Skip to content

TV Digital: Vale a pena investir agora?

12/12/2010

Depois de muito tempo de comprada, pude finalmente estrear o sinal digital e a sua qualidade de imagem na TV LCD. A dita cuja é essa:

O review dessa TV é esse. Sendo assim, não é dela que falarei, mas sim do sinal digital! Sim, ele mesmo, aquele que dá para ver em aparelhos portáteis.

Começando do começo… Tenho que lhes dizer que o sinal digital é quase tudo aquilo que dizem. Como tudo que é digital, ele varia aos extremos. Ou a imagem está perfeitamente nítida, sem sombras, chuvisco, duplicações…, ou ela está cheia de “pixels” impossíveis de distinguir a imagem. Isso quando tem alguma qualidade de sinal. Quando não há qualidade sinal simplesmente nada é exibido. Vale lembrar que aqui o importante é qualidade de sinal. A intensidade do sinal é menos importante. Com pouca intensidade mas com boa qualidade, já é possível ter a belíssima imagem na sua TV. Além disso o sinal é relativamente fácil de captar. Comparando o tamanho da antena e da qualidade da imagem, a captação analógica perde feio.

Devo dizer que não são todos o programas, nem canais, com imagem em full HD (1080 pixels na vertical ou 1080p). Mesmo assim, a imagem em resolução tradicional 480p fica com boa qualidade. Posso dizer que a qualidade é incomparável à qualidade de imagem analógica.

Sobre a tal descrição da programação e do programa isso não é o que esperamos e o que dizem. Poucas emissoras completam os dados como deveriam. Ou a grade da programação, ou a descrição do programa é incompleta.  Também vale a pena dizer que a informação de horário, duração e resolução do programa varia de emissora a emissora.  Ainda assim é uma informação bastante útil. Veja as fotos e entenderá.

 

SBT (Clica que aumenta)

 

Globo (Clica que aumenta)

 

Grade de programação (Clica que aumenta)

 

Guia de programação do SBT (Você já sabe... clica ai!)

 

Guia de programação da Globo (Sabe o que fazer...)

Tem mais detalhes! Quando a resolução da imagem não é full HD as laterais ficam com faixas pretas, ao menos nesse modelo de televisão. Veja a foto(sim tem mais!):

Isso foi o principal, tem vários outros detalhes que só usando você descobrirá. Por último, a interatividade. A transmissão desse tipo de sinal foi iniciada recentemente(não sei o dia ao certo) e todos que compraram a televisão meio que precocemente, como eu, provavelmente a TV não é compatível. Sem falar do 3D.

Desse modo e com os preços ainda salgados de televisores com conversor e o conversor sozinho arrisco dizer que vale a pena esperar mais um pouco, a não ser que você seja podre de rico para comprar cada tipo de tecnologia que é lançada. Todavia, se você tem a faca e o queijo nas mãos, ou seja: A TV com conversor embutido, e ainda não comprou uma antena vale a pena gastar mais R$50,00 para ter o sinal.

6 Comentários leave one →
  1. 12/12/2010 22:54

    As barras pretas laterais não são culpa da tv, e sim da emissora. Tanto é que a RedeTv ocupa o espaço com wallpapers cheios de glitter🙂 A minha dúvida é quanto às infos dos programas, e também quanto à grade de programação. Na minha tv philips, ao pressionar uma dessas opções, aparece o local onde as infos deveriam estar, mas os espaços estão todos vazios. E se esperarmos para, talvez, carregar, ele some! Será problema no firmware da tv, já que o receptor digital é embutido nela? Abraços!

  2. 12/12/2010 23:14

    Talvez não, o prolema é com as emissoras que não colocam os dados eu acho. Contudo deve haver alguma opção para mudar o tempo em que fica exibindo o quadro.

  3. 13/12/2010 10:11

    Não levo muita fé nesse negócio de interatividade da TV digital no Brasil. É só comparar a parte da população que tem TV com a parte que tem banda larga (pelo que sei as coisas realmente interativas precisam de comunicação com a emissora).

    Quem tem banda larga é porque tem computador, e por mais interativa que seja a programação nunca vai superar o Google e o site das próprias emissoras.

    A TV Digital é muito bem-vinda, agora a programação interativa ainda vai ter de comer muito feijão com arroz se quiser convencer o povo a pagar mais pra comprar uma TV ou conversor com suporte.

  4. Hawk permalink
    31/01/2011 7:58

    Como eu não sou podre de rico igual ao Perini, vou aguardar mais algum tempo.

    A copa está logo aí, depois temos as Olimpíadas. Os preços caíram e a interatividade aumentará, talvez não na mesma proporção.

    • 31/01/2011 12:48

      Não sou podre de rico, nem custa tão caro ter uma TV LCD afinal você comprará uma em 15 anos ou mais. Não comopro TVs a direito e a torto. Se eu fosse mesmo rico, e quero ser, eu já teria uma TV 3D de 52″, interativa e inteligente.(smarTV).

Trackbacks

  1. Tweets that mention TV Digital: Vale a pena investir agora? « iCaju -- Topsy.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: