Skip to content

Review: Nokia 5310 XpressMusic

30/06/2009

Há dois anos usava um aguenta-qualquer-pancada Motorola W220. Ele resistiu desde o natal de 2006 até fim de maio de 2009 na minha mão. Nunca me importei em trocar de celular pois achava que era feliz com um celular que aceitava ringtones polifônicos, em pleno 2009, mas percebi o QUÃO enganado estava.😉

No meu Motorola era tudo muito simples, todas opções bem a mão e coisas do gênero. Mas ele tinha uma série de defeitos sérios: não tinha nem cartão de memória, o que me deixava limitado aos menos de 2 MiB de memória interna, não tinha bluetooth, limitando-me a usar o WAP para adicionar qualquer conteúdo nele… (lembro que baixei 35kB de MIDI e paguei quase 5 reais, own3d. Maldita TIM!)

Pesquisei bem, fiz uma lista de celulares para substituir o meu W220 e como não encontrei o que queria acabei ficando com um celular bem em conta: Nokia 5310. Na verdade eu não conhecia muito bem esse modelo, fiquei mais de uma hora fuçando modelos na loja. Quase endoidei as pessoas que me acompanhavam e a vendedora.

Nokia 5310

Nokia 5310

Agora vamos ao que interessa, um review “rápido”. Este celular é fino, não mede 1cm (não tenho nenhuma régua ao alcance para medir) em sua parte mais fina. Isso é uma coisa boa e ruim ao mesmo tempo: boa pois posso deixar ele no bolso de trás da calça que não aparece tanto e ruim pois dificulta um tanto seu manuseio (nada que duas horas brincando com ele não resolvam).

Possui um display de TFT de 2.1″ com 16 milhões de cores com a resolução de 240×320, certamente não é lá a oitava maravilha do mundo moderno, mas é bom o suficiente para o uso em lugares que não tenham sol direto, por outro lado é péssimo em dias ensolarados e certamente isso me incomodou um pouco.

Entrada de fone de ouvido? Ah… é a padrão normal de 90% dos aparelhos de música, outro ponto positivo, pois você não fica preso a formatos proprietários e pode escolher o fone que mais lhe agrade. Sopa Chuny!

O Nokia 5310 possui apenas 30MB de memória interna. Isso pode até parecer pouca coisa, mas não é nada mal se você usar apenas para jogar alguns ringtones, temas, wallpapers e coisas do gênero… lógico que essa memória interna não é para armazenar sua coleção de músicas! Para isso você pode usar o cartão MicroSD “sem marca” de 2GB (que vem junto com o produto) com algumas músicas.

Uma outra coisa legal é o fato de ele possuir um slot para cartão MicroSD e MicroSDHC de até 8GB. Talvez seja compatível com MicroSDHC de 32GB ou mais, porém não tenho uma impressora de dinheiro para comprar um cartão destes só para testar.

Outro recurso é a câmera de 2.0MP sem flash que ele possui. Por ser uma câmera de celular de 2007 até que as fotos ficam aceitáveis em situações de luz boa, apesar de ficarem ruidosas se houver pouca luz. A câmera possui alguns recursos interessantes: balanço de branco, que se você souber qual escolher vai ficar melhor que deixar o celular escolher por si próprio. Também te permite escrever coisas na foto, colocar molduras ou mesmo adicionar imagens.

Os contras da câmera são sua velocidade para salvar um mísero arquivo de menos de 300kiB, incríveis 12s~15s, balanço de brancos burro (por exemplo, se tu tira foto do led do mouse, ele ajusta para ficar branco! Assim o led VERMELHO do mouse óptico fica BRANCO) e a péssima capacidade de filmar QCIF@12fps. Ah, a câmera também conta com uma incrível quantidade de stuck pixels, porém o software interno corrige alguns dos defeitos causados por eles.

Ele usa o s40v3 como sistema operacional, porém é capaz de rodar alguns jogos desenvolvidos para s60. Alguns jogos podem rodar um tanto lerdos devido à fraca capacidade de processamento da CPU e outros vão acusar “out of memory” devido a pouca memória RAM deste celular.

Uma coisa que pode incomodar é o fato da bateria só durar menos de um dia dependendo do uso que você der ao celular. Se tu ficar jogando, a bateria se esgota fácil fácil em duas horas. Quanto a ouvir música eu não testei quanto tempo dura.

Vale lembrar que a Nokia ao lançar este celular quis criar um “MP3 player com capacidade de telefonar”, então ele vem com um acessório interessante: uma caixinha de som alimentada por 3 pilhas palito (AAA que, para infelicidade do Murphy, são inclusas). Você pode tocar músicas com o simples toque das 3 teclas no lado do celular, porém isso se torna um incômodo quando você esquece de travar o teclado do celular, guarda ele no bolso e começa a tocar Behind Blue Eyes do The Who num volume relativamente alto durante sua aula.😀

Ainda falando da enfase em música deste celular, o player de música dele vai agradar a maioria dos usuários. Ele conta com um equalizador interessante com vários pré-ajustes e pode tocar música num fone de ouvido normal, na caixa de som de boa qualidade que vem no kit ou mesmo no próprio celular. Ao tocar no celular o som vai ficar MUITO chiado com uma qualidade péssima, então é preciso usar a caixa de som que vem junto.

No kit vem o cabo de dados e o CD com os drivers (bugados³), facilitando de monte sua vida, além do fone (torto), a caixa de som e as 3 pilhas AAA da marca Motoma (Hello Motoma, alguém? :p) para serem usadas na caixa de som.

Resumo:

Bom:

  • Preço
  • MicroSD 2GB incluso
  • MicroSDHC até 8GB
  • S40v3
  • Simples de lidar
  • Rápido
  • LCD 2.1″
  • Qualidade das fotos em ambientes com luz razoável
  • Caixa de som
  • Bluetooth
  • Recursos
  • Fone padrão
  • Fino
  • Leve

Ruim:

  • Um pouco desconfortável no começo
  • MicroSD possui músicas horríveis (e indeléveis) do Chris Brown (foi mal quem gosta, mas eu achei uma —–!)
  • Qualidade das fotos em ambientes com pouca luz
  • Tempo para salvar a foto
  • Qualidade da filmagem
  • Numero de hot/stuck/dead pixels na câmera
  • Falta de flash
  • Falta de Wi-Fi

Vocês podem até falar que ele é velho, pois ele é de 2007, porém ele me atende bem.

PS: Não façam isso a menos que queiram perder CDs de músicas no Poker.

PS2: Mais tarde, eu posto algumas fotos do aparelho.

Mais do mesmo autor.

23 Comentários leave one →
  1. 01/07/2009 15:47

    Hello MOTO…ma pra quem não entendeu! (agora vou pro inferno por explicar a piada.

    Gostei do Sopa Chuny! Mas a pelo menos o meu W300i da Chuny vem com um “adaptador” da entrada do aparelho para saida jack de 3.5mm. O ruim é que esse adaptador deixa o tamanho total de fio(fone + adaptador) muito grande.

    • 02/07/2009 0:18

      Vai pro inferno a toa. Todo mundo entendeu a piada! xD

  2. 01/07/2009 20:58

    Concordo plenamente com o que ele falou!

  3. 05/07/2009 2:13

    Keaton, em que site, de fora do Brasil, você compraria um celular pela internet?

  4. 05/07/2009 18:41

    Mamutti, eBay. Certamente no eBay.

  5. Daniiel permalink
    23/07/2009 14:02

    Eu quero dizer que esse nokia 5310 é um ótimo aparelho, digo por experiência própria, e o som dele não fica “chiado” e a câmera dele não é tão ruim como você descreve!! ótimo celular

    • 28/07/2009 1:25

      Sobre o som dele, tenho ouvido BEM sensivel e percebo isso chiado em várias músicas. O bizarro é que o chiado some na caixinha que veio junto.

      Sobre a camera, ~1/15s para pegar a foto + 12s para salvar? Vai que é tua Barrichelo!

      • 28/07/2009 1:46

        Vai ver o chiado é interferência ou a caixinha não responde a frequência do chiado.

      • Daniiel permalink
        29/07/2009 16:22

        Pois no meu as fotos não demoram isso, demora 5segundos para salvar isso em 1600×1200, e nenhuma música aqui chia ( nem no vol máximo ) deve ser problema no alto falante do que você pegou ~~

        obs:
        atualizei o firewall

        • 30/07/2009 20:07

          Firewall? Me vê três, por favor!

          • Daniiel permalink
            31/07/2009 16:19

            escrevi errado!! eu quis dizer firmware akspoaksa versão do meu firmare é 9.42 *.* a camera está sim salvando as fotos mais rapido que antes

        • 31/07/2009 1:10

          Só se o cronometro que eu usei estava contando 2.2s por segundo.

          Foto tirada em ~15s.

          Ou será que minha camera passou a filmar em 120fps? :p

          • 31/07/2009 19:58

            Keaton, atualiza o firmware e conta aqui como foi.

            • 01/08/2009 1:59

              Primeira coisa que eu tentei fazer no Nokia foi isso, já estava com o firmware mais recente.

  6. 04/08/2009 6:14

    OFF: Nokia E63 chegou ao Brasil. O preço no ML caiu de 999 em média pra 600 em média! @_@ Vou comprar assim que tiver dinheiro. Até lá deve estar custando uns 400…

    • Daniiel permalink
      04/08/2009 19:09

      Eu acho esse nokia e63 tão feio .. oakspoaska mas ele parece ser um bom aparelhoo xD

      • 05/08/2009 3:23

        Basicamente ele é um E71 de plástico. Eu não ligo pra ele ser de plástico e o E71 é bem mais caro.🙂

  7. Alex permalink
    19/10/2009 15:14

    Galera, o que acontece com o bluetooth do meu 5310? Fica como “não há dispositivos ativos”, quando na verdade existem vários e todos os outros enxergam o meu celular. Inclusive um amigo conseguiu mandar arquivo pra mim, mas eu não consegui mandar pra ele.

    • 20/10/2009 19:37

      Das duas uma, ou os outros aparelhos ao redor do seu estavam no modo invisível ou seu celular está com algum problema, provavelmente no software.

    • 24/10/2009 22:30

      Teu celular está no modo invisivel. :p

  8. 26/01/2010 6:03

    Ah, esse celular não é nada resistente. A lateral dos botões já caiu (e eu nem se quer derrubei ele antes disso acontecer).

    Depois que isso aconteceu, ele caiu no chão e riscou a proteção do lcd. -__-

  9. Henrique permalink
    09/03/2010 12:15

    Estou com um problema no meu 5310 . Ele toca apenas um trecho da musica e fica pulando, nunca toca a música toda.Alguém já teve esse problema?

    • 10/03/2010 11:01

      Vale a pena verificar se as musicas estão completas, você pode ter baixado apenas um trecho.

Deixe uma resposta

