: Pegue a fibra, descasque, limpe, corte com angulo de 90°, coloque na maquina, a maquina alinha e emenda. Remova a fibra, cubra com o protetor e esquente-o para que encolha protegendo a fibra. Pronto, emenda feita.

13 Comentários leave one →
  1. 14/01/2012 10:18

    Muito boa sua explicação fiquei curioso pra saber como é a vida de quem internet de alta qualidade aqui no Brasil!
    Tambem fiquei surpreso por saber que precisa de um provedor de acesso tambem assim como a ADSL.

    Uma pergunta o modem onde chega a fibra tem como ser roteado?

  2. 14/01/2012 18:26

    Não ele é puramente um modem, só demodula e modula o sinal, mais nada. É necessário um roteador, isso para redes onde será dividida a internet. Se for ligar somente um pc não há necessidade, mas a conexão devera ser feita através do pc toda vez que este for ligado.

  3. 23/02/2012 14:39

    Amigo uma duvida, qualquer roteador serve ou tem que ser só esse que a telefonica disponibiliza ?
    Obrigado…

    • 24/02/2012 8:10

      Creio que qualquer um serve, só que ele tem que seguir o protocolo de conexão via fibra que é diferente do PPPoE e vou ficar te devendo o protocolo porque eu não sei mas é algo do tipo FTTTP ou parecido.

  4. 27/02/2012 21:41

    Acho que tem que ser protocolo FTTH

    • 28/02/2012 9:11

      Exatamente esse!!! Obrigado. Se puder e souber explicar mais sobre o assunto, fique a vontade, a casa é sua.(Gente com conhecimento é sempre bem vinda)

  5. Junio permalink
    18/05/2012 20:32

    na verdade tenho uma pergunta,uma pergunta tecnica.o equipamento recebe um cabo de fibra da rua (para Download)mas como ele envia as informações para internet(upload)ele faz o download e upload pelo mesmo cabo?

    • Douglas permalink
      17/06/2012 13:32

      ola, eu sou técnico de fibra óptica da telefonica e trabalho fazendo manutenção e instalação deste serviço, eu estava dando uma navegada aqui e acabei caindo aqui, muito legal suas dúvidas e a sua explicação sobre para que serve os equipamentos. respondendo a pergunta sobre o roteador, sim, você pode usar qualquer roteador na porta ligado na porta lan 1 do modem, é só colocar ele como PPPoe, e colocar o seu provedor. e a outra pergunta, a telefonica usa uma rede gpon, ou seja, essa rede faz com que o sinal de downstream e upstream viagem por uma só fibra. valeu.

      • Lucas Sandoval permalink
        15/03/2013 11:18

        Douglas, por favor, me responda. A telefonica tem a pretensão de levar o speedy fibra para o interior de SP? E agora com esse novo corte de imposto sobre equipamentos?

        • 63585992 permalink
          04/04/2013 10:14

          Na verdade a Telefonica já tem fibra em muitas cidades, como campinas, e região, o que eu ouvi dizer em reuniões que eu participei lá, é que a telefonica está com mais de um milhão de pontos de acesso a rede de fibra e apenas com 200 mil assinantes conectados, então eles deram uma parada nos investimentos e estão com o foco nas vendas nessa rede que já existe. qualquer coisa é só perguntar, valeu

          • Lucas Sandoval permalink
            04/04/2013 10:29

            Algumas dúvidas? vc disse que usa uma rede gpon, certo? se não fosse gpon, poderia ser como? vc sabe sobre o gogle fiber? como é a arquitetura para entregar 1Gbps simétrico? Qual é a melhor marca de fibra óptica? aliás, existe uma melhor marca?

  6. Douglas permalink
    17/06/2012 13:35

    qualquer dúvida pode me enviar um e-mail. mardouglas84@hotmail.com. é prazer poder ajudar com o pouco que eu sei.

  7. zé sobrinho permalink
    18/01/2014 11:51

    legal!

    meu live tim (50 mb) tem um conector parecido com o verdinho la em cima. é fibra?
    tenho um sever dl380g4 com win 8/ubuntu + com duas placas de rede fibra ful duplex rx/tx osciosas.
    noto que a velocidade com cabo é bem maior que o wifi.

    qual a velocidade na fibra antes do modem?
    se eu colocar um split no cabo de fibra de entrada, um sinal para o modem continuar fazendo o dever de casa e outro para um conversor mono:full duplex até o server (uns dez metros) o que meu server vai ler?
    como fazer que ele leia/aceita a velocidade da fibra antes e não deois do modem?
    pistas….

    valew

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: