Skip to content

Qual será o futuro das WebPages?

22/07/2010

Estava lembrando outro dia como a internet cresceu, mudou, melhorou, piorou. Enfim, tudo o que ela sofreu. Lembrei também do visual das webpages(páginas da internet): a princípio era bem simples – aliás, nem visual tinha; era em modo texto mesmo. Com o tempo e tecnologia a coisa foi melhorando. Hoje temos uma infinidade de possibilidades para o visual. Mas como será no futuro?

Bem, pra descobrirmos a resposta, uma análise deve ser feita. Levemos em consideração como era o acesso aos conteúdos na internet e como é hoje, basicamente. Sendo assim, vamos à análise.

Antes as visitas aos conteúdos eram feitos via texto, mas isso foi bem no começo, quando o bebê internet estava começando a abrir os olhos. O usuário, que na época deveria ser um programador ou um nerd primitivo, escrevia códigos e as páginas eram retornadas, ou melhor, um bloco de texto era retornado. O acesso era direto.

Quando o bebê começou a engatinhar, as páginas ganharam o visual, algo parecido com o que temos hoje. Contudo, não tinha muitas cores, sem frescuras design muito elaborado, até porque a tecnologia não dava suporte.  Deste modo, o usuário feliz e contente, com sua internet ultra-rápida de 16Kbps, abria seu Netscape, que era o navegador e que renderizava(gerava) o visual, e olhava as belas imagens que apareciam na tela do seu computador que custou uma fortuna.

Uau! Nossa! Tem botões tridimensionais e com sombras!

Hoje com muita naturalidade abrimos as páginas da web e nem nos damos conta do quão complexo é fazer um visual bacana. Voltando à discussão, o visual das páginas por muitos anos tem sido o foco dos muitos donos de blogs e sites. Claro que zelar pela imagem do site é bom, afinal, o públicoalvo sente-se melhor situado em designs voltados para ele. O design da página rege também a facilidade e velocidade que alguma informação é encontrada.

Clique para ver você mesmo.

Cresce cada vez mais a demanda por informação, e com ela cresce a falta de tempo para absorver a informação. Os motivos vão desde procrastinagem até excesso de tarefas a serem cumpridas. Contudo, surgiram os feeds: é agora que a discussão fica interessante. O feed ajuda a reduzir o tempo para o acesso às informações; ele permite que juntemos todos os sites que queremos ler em um só lugar. Desse modo, nem sequer chegamos perto do design que deu tanto trabalho para fazer, seja seu leitor de feeds on ou off-line.

Não sei vocês, mas em minha mente um estalido aconteceu. Então será que vale a pena ter tanto trabalho para fazer um design? A resposta é: Depende. Ficou com raiva? Calma, eu explico. Principalmente os sites de notícia têm que pensar bastante nisso. Ainda existem pessoas, e sempre existirá, que apenas visitam uma única vez o site. Nessa hora a imagem é importante. Todavia, muitas pessoas assinam seus feeds e não estão nem aí para o visual. O correto seria destinar o tempo proporcional ao uso. Sites de redes sociais, mais o Orkut, que ainda não tem ferramentas que usem APIs, dependem inteiramente do visual. Mas creio que grande parcela dos outros não necessitam de tanta atenção à este aspecto.

Por fim, fica a pergunta:

One Comment leave one →
  1. 27/07/2010 9:50

    Apesar de os mais geeks preferirem interfaces desktop para um monte de coisas (como emails, leitor de feeds, etc) tudo indica que o futuro será na nuvem.

    Com as aplicações migrando para a web fica mais fácil de distribuir, manter e de evitar o problema da pirataria, ou seja, os desenvolvedores ganham.

    A tecnologia para apresentar essas aplicações ao usuário tem evoluído a passos largos (HTML5, Chrome OS, Web3D, etc) e hoje é muito difícil dizer “não é possível fazer um site assim”.

    Resumindo: as “webpages” e a questão do visual estão se tornando cada vez mais importantes.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: