Pular para o conteúdo

WordCamp, o que houve e não houve lá

24/06/2009

Em sua primeira edição, o WordCamp Brasil foi especialmente excepcional. Isso porque o criador da plataforma para blogging mais usada, Matt Mullenweg, estava presente. (Puxando o saco do Matt). Essa foi somente uma das coisas boas do WordCamp Brasil.

A chegada até o local foi tranquila. Google maps manda. Perini obedece. Perini chaga no local. No credenciamento, fui o primeiro a fazê-lo, todos os “WordCamperos” receberam um crachá com seu nome e um kit bastante legal. No kit havia blocos de anotações com a logo do WP(WordPress), tatoos com o logo, adesivos, lápis, canetas da Locaweb e uma camisa do evento. A propósito sortearemos um kit, apenas um, ainda não sabemos como nem quando.

Apesar da presença de Matt, isso não foi suficiente para tirar da cama alguns paulistanos. Talvez o frio de 13º, o dia ser domingo e a Formula 1 na TV venceram. Era esperado cerca de 300 pessoas, segundo o palestrante Felipe Kussik. Como não havia gente o suficiente para prestigiar Matt, houve uma alteração na programação. Sendo assim Felipe Kussik com sua palestra sobre WP para designers, foi o primeiro a falar.

Felipe apresentou temas bem legais, diferentes do que estamos acostumados a ver. Ele tem uma fala bem clara e é bem humorado. Apesar do assunto apresentado por ele não ter sido algo complicado e/ou extenso, ele teve bastante sucesso no que mostrou e fez render.

Depois dessa palestra, os organizadores decidiram que não chegaria mais gente e que já havia pessoal suficiente para prestigiar Matt. Logo de cara, na primeira da suas falas, Matt demonstra seu bom humor. Claro que ele não falou em português. Para entender o que ele dizia, estava disponível a tradução simultânea. Essa não estava tão boa, talvez Matt tivesse se empolgado e acelerado suas falas. Decidi então retirar o fone do ouvido e mergulhar no inglês. Não tive maiores problemas em entendê-lo. Matt falou sobre o P2, WP+MU, os Wordcamps antes deste, no Brasil.

Depois da grande presença de Matt no palco dirigi minha atenção para a palestra de Daniel Socco. Ele falou sobre “blog promotion”. Não tinha muita gente para ouvir o que ele tinha a dizer. O público foi maior na palestra de José Fontainhas sobre BuddyPress que ocorreu ao mesmo tempo que a de Daniel.

A palestra a ser realizada, seguinte as de Daniel e José, foram as de “Carreira: como mídias sociais formam a sua identidade profissional e ajudam – ou se tornam – o seu ganha-pão” e “WordPress em instituições Públicas” . A que presenciei foi a primeira. Muito boa por sinal. Com ela ficou claro qual a real intenção do WordCamp: Reunir e aroximar. Na realidade foi uma mesa redonda com três pessoas com histórias de crescimento acelerado em sua carreira.

Ao final, nas útimas palestras, um dos palestrantes não pode comparecer. Então foram adiantadas as palestras “SEO para WordPress – Otimizando o que já é bom” e  “A blogosfera e o mar de flores”. A segunda foi bem interessante, Marcelo Estraviz apresentou pontos de vista bem intrigantes. Porém teve poucos ouvintes.

Como útima palestra, WordPress para grandes audiêcias. Quem falou sobre o assunto foi Diego Cox. Ele falou sobre como a globo.com utiliza o WordPress e quais as adaptações que eles fizeram. Essa última palestra tinha um assunto interessante. Porém o palestrante aparentava cansaso, a palestra estava casativa e monotona. Apesar disso assisti a mesma até o final.

Como o WordCamp tinha a intenção de reunir as pessoas que usam e gostam de WordPress, ao final houve um encerramento com todos: palestrantes, plateia e organizadores. Foi algo bem inusitado e interessante. Com todos centados em circulo um pedaço de papel foi estendido ao centro. Nesse papel foram escritas palavras interconectadas. Cada um escrevia um. Ao final, formou-se uma nuvem de palavras bastante interessante.

Bem o evento foi isso. Ao menos foi isso o que pude presenciar. Valeu a pena. Apesar de que a  internet estava muito instável, conheci pessoas bem interessantes e que me ofereceram ajuda com o que podiam. Tirei algumas fotos, mas não as posso postar, ainda estou em SP e estou impossibilitado. (Que falta faz um notebook e um modem 3G). Mas se quiser algumas imagens veja aqui, aqui e aqui.

 

About these ads
13 Comentários leave one →
  1. 24/06/2009 18:26

    Deve ter sido muito legal mesmo. Para mim é uma pena morar em Brasília e não ter tido tempo($) pra poder ir. O Matt passa uma ideia de que sabe parq quais rumos o mundo WordPress caminha, e sabe expressar isso muito bem.

    Você destacaria algum ponto especial que ele abordou?

    Abs.

    • 24/06/2009 18:32

      Não destacaria nada. Porém me marcou bastante a história do WordPress, contada por Matt, e o fato de que ele não esperava que houvesse um WordCamp no Brasil.

  2. 25/06/2009 0:01

    Muito bom a matéria, mas gostaria que se fosse possível, colocar os tópicos de cada palestra com uma pequena explicação dela.

    No mais, está muito bom o post. Parabéns !

    • 26/06/2009 18:07

      Eu ia fazer a mesma coisa que o Perini, sobre o ENSL, mas como tuítei bastante e fiz o set no flickr vi que abordar o conteúdo das palestras seria mais produtivo e desisti. Agora tenho muito a pesquisar sobre os temas… :P

      Concordo com o comentário do Thales. Perini, posta depois sobre os temas das palestras. Quero sugar um pouco o que você aprendeu.

  3. 30/06/2009 20:27

    Gostei muito do seu artigo, e do fato de você ter chamado de “excepcional” a primeira WordCamp-BR.
    Também achei a mesma coisa, e agradeço a oportunidade de ter participado.
    Nos vemos em 2010?
    abraço

    • 01/07/2009 15:51

      Provável que sim! Nos próximos anos estarei mais perto desses eventos.

Trackbacks

  1. Obrigado » Comunidade WordPress-BR
  2. WordCamp Brasil « Cerejuda
  3. WordCamp Brazil 2009 « Everywhere Else
  4. WordCamp Brasil 2009 – uma grande vitória para todos os usuários brasileiros do WordPress. « Dicas Interessantes
  5. WordCamp Brasil 2009, Matt Mullenweg e José Fontainhas « Marcelo Costa
  6. Blogcamp 2009, você vai? « iCaju
  7. WordCamp Brazil 2009 - Zé

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 226 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: