Skip to content

Onde estão os grandes gênios da atualidade?

26/04/2010

Desde cedo aprendemos na escola os feitos dos grandes gênios do passado. Ouvimos muito falar de Newton e sua teoria da gravitação, de Einstein com a teoria da relatividade e a sua tão famosa fórmula de equivalência massa-energia (E = m.c²), de Linus Pauling e seu diagrama que tanto nos ajudou no ensino médio e de tantos outros pensadores ilustres que,cada um em seu tempo, modificaram o mundo lançando novas ideias, respondendo as antigas questões e desvendando mistérios que até então só poderiam ser explicados pelo Divino. Porém não ouvimos muito falar dos gênios atuais, será que eles existem ainda ou já foi descoberto tudo que se tinha pra descobrir e eles perderam a “utilidade”?


Bom, antes que me ataquem de paus e pedras é claro que nem tudo foi descoberto e também é evidente que atualmente temos grandes gênios em exercício, mas o que me entristece nisso tudo é a grande massa desconhecer a existência dessas pessoas!

Hoje a televisão é o um dos principais meios de comunicação do mundo, perdendo apenas para a internet, e diferentemente das TV’s a cabo, que ainda tem alguns canais com conteúdo, a televisão aberta brasileira fica muito a desejar nesse sentido. Acredito eu que em geral as emissoras brasileiras de televisão aberta não prezam pelo bom conteúdo e pela informação de qualidade, parece que a única coisa que interessa pra essas emissoras é entreter o publico com qualquer inutilidade que o faça rir, e só. Sinceramente não vejo hoje espaço nas TV’s abertas para programas que realmente possam transmitir conteúdo cultural/cientifico de forma interessante e simplista para tanto agradar os telespectadores de todas as idades quanto cumprir o papel de transmitir qualidade de conteúdo e programação. Claro que alguns programas ainda apresentam alguma informação útil, o Fantástico da rede Globo de vez em quando apresenta conteúdo muito bom inclusive trazendo algumas vezes programas de canais como o Discovery Channel, outro exemplo também é o Domingo Espetacular da Record que por mais influenciado que seja, ainda assim eventualmente consegue mostrar uma programação interessante.

Pois sim, temos muitos gênios vivos ainda hoje e por incrível que pareça alguns deles nós conhecemos e muitas vezes nem nos damos conta de sua genialidade. Em pesquisa feita em 2007 a Synectics enumerou os 100 maiores gênios vivos, nessa lista estavam personalidades como o químico que inventou o LSD sr. Albert Hoffman ( Falecido em 29 de Abriu de 2008) em primeiro lugar, o cientista de computadores que criou a WWW sr. Tim Berners-Lee em primeiro lugar também, o arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer em nono lugar entre outros como Bin Ladem e Bill Gates que dividiram a 43ª colocação (Será que é coincidência?).

Alguns de vocês devem estar se perguntando: “E o Linus?? Não tava na lista não?”. Pois é, não.Por algum motivo qualquer o Linus não estava presente nessa lista e o Steve Jobs também não, mas isso não é motivo pra se preocupar visto que essa lista não se mostra muito completa e também visto que não é fácil quantificar e classificar a genialidade de pessoas que atuam em áreas tão distintas. (Pra mim o Pelé é um gênio e ele também não tá na lista).

Agora que está esclarecido que existem sim pessoas geniais ainda vivas e desenvolvendo trabalhos brilhantes a pergunta volta a tona: Por que não nos informamos sobre os trabalhos dessas pessoas pela televisão ao invés de ficar vendo o mau educado do Faustão cortar a fala das outras pessoas no dia de Domingo??

Pois é, também não sei.

Caso vocês queiram ver a lista na integra e os comentários da Synectics sobre o desenvolvimento da lista da cliquem aqui.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: