Skip to content

Review Ubuntu 10.4 LTS

01/05/2010

Finalmente saiu do forno a nova versão do sitema operacional GNU/Linux mais usado atualmente, o Ubuntu 10.4 LTS Lucid Lynx. Essa nova versão veio recheada de novidades tanto na parte visual quanto no que diz respeito a funcionalidades e aplicativos. Da até pra dizer que essa nova versão da distro realmente “chegou chegando”, até o logotipo da distro levou um repaginada. Vejam vocês mesmos.

Antes de detalhar mais o sistema em si cabe explicar o que quer dizer o LTS. A sigla LTS significa Long Term Support que no bom e velho português quer dizer longo tempo de suporte e isso implica que essa versão do S.O diferentemente das outras tem um tempo de suporte de 36 meses ao invés dos 18 tradicionais.

Bom, pra que nem eu nem vocês fiquemos perdidos nesse artigo eu resolvi que iria dividi-lo em tópicos, então vamos no estilo Jack o Estripador, por partes (:D).

Instalação:

Esse vai ser o tópico mais curto porque não houveram mudanças significativas no instalador, apenas mexeram na parte visual pra que ele se adequasse ao novo esquema de cores adotado pela versão.

A primeira impressão:

Pronto, sistema instalado. O que temos? Tcharaaamm!!

S.O recém instalado de verdade.

Para aqueles que já usaram outras versões do Ubuntu assim como eu, ver que o visual padrão agora é meio “dark” é uma surpresa já que a distro costumava adotar um esquema de cores mais claro com tons de laranja, verde e vermelho. Outra novidade que veio no 10.4 foi a mudança de posição dos botões das janelas que agora ocupam a margem superior esquerda, admito que apesar de eu simpatizar muito com o Mac e amar o doc que ele possui essa posição dos botões não é uma qualidade que me agrada muito.

Os leitores mais atentos devem ter percebido que essa versão apresenta quatro espaços de trabalho ao invés dos 2 tradicionais. Para quem usa muitos aplicativos ao mesmo tempo isso é uma mão na roda, mas no meu caso é apenas legal. Houve também algumas mudanças em alguns ícones mas nada que mereça mais linhas aqui.

Os Aplicativos:

O Lucid Lynx manteve a maioria dos aplicativos do Karmic Koala, seu antecessor, porém algumas mudanças merecem um pequeno destaque e entre elas, talvez a que causou mais discussões, foi a retirada do GIMP do pacote padrão de programas. Pois é , o Ubuntu 10.4 LTS não vem com o GIMP previamente instalado e o mais intrigante é que eles removeram o GIMP e não adicionaram nenhum outro bom programa de edição de imagens como o Krita por exemplo, se você não quiser baixar outro editor de imagem vai ter que se contentar com o OpenOffice Desenho (Que me desculpem seus fãs, mas não o considero um editor de imagens decente). Outra mudança que está sendo muito comentada nas comunidades é a adição do editor de vídeos Pitivi.

Não sei se todos notaram, mas não existe muita coisa em comum entre o Pitivi e o Windows Movie Maker? Mais uma novidade entre os aplicativos é um jogo que tem por objetivo desafiar seu cérebro. Apresento-lhes o  gbrainy.

Como vocês podem ver o jogo realmente é desafiante, mas cuidado! Jogá-lo durante muito tempo pode causar dor de cabeça e uma certa depressão.

Pra quem gosta de redes sociais como Flickr, Twitter, Facebook entre outros, o Ubuntu 10.4 traz o Gwibber que parece realmente ser um bom braço direito pros Twitteiros de plantão. Como não participo de nenhuma das redes sociais que o programa aceita não pude testá-lo (Não vou colocar uma foto da tela do programa por que no estado off-line o programa não passa de uma tela fazia com alguns botões, no Google dá pra achar imagens bem melhores).

Na minha opinião uma das melhores coisas que aconteceram nessa nova versão do Ubuntu foi a melhoria da central de programas Ubuntu.

Que diferença hein?!

Como deu pra perceber a central de programas Ubuntu esta muito mais organizada, bonita e prática. A forma de exibição das imagens dos programas foi alterada,  antes a exibição da imagem acontecia numa tela separada o que era bem chato. Outro ponto que tornou esse aplicativo ainda mais incrível foi a possibilidade de poder enfileirar downloads o que não era possível em versões passadas da distro onde não se podia fazer mais nada na central de programas antes que o download e a instalação do aplicativo atual fosse concluída, o que era extremamente chato.

Conclusão:

O Ubuntu 10.4 LTS Lucid Lynx é uma versão que com certeza vai marcar a historia da distro por conseguir manter a confiabilidade, a performance e a usabilidade que já é característica e uni-la a um visual moderno,organizado e completo que agrada a todos os tipos de usuário.

Caso tenha interesse em baixar o Ubuntu 10.4 use o link abaixo.

Download

P.S: Sei que falta falar de muita coisa pra que esse review fique completo, mas se alguém quiser tirar alguma dúvida ou fazer alguma pergunta eu ficarei feliz em responder.

10 Comentários leave one →
  1. Gabrielle permalink
    03/05/2010 0:42

    Uma coisa que eu notei de diferente foi o hal, ele não está mais na sequência do boot

    • MLessa permalink
      03/05/2010 22:09

      Sim, é verdade, o hal não está mais no boot o que agiliza muito o processo.Aqui em meu notebook eu estou conseguindo iniciar o sistema em apenas 16 segundos e meu not não é dos melhores.

  2. TuKKiNos permalink
    18/05/2010 21:51

    Alguém sabe qual a extensão desse arquivo? Tenho internet 3G, neh :S

    • MLessa permalink
      19/05/2010 17:59

      Como assim?? Que arquivo?? Você tá ME perguntando se a SUA internet é 3G??
      Tá me cheirando a salsa isso…

  3. pedro permalink
    27/05/2010 21:10

    não consigo usar no 10.4 o 3g da vivo versão do modem e156 como posso contornar esse problema??

    • 29/05/2010 12:56

      Ele funcionava antes do 10.04? Uma dica para encontrar ajuda na internet (que funciona pra qualquer dispositivo USB):

      Antes de conectá-lo vá ao terminal e digite o comando lsusb, pra mostrar os dispositivos USB conectados, e depois de conectar chame o comando novamente. Identifique a linha correspondente ao seu modem e jogue ela toda no Google.

    • MLessa permalink
      29/05/2010 13:24

      Estranho, coincidentemente eu uso exatamente o mesmo modelo de modem da mesma operadora e não tive nenhum problema pra faze-lo funcionar, na verdade, o próprio S.O fez todas as configurações automaticamente.
      Siga a dica do Mamutti e caso não dê certo sugiro também que você dê uma pesquisada no fórum do Ubuntu, o pessoal é bastante solicito e conhecem muito bem o sistema.

  4. TuKKiNos permalink
    11/06/2010 9:29

    É ninguém entendeu minha pergunta, talvez não tenha sido claro suficiente, xapralá…

    • MLessa permalink
      11/06/2010 9:59

      Realmente, você não foi muito claro.Se quiser, pode reformular a pergunta que teremos o maior prazer em responder!😉

  5. Edmundo permalink
    13/07/2010 21:32

    Eu baixei este novo programa.Mas por falta inteligência
    minha,não consigo instalar por exemplo cdrom de programas de terceiros.Uma biblioteca digital,eu coloco
    e aparece a mensagem erro:E:coloque o disco ou
    instalação automática e nada,o que fazer!

    Grato: Boa noite!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: