Skip to content

Resenha: Genius Ergo 555

07/06/2010

Por mais ou menos quatro anos usei um Microsoft Basic Optical Mouse, branco de 400dpi, não o preto de 800dpi. Nunca falhou ou estragou o scroll, mas comecei a sentir que 400dpi já havia ficado insuficiente para o meu uso, então comprei um mouse USB de 800dpi que (descobri depois) tinha leds coloridos que se alternavam para alegrar o ambiente e geravam umas mil cores (…ok, ~7 cores). Ô HORROR!!! O monstro era esse Clone. Os leds eram tão chatos que deu vontade arrancar um a um, e eu até tentei, mas eles eram pequenos demais para serem arrancados com um martelo e chave de fenda.

Está certo que não era o mouse mais bonito, mas ao menos era duas vezes mais rápido que o antigo. Infelizmente (ou, nesse caso, felizmente) não levou 6 meses até os problemas começarem aparecer: começou a desligar do nada (duvido que seja para economizar energia), scroll quebrou, botão esquerdo começou a ficar preso… ótimo demais. 😦

Tinha de comprar outro mouse, e depois de muita pesquisa (quase a beira da loucura pela falta de scroll), encontrei vários modelos interessantes. No começo até tinha uns em mente, que eram considerados os melhores para jogos antigamente, como o A4Tech X-718BK e o OCz Equalizer (normal). Mas como não encontrei a venda, tive de procurar mais um pouco e acabei por encontrar um mouse mais ou menos decente da Microsoft, o modelo não me vem a cabeça, mas lembro que usava a tecnologia BlueTrack (que a grosso modo não é nada mais que uma tecnologia da Microsoft que usa led azul ao invés do vermelho, só um pouco de ‘cool factor’ extra) e não tinha fio.

Mas como tive experiências ruins com mouses wireless e olhando algumas fotos na internet achei-o meio desconfortável, me coloquei a pesquisar de novo até que achei o Genius Ergo 555. Pensei: e por que não? Pareceu bom, bonito e estava numa faixa de preço aceitável! Então comprei-o. Bom, agora com algumas semanas de uso, o review. 🙂

lol, olhem meu DSL2640T refletido na mesa!!

Esse mouse é ótimo pelo preço que custa, ainda mais levando em conta o ‘Custo Brasil’, além de ser bonito e usar a tecnologia laser, ou seja, não tem aquela irritante luz vermelha vinda do led usado por mouses ópticos normais. Ele possui 7 botões totalmente configuráveis, os três 3 padrões (um deles é aquele no scroll) e mais quatro na lateral esquerda, além de dois usados na configuração da resolução e um de troca rápida de perfil. AVISO: mesmo não vendo o laser, não recomendo olhar diretamente para o mesmo… a minha câmera foi capaz de captar o laser, então acredito eu que possa ser prejudicial à vista. O ângulo do laser é BEM diferente dos mouses com led!

Ele possui a lateral emborrachada para evitar que ele escorregue e também possui até 5 perfis configuráveis pelo software Agama 2. Mas nem tudo são flores, esse mouse pode ser um tanto desconfortável para quem usa o mouse com a mão esquerda. Não posso chamar de canhoto, pois sou canhoto e uso ele do lado direito, assim como toda pessoa destra faz!

Vamos aos detalhes mais específicos:

Este é o cabo do mouse, revestido por malha.

O fio dele é revestido por uma malha de tecido para uma maior duração e, apesar de não parecer, essa malha é bem flexível. Pode parecer bobagem, mas não esperava encontrar esse tipo de coisa em um mouse de ‘baixo custo’.

Botão 4, 5 (cinzas) e 6, 7 (pretos)

Esses são os quatro botões configuráveis da lateral esquerda (começando em cima, da esquerda para direita): botão 4, botão 5, botão 6, botão 7. Cada tecla é individualmente configurada através do software Agama 2, exceto as duas usadas para modificar a resolução do mouse.

Botões de configuração dos eixos X e Y

Esses são os botões de configuração da ‘resolução’ do mouse. É só você segurar um ou os dois e girar o scroll e ele modificará a resolução do mouse, em passos de 100dpi. O botão que se encontra mais a frente do mouse é o que controla o eixo X e o outro controla o eixo Y (para os mais leigos, a horizontal e a vertical, respectivamente).

O interessante é o fato de você poder ajustar eles de forma diferente, ou seja, não necessariamente o Eixo X e Y precisam ter resoluções iguais. Se você, por algum motivo que me é desconhecido, quiser ajustar X como 2300 e Y como 1100 você pode. Na minha opinião de usuário, fica bem esquisito, para não dizer desagradável, de usar com os eixos ‘desregulados’. 😛

O scroll faz tec-tec ao ser girado e passa uma sensação de resposta mais rápida, uma coisa que eu considerei muito agradável. Não sou fã daqueles scrolls que se rola e não faz o menor barulho.

Troca rápida e scroll

Esse mais próximo da ponta do mouse é o botão de troca rápida de perfil do mouse. Um clique e vai para a configuração 2, depois 3 e assim por diante. Mais adiante explicarei sobre os perfis deste mouse.

OLED preto e branco

E finalmente o último, mas não menos importante, e talvez mais esperado recurso a ser descrito: o mini display de OLED (ou OELD, como está escrito no site da Genius). A única função deste pequeno display mono-cromático de díodo orgânico emissor de luz é mostrar para qual perfil você mudou (e a resolução do mesmo), ajudar na troca de resolução e mostrar uma pequena animação que escreve “Agama 2”. Abaixo tenho uma pequena demonstração do display:

Nota: Foi mal pela qualidade, mas minha FujiFilm s6000fd não filma com macro e eu tive de usar minha antiga Nikon Coolpix L1 para tal e, ou ela grava com mais fluidez ou com mais detalhes. E entre fluidez do vídeo e resolução maior, fiquei com a fluidez. (320x240x30fps vs 640x480x15fps)

Parte ìnferior do mouse. 😛

A parte de baixo do mouse, que apesar de ser pouco ou nada visível durante o uso, não deixa de ser bem caprichada também. Não tenho muito o que falar sobre essa parte, só o fato de ter apenas um parafuso aparecendo (são 3 ou 4, mas não desmontei ainda… nem vou!). 😉

Ele e seu mousepa... digo, cd de instalação.

Agora sobre o software Agama 2, que vem no CD que acompanha o mouse. Por que enviaram CD com meros 15MB gravados? Nunca ouviram falar em MiniCD ou mesmo MicroSD de 128MB? Ok, isso já seria pedir demais. 😛 A instalação do software não é necessária para o funcionamento básico do mouse, em outras palavras, se você quiser configurar perfis ou a funcionalidade dos botões você precisa instalar, mas o mouse funcionará mesmo sem ele. Acredito que você já saiba instalar o programa: coloca o drive no CD e roda o setup.exe, aí é Next, I Accept, Next, Next, Finish ou algo assim. =)

Primeira tela

Essa será a primeira tela que você verá ao instalar o software. Na parte superior tem escrita a palavra “PERFIL” e logo em seguida os números de 1 a 5. Esse será o número do perfil que você estará configurando.

Configuração de resolução (DPI) X/Y: é a resolução que o mouse assumirá quando usar esse perfil no mouse. Para quem acabou de sair de um mouse mais básico de 400 ou 800 DPI, recomendo ajustar para, respectivamente, 1200 ou 1600 DPI. Lembre-se de ajustar ambos para a mesma resolução ou próxima, se não vai ficar um tanto desconfortável de lidar. =)

Configs? 🙂

Veja, todos botões são configuráveis. Repare que os botões de configuração da resolução ali não são configuráveis.

OMG THAT’S A WONDERFUL MOUSE!! Como configuraAaaah!?!?! COMOFAS^~~ ~~s~~

Espera, já estou chegando lá! 😛

Passos:

  1. Escolha uma das opções disponíveis: INFORMAÇÕES DO DISPOSITIVO (a primeira tela, lembra?) e sequencialmente os botões de 1 a 7. Escolha um dos botões clicando nele (você pode confirmar se é mesmo o botão que você quer configurar olhando a indicação de qual botão é na ilustração do mouse);
  2. Clique em configuração;
  3. Escolha um dos tipos de função para o botão:
    • BOTÃO OFF: desativado;
    • CLIQUE ESQUERDO/DIREITO/DO MEIO: funciona como o clique esquerdo/direito/do meio;
    • BOTÃO 4/5: Alguns jogos e softwares (não que jogo não seja software também…) reconhecem normalmente como quarto e quinto botão do mouse;
    • DUPLO CLIQUE: Ele dá um clique esquerdo duplo, útil para os mais folgados práticos;
    • TECLA ÚNICA: Como se você apertasse uma tecla no teclado, pode escolher a vontade;
    • MACRO: Serve para você configurar uma sequência de teclas a serem apertadas (isso se chama cheat… haha);
    • TECLA DE SEQUÊNCIA: Parecido com o MACRO, mas nesse você escreve a sequência de teclas a serem apertadas. Mais fácil de configurar que o MACRO;
    • CHAVE DPI: não se aplica nesse mouse.
    • SELEC. PERFIL: Muda para determinado PERFIL.

Avaliação final

Pontos positivos:

  • ótima resolução: entre 400dpi e 3200dpi;
  • ótima resposta;
  • possibilidade de trocar a resolução ‘on-the-fly’;
  • possibilidade de colocar eixo X e Y com resoluções diferentes;
  • perfis diferenciados;
  • 7 botões totalmente configuráveis;
  • bom custo-beneficio (~R$ 100, outros mouses para Gamers chegam a custar mais que o triplo disso);
  • cabo resistente;
  • bem acabado;
  • display de OLED (ou OELD como no site da Genius);
  • lateral emborrachada que ajuda a evitar que o mouse fuja da mão;
  • ergonômico;
  • leve: ~120g;
  • fácil adaptação;
  • USB 2.0;

Pontos Negativos:

  • mouse é maior que os que eu estava acostumado a usar;
  • não é ambidestro e se torna desconfortável de se usar com a mão esquerda;
  • OLED é preto e branco e não colorido;
  • no site da Genius diz que ele tem scroll para direita/esquerda, mas não consegui fazer tal recurso funcionar;
  • apresenta problema com mousepad com textura, funciona normal na mesa;

Pequeno problema: em várias vezes que eu liguei o computador, ele ligou o OLED, mas simplesmente não funcionou. Quando acontece isso, é só tirar e recolocar o USB dele no USB do computador. Não coloquei como negativo pois creio que seja problema no Windows 7 Home Premium x64 e não nele de fato. Uma possivel solução é desabilitar a opção do Windows poder desativar os ‘USB Root Hub’s, da seguinte forma: WinKey+Pause > Gerenciador de dispositivos > Controladores USB > USB Root Hub > Propriedades > Gerenciamento de energia, e desmarcar “O computador pode desligar o dispositivo para economizar energia”. Se souber em qual o mouse está… dá para desabilitar só ele. Senão tem de fazer isso nos diversos USB Root Hub’s. IMHO, é muito melhor que toda vez ter de desconectar e reconectar o mouse.

Nota final: 8.5/10

Eu recomendo esse mouse aos jogadores que gostem de um FPS e queiram um mouse melhor que os básicos da atualidade. Apesar de nunca ter lidado com um RAZER para hardcore gamers, acredito que este mouse não deixe muito ou nada a desejar com a vantagem de custar uma fração do “de marca”. Sim, sei que alguns RAZERs alcançam 5400dpi, mas são feios que doi! Também recomendo para aquelas pessoas que tenham um monitor com resolução mais alta, acima de 1024×768.

Update: esse meu Ergo 555 mouse tem um problema crônico: tenho de ficar tirando ele a cada reboot. ARGH. (Não consigo corrigir isso, vou falar com a Genius.)

Ps.: Aparentemente esse problema só acontece quando eu reinicio/reseto o computador. Se o computador estiver desligado e eu ligar, o mouse parece que não falha. (É algum problema no ‘boot’ do mouse, o laser não liga.)

Anúncios
13 Comentários leave one →
  1. MLessa permalink
    08/06/2010 20:10

    Mas não era só um mouse?? :S

    • 10/06/2010 15:26

      [2]

  2. 10/06/2010 15:41

    Nem sei quantos dpi’s possui meu mouse genérico USB, mas agora fiquei curioso… qual a diferença percebida pelo “arrastador de mouse” ao aumentar a resolução? O mouse fica mais sensível, é isso?

    • 11/06/2010 7:17

      A cada 100 dpi dá para sentir a diferença (se você desabilitar o maldito “Aprimorar precisão do mouse” no Windows, com ele ligado a cada 400dpi).

      Por exemplo, suponhamos que o mouse configurado em 400 dpi precise ser movido 4cm para alcançar certo icone partindo do canto inferior direito (ao lado do relógio). Se ele estiver configurado para 800 dpi, essa distancia cai para 2cm. Em 3200 dpi teóricamente só se precisaria mexer 0,125cm. 😛 (Não sei se está certo, mas em teoria funciona. Não sou médico, mas acredito que isso deva diminuir um pouco o stress gerado quando se usa o mouse.)

      Resoluções maiores é útil para quem está usando monitores com resolução maior que 1024/1366×768, tais como 1600×900 ou mesmo 1920×1080/1200.

      Ah, esse mouse é MUITO leve. 😦

      • 15/06/2010 21:40

        Mas essa vantagem não seria equivalente a aumentar a sensibilidade do mouse?

        • 16/06/2010 4:00

          “Interpolar” a sensibilidade?

          • 16/06/2010 6:40

            Interpolar no sentido Tekpix da coisa?

            • 22/06/2010 7:59

              é, acho que podemos definir assim. =P

  3. [HTP]P4ND4 permalink
    19/07/2010 14:33

    Eu comprei esse mouse ja faz uns 3 meses,até hoje ele nunca deu problema comigo nem o do Reboot que ja vi 3 pessoas reclamando.
    Eu,como jogador de dota utilizo os botões extras o que aumentou drasticamente minha velocidade ingame,eu já havia recebido elogios pela minha velocidade para usar itens e habilidades rapidamente(ja que os itens ficão no numpad e as habilidades no teclado) e com o mouse ficou muito mais facil,havia partidas que eu saia com dores forte no braço esquerdo por essa “viagem” no teclado de um lado para o outro e que foi resolvida agora só esticar um dedo e pronto o cara ta semi morto.
    Também jogo WoW e a velocidade do mouse me ajuda muito,pelo fato de eu não saber configurar uma tecla macro para as barras extras,assim prevenindo que aliados morram ou inimigos fujam.
    Não se esquecendo dos FPS,jogo CoD4(já devem estar pensando:esse cara deve jogar até Hello Kitty Online,não jogo tudo isso não,jogo só 4 jogos online rsrsrsrsrs),e a precisão do mouse faz muita diferença,acerta os inimigos fica muito mais fácil.
    Porém,já que o mouse é muito veloz(uso em 3200×3200 DPI) demora um pouco pra se acostumar e para melhor uso do mesmo é necessário um mouse pad(uso um da CNB que é barato e ótimo) e eu queria saber como configurar os botões de aumento ou redução de DPI que eu considero inutil já que eu só uso 3200×3200 e já tenho um perfil programado pra um amigo que usa só 800×800.
    Minha nota sobre ele:9/10

  4. 05/01/2012 23:24

    Só para constar… o scroll deste mouse já era. Ele simplesmente se “desmanchou”…

  5. 11/11/2016 5:33

    Nuss… eu nem lembrava desse artigo. (Até mesmo porque escrevi na metade de 2010… bons tempos…)
    Então, agora em 2016, mesmo sem a borracha do scroll (arranquei tudo pois escorregava demais e ficou bem melhor sem) e estando bem gasto, esse mouse AINDA funciona muito bem.
    Cinco anos e meio para um mouse “barato”. 🙂

    Queria arranjar outro igual, mas infelizmente não tem mais esse modelo a venda e a Genius não vende mais no Brasil.

Trackbacks

  1. Tweets that mention Resenha: Genius Ergo 555 « iCaju -- Topsy.com
  2. Resenha: Genius Ergo 555

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: