Skip to content

Recuperando arquivos com o Recuva

10/02/2010

IMPORTANTE: caso você tenha apagado um arquivo sem querer, pare de usar o computador imediatamente e abra um software de recuperação de arquivos. Caso a besteira já tenha sido feita e você não tenha um desses softwares disponíveis na hora, recomendo baixar o Recuva, a versão portable, salvar em um pendrive e seguir este tutorial.

Existem inúmeras alternativas para você tentar recuperar arquivos que foram apagados por engano. A mais conhecida é a EASEUS Data Recovery Wizard Pro, que custa cerca de noventa dólares. Existe a versão não-pro, um pouco limitada (não é compatível com discos dinâmicos, EXT2 nem EXT3), que custa cerca de setenta dólares. Não se engane, a versão free é um demo que NÃO recupera arquivos, HAHA.

Existe uma solução freeware, que infelizmente não recupera arquivos EXT2, nem EXT3, chamada Recuva. O Recuva é o freeware de “undelete” mais rápido, simples e interessante que eu já vi. Ele já possui uma tradução no nosso bom português, então deve ficar bem mais simples de entender que o software da EASEUS. Fique agora com um mini-tutorial de como usar o Recuva.

Acredito que não precise tutorial detalhado para INSTALAR um programa no Windows, né? :p “Próximo, Eu Concordo, Próximo, desmarca “Install Optional Yahoo! Toolbar”, Próximo, Próximo, Terminar.” Ao abrir o Recuva pela primeira vez, ele mostrará um assistente mais complicado e mais chato que o próprio programa, clique em “Não mostrar este Assistente na inicialização” e depois “Cancelar” ou pressione <ESC>.

Depois de cancelado o assistente, o Recuva “real” aparecerá. Nele existe uma caixa de seleção do lado do botão “Verificar”, que mostra as opções de partições disponíveis para a recuperação. Nesta caixa você escolhe a partição onde está o arquivo apagado e manda “Verificar”. Por exemplo, se você apagou algo importante que estava no C:, escolha o C: e clique em “Verificar”. Um contra é não poder escolher as partições de modo separado, digo, se eu quero escanear o C: e o D:, mas não o E: e o F:, terei de escanear duas vezes (uma no C: e uma no D:) ou mandar escanear todos.

Vão se passar duas etapas, que levarão algum tempo:

  1. Verificar os arquivos apagados;
  2. Verificar o estado dos arquivos apagados (para ver se tem como recuperar).

Quando o programa acabar AMBAS as etapas, não cancele! Você verá uma lista, uma árvore de diretórios ou miniaturas dos arquivos apagados, dependendo do modo de visualização escolhido.

Recuva screenshot

Você pode filtrar os resultados naquela caixa de texto com uma caixa de seleção logo ao lado de “Opções…”. Como filtrar? Simples, digite partes do caminho, nome ou extensão dos arquivos a serem recuperados. Você pode usar caracteres coringa *, que substitui vários caracteres, ou ?, que substitui um caractere, e especificar mais de um critério para filtrar, separando os critérios com “;” (ponto e vírgula), como em “­.exe;.swf;*abc\”.

Mas não recomendo filtrar, pois às vezes o Windows bagunça os nomes dos arquivos e/ou o Recuva não consegue identificar de onde saiu o arquivo.

Existem 3 abas “perdidas” ali: Previsão, Informações e Cabeçalho. A “Previsão”, se não me engano, só funciona caso o arquivo selecionado seja uma imagem e esteja com a miniatura interna intacta (a imagem pode estar com problema). Já a aba “Informações” exibe os seguintes dados do arquivo: nome, caminho, tamanho, estado (segundo o Recuva), criado em, modificado em, último acesso em e comentário (do Recuva). O Cabeçalho é algo como uma previsão dos dados dele em forma hexadecimal.

Se você achou os arquivos apagados, quando for recuperar, não salve na MESMA partição do arquivo. Existe uma GRANDE chance (e Murphy ainda ajudará ela acontecer) de você sobreescrever ele e impossibilitar a sua recuperação. Ao invés disso, recomendo um pendrive para salvar.

Agora é só verificar se o arquivo ainda funciona, mas aviso que nem sempre ele recupera direito, mesmo que o estado do arquivo seja “Excelente” e “Nenhum cluster sobrescrito detectado”.:\

Esse programa também te permite acabar com arquivos de uma vez por todas. Basta selecionar ou marcar os arquivos (in)desejados, depois clicar com o botão direito neles e selecionar Remoção Segura Realçada ou Marcada. Para quem não sabe, “Remoção Segura” serve para sobreescrever os dados de forma a torná-los irrecuperáveis. Por padrão, o Recuva usa método “Sobrescrita Simples (1 passo)”, que já é suficiente para evitar que pessoas menos entendidas no assunto consigam recuperar.

Mas ainda há quem ache isso pouco. O Recuva também consegue usar o metodo “Gutsman”, digo, “Gutmann (35 passos)”. Nem preciso falar que este método demora muito mais, porém torna quase nula a chance de qualquer coisa ser recuperada. Nem a Ontrack deve conseguir recuperar um arquivo depois de usarem o método Gutmann. Mas lembre-se, depois de removida de forma segura, é IMPOSSÍVEL recuperar o arquivo intacto.

Bom, era isso, um mini tutorial explicando o funcionamento do Recuva. Espero que tenham gostado e até mais.

Leia mais posts do Keaton aqui.

Outros artigos sobre Software aqui.

138 Comentários leave one →
  1. 10/02/2010 3:37

    Ótimo tutorial. O link vai me poupar bastante trabalho de hoje em diante. Já utilizei também, com sucesso, os seguintes programas:

    NTFS Disk Recovery (só NTFSs) xD
    http://www.ntfsdiskrecovery.com

    TestDisk & Photorec (dois ótimos programas, um recupera partições e o outro arquivos)
    http://www.cgsecurity.org/

    • zangui permalink
      14/06/2012 5:15

      curti da dica, mano é bem purreiro

  2. 10/02/2010 10:39

    Velho conhecido! Muito bom,ainda nem li o post mas se é sobre o recuva deve estar bom.

    • cristina guedes permalink
      28/09/2014 6:55

      oi, vi que vc é bem informado.preciso de uma ajudinha!! eu pluguei minha maquina no pc e detectou um vírus e fiz o escaneamento da janela informada, as fotos não são mas visível no pc, mostra que a pasta está vazia! o que faço?? porém elas aparecem na maquina.

  3. Anderson permalink
    24/10/2010 8:20

    Olá, sem querer todos os arquivos do meu pc foram apagados, arquivos muito importantes, baixei o programa de recuperação Recuva, instalei e passei pelas duas fases de verificar os arquivos e o seu estado, mas, não está aparecendo nada do que você falou… o que faço agora? Me ajude!!!

    • 29/03/2011 2:17

      Não sei se ainda vai ajudar, mas nesse caso tu precisará usar a “Verificação Profunda” e a “Verificar por arquivos não removidos (para recuperação de dispositivos corrompidos ou reformatados)”.

      Mas se, por exemplo, você formatou o HD e reinstalou o Windows, as chances de recuperar serão bem menores, mas ainda sim existem. (Falo por experiência própria.)

  4. Cassia permalink
    04/11/2010 13:07

    Oi
    sem querer excluir fotos da lixeira
    tem como recuperar?
    me ajude, emergencia

    desde ja lhe sou grata
    obrigada

    • 29/03/2011 2:14

      Eu passei um LONGO tempo escrevendo isso para alguém chegar e TL;DR? Sinceramente, viu…

  5. thatafiote permalink
    24/03/2011 15:53

    este programa tem como recuperar emails excluidos?
    se tiver como me explica

    • 25/03/2011 0:28

      Só se o email esteve no seu HD recentemente(algumas horas antes). Mas vai ser difícil.

    • 29/03/2011 2:13

      Não teria como recuperar do servidor de email (Yahoo!, Gmail, Hotmail)?

  6. DEIA permalink
    04/04/2011 12:17

    OLà,PESSOAL,EU GOSTEI DO RECUVA,MAS POR FAVOR GOSTARIA SO DE SABER SE ELE N RECUPERA UM ARQUIVO DE UMA MAQUINA DIGITAL APAGADA JA FAZ MUITO TEMPO…MUITO OBRIGADA!

    • 05/04/2011 1:16

      Sim e não. Primeiro SEU CAPSLOCK ESTÁ ATIVADO segundo se você perdeu a foto e tirou varias outras e salvou na sua câmera, então as chances são quase remotas. Mas se você perdeu e desde então não fez mais nada então basta ligar a camera no computador e executar o recuva na sua camera.

      MAIS UMA COISA, DESLIGA A PORR@#$ DO SEU CAPSLOCK!!!

  7. mariana permalink
    08/05/2011 23:17

    mto bom mesmo o prog.’
    me ajudou bastante na recuperação de arquivos importante.
    USO E RECOMENDO’

    PS: o prog. é super fácil de usar.

  8. Renata Serpa permalink
    27/05/2011 9:54

    Olá!
    Muito legal o tutorial, muito simples de entender😉
    Eu coloquei pra rodar o programa, demorou umas 5 horas pra ele procurar tudo, mas consegui reaver bastante coisa.
    Meu computador tá com algum bug q faz ele reiniciar o sistema sozinho =/
    No meio do meu processo pra escolher as fotos recuperadas e salvá-las, meu computador reiniciou. Abri o programa novamente depois disso e ele voltou àquele estado inicial pra fazer a busca.
    Pergunta 1: Terei que rodar o programa TODO de novo pra chegar às fotos? Ou ele salva temporariamente as fotos “recuperadas” em algum diretório?
    Pergunta 2: Encontrei vários printscreens da minha tela nessa lista em uma pasta dentro do System32. Fui procurar essa pasta e ela não existe dentro do sistema. Acho q eu estou sendo hackeada.. =S Vc saberia dizer se isso procede? Pq eu não tirei esses prints e sei de programas de leitores de teclado q fazem esses prints. Alguma dica de como me livrar deles?

    Desde já, obrigada.

    • 09/07/2011 3:15

      Renata,
      O sistema reiniciar sozinho pode ser sinal de falha no hardware. Tente limpar os módulos de memória, remover novos dispositivos que foram instalados pra ver se para, essas coisas. Nunca aconteceu comigo, mas acho que é possível que um logger esteja guardando os prints. Depois de resolver o problema de ficar reiniciando sugiro fazer escaneamentos com vários anti-vírus e, em último caso, formatar o HD e reinstalar o Windows (ou instalar algo mais seguro, como Ubuntu).

    • 05/10/2011 10:19

      “Eu coloquei pra rodar o programa, demorou umas 5 horas pra ele procurar tudo, mas consegui reaver bastante coisa.”
      Isso é normal, dependendo da velocidade do processador, quantidade de memória e tamanho do HD, pode levar até mais de 5 horas.

      “Meu computador tá com algum bug q faz ele reiniciar o sistema sozinho =/
      No meio do meu processo pra escolher as fotos recuperadas e salvá-las, meu computador reiniciou. Abri o programa novamente depois disso e ele voltou àquele estado inicial pra fazer a busca.”
      Dá tela azul? Se não der, eu chutaria que você possui uma fonte de alimentação problemática. Aconselharia a substituição dela.

      “Pergunta 1: Terei que rodar o programa TODO de novo pra chegar às fotos? Ou ele salva temporariamente as fotos “recuperadas” em algum diretório?”
      Você terá de rodar o programa de novo. Ele não salva a lista de arquivos em lugar nenhum para evitar a chance de danificar os dados.

      “Pergunta 2: Encontrei vários printscreens da minha tela nessa lista em uma pasta dentro do System32. Fui procurar essa pasta e ela não existe dentro do sistema. Acho q eu estou sendo hackeada.. =S Vc saberia dizer se isso procede? Pq eu não tirei esses prints e sei de programas de leitores de teclado q fazem esses prints. Alguma dica de como me livrar deles?”
      Provavelmente você tenha algum backdoor ou malware. Verifica o conteúdo dessas screenshots.
      Você pode se livrar desses programas chatos usando algum anti-virus decente como o Avira e algum anti-malware como o Spybot Seek&Destroy ou o Malwarebytes.

  9. H.Lago permalink
    10/07/2011 1:43

    não consigo selecionar várias fotos para recuperação do recuva…como faço isso??

    • 05/10/2011 10:20

      Segura o Ctrl enquanto seleciona.

  10. Mônica permalink
    22/07/2011 9:26

    Meu computador n estava ligando, sempre pedia para dar F10 ou F2 para iniciar, dei F2, ele tentava iniciar sozinho só q sempre aparecia uma tela azul com varios códigos, ai reiniciei de novo só q sem querer dei F11 e ai começou um RECUPERAÇÃO DO SISTEMA (obs: n é restauração e sim recuperação), só sei q o windows vista instalou tudo de novo voltando a sua configuração de fabrica, apagou tudo do meu pc, inclusive os videos do nascimento da minha filha, estou desesperada…..depois disso tentei fazer aquele negócio de voltar a um ponto anterior q eu esqueci o nome, mas nada adiantou….queria saber se ainda tenho chances de recuperar meus dados com esse programa ???

    • 25/07/2011 20:41

      Não faça mais nada no seu computador!!!!! Procure um técnico decente, existem programas que recuperam arquivos perdidos, e com bastante sucesso!!!! Mas pare imediatamente de usar seu computador pois novos dados são gravados em cima dos que estão ainda gravados, mas escondidos no HD.

    • 05/10/2011 10:22

      Existe sim a chance de recuperar os arquivos, porém você irá precisar de outro dispositivo de armazenagem (pendrive, HD externo, etc…)

      Esse tutorial que eu escrevi é exatamente sobre isso.

  11. Dandara permalink
    28/07/2011 3:59

    Olá!
    adorei o programa e o tutorial, estava limpando o meu notebook, e em vez de copiar as fotos para um cd eu estava recortando, ate que o pc travou e o cd não queria mais sair, desliguei o notebook e quando liguei, coloquei novamente o cd, mas não tinha nada dentro, e fiquei desesperada pois tinha fotos do niver do meu pai, festa junina das minhas irmas, ida ao cristo etc, e minha mãe estava tomando o mair cuidado do mundo com essas fotos e esse era o motivo para eu tirar as foto do pc, pois o pc poderia pifar e as fotos iriam junto. em fim tentei vários programas e nada, eram muito complicados e só tenho 13 anos, quando li esse tutorial não acreditei que fosse tão fácil assim, guando cliquei no programa já de cara perguntava o que queria fazer,até um pessoa não teria lido o tutorial conseguiria fazer

    • 29/07/2011 1:56

      E temos mais um cliente satisfeito!😀

  12. Jack permalink
    22/09/2011 23:05

    oi eu recuperei umas conversas do msn, mais nao consigo abrir como faço? me ajude xD

    • 05/10/2011 10:30

      Uh…. usa algum editor de textos? Microsoft Word, Wordpad, BrOffice/LibreOffice/OpenOffice Writter, WordPerfect e ai por diante…

      O Windows Live Messenger, mais conhecido como MSN Messenger ou apenas MSN, salva as conversações em formato XML. Se esse for o caso, você precisará de algum leitor XML ou conversor.

      Espero que tu não esteja recuperando conversações de terceiros… tipo namorada/o.

  13. 13/10/2011 15:14

    oi ,. gente , gostei muito do programa , mas só consegui recuperar algumas , aai se eu ficar tentando eu consigo ,. ? me ajudem ? por favor

    • 21/03/2012 23:27

      Desculpe, não entendi a pergunta.

  14. Jean permalink
    18/10/2011 9:58

    Tem como recuperar arquivos do servidor? Tipo apaguei de la e não foi para a minha lixeira…

    • 21/03/2012 23:27

      Usando o Recuva no servidor, provavelmente sim. O Recuva não funciona via rede.

  15. Leandra permalink
    27/12/2011 21:45

    O W7 pedia pra formatar o cartão de memoria da digital sempre que conectava e acabei formatando.
    Já usei o recuva (tentei de novo lendo esse tutorial) e outros programas, mas não consigo recuperar as fotos😦

    • 21/03/2012 23:25

      Talvez se tu usar um leitor de cartão de memória ao invés da câmera.

  16. Beto Kaos Z Deja-vu permalink
    09/01/2012 22:18

    Usei o RECUVA mas não consegui nem mesmo achar a FIJIFILM ligada à USB. Ele buscou imágens nos HDS mas nada na camera.
    Será que tenho que achar um driver pra FUJI J30 pra ele reconhce-la no meu PC?

    • 21/03/2012 23:24

      Não use a câmera para recuperar os arquivos, use um leitor de cartão USB. Geralmente as câmeras não permitem o acesso completo ao cartão e o Recuva falhará.

  17. Kaio permalink
    23/01/2012 1:23

    meu esse programa demora muito tempo pra fazer o scan??eu estou a 3 horas com ele a andar e so passou 1% esta a dizer que o tempo restante e 7 dias :S

    • 21/03/2012 23:23

      Se o teu HD estiver defeituoso, provavelmente essa ferramenta não vá ajudar muito.

      Ela é mais para perda de dados por falha humana.

  18. 23/01/2012 8:53

    Cara, ele deve ter travado, mas parece que continua escaneando. Não demora tanto assim. Tente usar o minimo possível o HD durante o scan.

  19. 29/01/2012 22:09

    Meu pc não está desligando nem reiniciando pelo menu iniciar, estou desligando pelo estabilizador, já escanei ao iniciar procurando virus ocultos, coloquei em quarentena, fiz varias restaurações do sistema, chkdsk, nada resolveu, esse recuva pode me ajudar a encontrar alguma solução, sem ter que procurar um técnico?

    • 30/01/2012 8:45

      Não!

    • 21/03/2012 23:22

      Recuva apenas recupera arquivos perdidos, não é um antivírus.

      Caso ainda não tenha resolvido, inicie o computador em modo segurança com rede e tente rodar o Kaspersky Virus Removal Tool 2011. É uma ferramenta grátis do melhor antivirus que eu conheço, porém não possui proteção em tempo real e leva um tempão para escanear tudo.

  20. Bianca permalink
    09/02/2012 10:39

    Bom Dia!!!
    Preciso recuperar emails do Outlook de uns anos para cá.
    é do meu namorado rsrsrs.
    Preciso urgentemente.
    E eu terei pouco tempo para isso, por isso já estou estudando o caso rsrs.
    Pois bem, em um comentário ai encima, você disse que para abrir conversas de mns é preciso ter um programa que leia ou que converta a extensão XLM, correto? Com isso a minha pergunta é, eu teria que ‘baixar’ algum programa que desse pra eu ler os emails, porque na verdade, eu não sei qual é o formato dos emails ..
    Ai, me ajuda vaii!!!!

    • 10/02/2012 7:49

      Duas coias. Seu português está levemente errado, em cima é o correto e não “encima”. Segundo o correto é XML e não “XLM” e é MSN e não “MNS” como você disse acima.

      E… NÃO! Não vamos ajudar. Boa sorte com a confirmação da sua “cornitude” tomara que seu namorado esteja te traindo mesmo. Assim quem sabe você pára de ficar arquitetando modos de cuidar da vida dele e passa a arquitetar algo útil tipo: Como você vai curar o câncer em crianças.

      • 23/03/2012 10:47

        *coisas

        • 23/03/2012 15:24

          Foi um teste pra saber se estavam todos atentos.

    • 27/02/2012 15:42

      Uh, não sou especialista em direito, mas estou quase certo que invasão de privacidade (isso que você está querendo fazer se chama invasão de privacidade) é crime previsto na lei. Não, não vou ajudar a cometer crime.

  21. MLessa permalink
    10/02/2012 8:43

    Agora sim eu vi uma demonstração da parceria masculina!! kkkk

  22. Decarte permalink
    24/02/2012 8:36

    usei o recuva com o cartão de memória da sony consegui salvar as fotos no pc, porem só consigo visualizar em miniaturas. o que faço para conseguir solucionar este problema?

    • 27/02/2012 15:36

      Você tinha usado o cartão após apagar as imagens ou salvou as imagens no próprio cartão? Se tu respondeu sim para qualquer das perguntas, provavelmente parte das imagens foi sobreescrito e elas ficaram corrompidas.
      O recuva não corrige arquivos corrompidos, só recupera os dados.

  23. Mary permalink
    20/03/2012 21:50

    Leandro Perini , Você é muito grosso.Não se deve corrigir uma pessoa quando ela escreve errado. Você apenas escreve certo.Isso se chama educação e bom senso.É uma das regras de etiqueta entre muitas, que você com certeza ,tem que aprender.

    • 23/03/2012 10:46

      A primeira virgula do teu comentário está usada errada, não existe o espaço antes da virgula, apenas o após. Em vários pontos finais que tu usou, houve a falta do espaço após o mesmo. Na última virgula o espaço foi usado incorretamente, o espaço vem depois da virgula, não antes.😀

      Falando sério agora, não há mal algum em corrigir as pessoas que escreveram errado, desde que seja de forma educada. A grande maioria das pessoas não se sentem ofendidas por serem corrigidas, grande parte delas aprendem com as correções dos erros.

      Na MINHA opinião ele não foi grosso. Grosso seria se ele tivesse dito algo do tipo “seu analfabeto idiota, olha como tu idiotamente escreveu esta bosta, seu merda!”

      Regra de etiqueta? Eu sinceramente não sabia que a etiqueta era deixar a pessoa na ignorância. (Não sei o que é mais deselegante, deixar a pessoa escrevendo errado e estragando a própria imagem ou corrigir e ajudar ela melhorar.)

      • 11/04/2012 20:48

        Se for meu(minha) amigo(a) e cometer o mesmo erro várias vezes eu corrijo. Se não for acho que nem vale a pena, mas definitivamente não acho errado fazer isso. Tem tanta gente que pensa que nem essa Mary no mundo que nem vale a pena me preocupar com essas coisas.

        • 12/04/2012 2:33

          Eu nem me preocupo, estou só zoando mesmo. :p

  24. bruna permalink
    23/03/2012 16:17

    O recuva, consegue recuperar emails do hotmail excluidos, não mais existentes na pasta da lixeira e excluidos???

    • 24/03/2012 10:19

      Não, apenas no computador mesmo. o hotmail está hospedado em outro computador (servidor deles).

      Mas se tu baixou o email em questão para algum cliente de email como o Windows Live Mail, é provável que você consiga recuperar.

  25. Thaisa permalink
    23/03/2012 23:40

    Meu note teve um problema que travava o tempo todo, o software da Dell recuperou a instalação original do windows. Isso foi + ou – em dezembro. Hj fui procurar as fotos da nossa lua de mel e me dei conta que elas tinham virado lenda rs. Estou tentando usar esse programa, há alguma possibilidade de sucesso?

    • 24/03/2012 10:22

      Vou ser bem sincero, a chance ficou bem reduzida se este notebook foi usado durante quase meio ano. Não custa nada tentar, eu tentaria.

      • Thaisa permalink
        27/03/2012 14:58

        Tentei. Recuperei bastante coisa, mas não foi nem metade… Já valeu por não ter perdido todas as fotos da viagem, fiquei 3 dias com o note ligado direto procurando os arquivos, olhando um por um, é bem cansativo, mas se é algo importante pra vc, até q vale a pena. Agora vou parar de preguiça e salvar fotos em cd rs..
        Obrigada pelo tutorial, ajudou muito.

        • 28/03/2012 1:03

          Uma dica, use mídias de DVD de boa qualidade (minhas preferidas são Sony, TDK e Hypson), elas são bem mais duráveis que as mídias de CDs.

  26. ALEX permalink
    02/04/2012 20:43

    Tinha um arquivo em um pen drive e queria protegê-los com uma senha, daí então, baixei um programa chamado USB FLASH SECURITY e, acabei não lendo na hora da instalação que para baixar o programa ele iria deletar os dados do pen drive, por fim, perdi todos os dados do pen drive e não sei para onde foram, será que o RECUVA poderá me ajudar a recuperar esses arquivos que não sei para onde foram?

    • 03/04/2012 1:43

      O USB Flash Security aparentemente cria um arquivo com todo o espaço do pendrive, e se esse for o caso, acredito que o Recuva (ou quaisquer outros softwares do genero) não será capaz de recuperar os arquivos.

      Mas eu arriscaria, vai que…

  27. Karla Ferreira de Souza permalink
    20/04/2012 8:58

    Bom dia meninos, preciso muito da ajuda de vocês. Peguei o cartão da máquina fotográfica e transferi 300 fotos para o cd. Mas, depois ao visualizar, tinham somente 10 fotos e as outras estão corrompidas. E para completar apagaram o cartão de memória. E agora? Me ajudem, por favor. Obrigado.

    • 08/05/2012 6:35

      Tenta rodar o Recuva no cartão, ué!😛 Mas pare de usar ele até tentar recuperar os arquivos, ok? Senão você vai acabar sobrescrevendo os bytes que restaram.

  28. Luis Ricarado permalink
    25/04/2012 10:24

    Caro, antes de formatar a maquina, fiz um backup dos e-mails do outlook, que estão em formato .pst e foram salvos no desktop, porem não lembrei de fazer salvar este arquivo no pendrive, e então formatei a maquina, será possivel fazer essa recuperação deste arquivo?

    • 08/05/2012 6:39

      Eu acho difícil, mas tentar é de graça, só custa tempo pra deixar o programa rodando e depois para tentar encontrar o arquivo no meio das coisas que o Recuva achar. A pasta onde você salvou o arquivo não influencia muito no problema. Da próxima vez, crie uma partição para seus dados e configure a pasta com seus documentos para ser armazenada nessa partição, assim você não precisa fazer backup quando for formatar.

  29. Jobinho permalink
    21/05/2012 9:38

    Olá pessoal!
    Por favor me ajudem….Efetuei a recuperação de alguns arquivos,principalmente do WORD e EXCEL(OFFICE em geral),porém não consigo abrir esses documentos.Um amigo me disse que geralmente esses arquivos são recuperados de formato diferente,e que tem que baixar um programa para converter esses arquivos…Qual formato que tenho que reverter e qual programa utilizar?

    Obs: Meu WINDOWS é 7,e OFFICE 2007.

    • 09/04/2013 23:48

      O arquivo provavelmente está corrompido.

  30. 07/06/2012 23:11

    como selecionar varias fotos ao mesmo tempo

    • 09/04/2013 23:49

      Caso não sejam todas foto, tu segura ctrl enquanto clica nas fotos desejadas.
      Ou caso sejam todas fotos, tu clica na primeira, segura shift e clica na ultima.

  31. marineide permalink
    13/06/2012 17:51

    instalei o recuva no meu pc,procurei por uns videos que eu havia deletado da lixeira do meu windows xp só que ao tentar passá-los no meu computador dá que ocorreu um erro na aplicação,no bs player.exe. não sei o que fazer pra conseguir passar esse videos de volta pro meu pc.

    • 09/04/2013 23:51

      Provavelmente os arquivos dos videos estão corrompidos.

  32. 28/06/2012 18:55

    Olá, tentei recuperar algumas fotos que exclui da lixeira, mas infelizmente o recuva só encontra fotos que ainda estão no computador e não as que eu apaguei. O que eu faço?
    Socoooooooooooooorro! ^^

    • 09/04/2013 23:52

      Seria uma boa ideia passar a verificação profunda.

  33. Josane permalink
    22/07/2012 9:56

    Olá,
    Perdi umas fotos do meu iphone. Como faço para recuperar pelo Recuva? Me ajude… Tô desesperadaaaaaaaa….

    • 09/04/2013 23:53

      Se as fotos foram transferidas para o computador, é só seguir os passos acima.
      Caso ainda estivessem no iPhone, tu deve procurar algum app que sirva para undelete, deve ter.

  34. Pablo permalink
    26/07/2012 11:37

    Olá, eu fiz a procura profunda com o Recuva, mas deixei o pc ligado a noite toda pq ia demorar mto e de manhã quando fui ver minha mãe tinha desligado ele, tem como eu ver se havia achado algum arquivo sem ter que procurar tudo de novo?

    • 09/04/2013 23:54

      Tudo de novo.

  35. 17/09/2012 10:37

    bom dia eu trabalho numa empresa de propagandas, e boa partes desses acordos eu faço através do msn, mais uma funcionária sem quere apagou a pasta das conversas do msn eu passei o recuva recuperou dai abre mais nao aparece nada das conversas como faço pra poder visualizar tem jeito? muito obrigado…

    • 09/04/2013 23:56

      O MSN usa arquivos do tipo XML, se os arquivos não estão corrompidos, provavelmente tu consegue com algum visualizador XML.

  36. 19/09/2012 0:10

    Usei o programa e recuperei um video em avi
    mas ele n abre diz q o formato n e suportado as eu tenho o codec d avi no meu pc to fazendo algo de errado??????

    • 09/04/2013 23:57

      Provavelmente o arquivo está corrompido, mas seria uma boa idéia reinstalar o pacote de codecs.

  37. Mariana permalink
    21/11/2012 8:25

    Usei o programa e recuperei uma imagens com estado excelente, porém não consegui visualiza-las. Usei o Format Factory e mesmo assim ainda não consigo visualiza-las, oque faço ?

    • 09/04/2013 23:58

      Imagem no Format Factory? Tenta o IrfanView com o IrfanView plugins instalado.
      Se não funcionar, os arquivos estão corrompidos.

  38. 20/01/2013 18:41

    Ola eu baixei esse programa e fiz td direitinho venho o nome do arquivo e consigo restaurar mais quando clico p abrir ele diz q o arquivo foi movido. E no desenho da miniatura fica uma seta preta. Sera q nao vou conseguir restaurar? Aiaiaia…

    • 20/01/2013 18:44

      Preciso de ajuda urgenteeee

    • 09/04/2013 23:59

      Tu não está restaurando os arquivos dentro da mesma partição de onde tu tá recuperando, está?

  39. sara permalink
    23/01/2013 9:52

    intaaum e que sem querer eu exclui fotos da minha camera e agr quero recuperar intaum achei o recuva instalei ele e ai conectei a camera no computador so que naum seei como fazeer vcs podem me ajudaar por favoor ?

    • 10/04/2013 0:01

      Usa um leitor de cartão de memórias e o cartão de memória da camera, geralmente a camera não libera acesso de baixo nível para recuperação dos arquivos.

  40. BrunoBrandao permalink
    23/01/2013 10:03

    to tentando recuperar 1 jogo de xbox o recuva mostra ele verdinho mais com tamanho muito inferior o que pode ser?

    • 10/04/2013 0:01

      Arquivo corrompido.

  41. Fabio permalink
    21/02/2013 11:11

    O Recuva não encontrou determinado arquivo que apaguei, tem outra dica?

    • 10/04/2013 0:02

      Tenta usar a verificação profunda.

  42. 31/03/2013 19:24

    eu baixei o “RECUVA”mais na hora de instalar esta dando ERRO; por que?

    • 10/04/2013 0:03

      Poderia informar qual o sistema operacional que tu está usando, o tamanho do arquivo baixado e qual o erro que acontece?

  43. leilane permalink
    04/06/2013 12:37

    tentei intalar o recuvar no meu pc ace hd, mas esta dando erro. diz que dar erro NSIS oke eu faço?

    • 27/02/2014 22:26

      Esse é o instalador dele que tá dando erro por algum motivo.
      Pega a versão portátil dele e roda num pendrive.

  44. Nathy permalink
    22/06/2013 0:19

    eu usei um programa pago ele fo i bem rapido no Scan acho que 3horas, mas já no recuva mostra 3 dias, 7 e não quero deixar note ligando esse tempo todo para queimar, será que tem como pausar e retomar no outro dia ?

    • 19/07/2013 20:43

      Basta deixar o computador em uma superfície plana e livre de obstruções nas entradas e saídas de ar. Mesa, é um ótimo lugar, Em cima de um cobertor peludo é um péssimo lugar.

      Notebooks não queimam simplesmente por ficar ligado por muito tempo, queimam por outros motivos.

  45. Rodomar permalink
    22/06/2013 18:18

    Eu usei o recuva para recuperar arquivos (muitos) num HD externo que de uma hora para outra simplesmente pedia para reformatar. Recuperei os dados. Todos estão em estado ‘excelente’. No entanto, nenhum deles abre. Eu não pedi para recuperar para o mesmo HD, mas, sim, numa outra pasta do PC.

    • 27/02/2014 22:28

      se essa outra pasta do pc estiver no mesmo hd, byebye…

      Ps.: quando o HD pede para reformatar, não o faça. Tente recuperar a partição antes, salva horas de dor de cabeça de recuperação de arquivos…

  46. Mônica Lima permalink
    26/07/2013 12:34

    Por favor, preciso de uma ajuda. Sem querer exclui algumas fotos do pen drive, usei o recuva para recuperá-las. Todos os arquivos aparecem no recuva, mas quando vc salva no computador as imagens não abrem. Mesmo estando com o tamanho e salvas e jpg. Por favor me ajudem preciso destas imagens com urgência.

    • 27/02/2014 22:29

      Se tu gravou algo no pendrive, pode ser que tenha corrompido as imagens.
      As vezes o recuva diz que um arquivo está “excelente”, porém não está.

  47. Júnior permalink
    01/08/2013 21:48

    Estou a dia tentando usar o Recuva pra recupera arquivos do meu HD formatado mas sempre quando termina a varredura aparece uma mensagem de erro dizendo memoria esgotada e isso acontece tanto na versão normal quanto na versão portable. O que será que tá acontecendo. Depois de algumas tentativas cancelei quando a pesquisa estava em 50% e apareceu os arquivos que tinha encontrado (mais de um milhão) mas não tenho certeza se no meio desses arquivos está tudo o que eu preciso como fotos importantes e vídeos. O que posso fazer já que que o Recuva parece ser o melhor programa pra esse tipo de coisa.

    • 27/02/2014 22:31

      Hm…. aparentemente teu computador tem pouca memória RAM.
      Por acaso tu tá usando um computador com 1GB de RAM ou semelhante?

  48. cotonet permalink
    26/08/2013 20:13

    Ola, eu formatei meu cartao de memoria da camera, mais logo tirei da maquina e naum mexi mais, chegando em casa usei o recuva, ele achou todos os videos q eu havia filmado, mais quando recuperou, abri os videos e eles vieram falhando e com umas partes com chiado, sabe me dizer se por eu usar o win 8 afeta no desempenho do recuva ou algo assim?? ou se eu poderia fazer outra coisa para recuperar esses videos com a qualidade boa novamente sem essees chiados e travadas??ainda naum mexi no cartao, ele continua intacto

    • 27/02/2014 22:33

      Dependendo de onde tu formatou, ele também sobre escreve partes dos arquivos para impossibilitar a recuperação.
      Talves você tenha de verificar se tem os codecs todos e se os arquivos estão corrompidos ou não. Existem algumas ferramentas para verificar os arquivos de video, mas agora não me lembro de nenhuma.

  49. Leonardo permalink
    28/08/2013 11:19

    Olá Queria saber como remove um arquivo NSIS Apos eu ser Trolado nao sabia o que era aquele arquivo pois minha cuiosidade acabo me causando danos..Nada no Meu PC responde…Tento Abri um jogo da erro as vezes nem abre…coloco um DVD rom da como nao respondendo ‘ Alguem poderia me da umas dicas ?Sera preciso formata meu PC ?

    • 27/02/2014 22:35

      Painel de controle -> adicionar ou remover programas…
      Se não me engano, o NSIS é o instalador que o Recuva usa. E este não causa nenhum problema na maquina…
      Eu sinceramente verificaria se a quantidade de memória RAM é suficiente e se a fonte ainda funciona 100%.

  50. luara permalink
    11/12/2013 23:25

    oi, fui assaltada e consegui recuperar o celular… tentei ver se apagaram fotos nele mas o recuva não reconhece o disco removivel e as fotos ficam na memoria interna.
    Tem algum procedimento que ajude a reconhecer o celular?

    • 27/02/2014 22:38

      Infelizmente o recuva não será capaz de recuperar dados da memória interna dos celulares. Você precisará de ferramentas especificas para isso.

  51. Melissa permalink
    06/01/2014 7:15

    Bom dia
    Gostaria de saber se com o programa Recuva eu posso recuperar um arquivo em Excel que foi sobscrito. Obrigada

    • 27/02/2014 22:39

      Acredito que nenhuma ferramenta será capaz de recuperar um arquivo sobreescrito.
      Talves a Ontrack consiga.

  52. Ana permalink
    09/01/2014 11:43

    Olá! Fiz a deep scan, e encontrou 404 imagens no meu cartão de memória, só que quando termina, mostra apenas 4 fotos (as ultimas que eu apaguei e não tirei outras fotos depois). As fotos que eu realmente queria, (as que eu deletei e depois tirei mais algumas fotos), ele pelo visto as encontra, mas por algum motivo não mostra (não tirei mais que 30/40 fotos depois de apagado). O que pode ter acontecido, e como eu resolvo?? Obrigada!

    • 27/02/2014 22:42

      A camera deve ter sobreescrito os arquivos das fotos que você apagou com essas “30/40 fotos” que você diz ter tirado apos o problema. Não tem como resolver com o Recuva, talves seja possivel recuperar com ajuda da Ontrack. (eles fazem mágica, porém cobram caro pacas.)

  53. Carol permalink
    13/03/2014 1:28

    apos clicar em download recuva quando vou em “deseja executar este arquivo?” clico em executa aparece uma tela de loading setup data e não sai disso ! o que pode ser ? não consigo nem baixar o programa ! me ajudem meninos

  54. 22/03/2014 10:02

    Uma coisa que me deixa decepcionado com esse programa, é que ele não tem opção para recuperar (marcar na lista) todos os arquivos em ótimo estado , o que é um absurdo, tenho sempre de marcar tudo e mandar recuperar , pois não vou ficar 2 anos só vasculhando a lista marcando somente os que estão ok, ja olhei todas as opções , sem jeito mesmo…

    • 28/06/2014 13:16

      Existe como fazer isso, sim.
      Você pode mudar a visualização para lista, ordenar por estado do arquivo e selecionar todos que estão em bom estado, mas vai por mim… não faça isso. Você vai gerar uma infinidade de arquivos no seu HD externo e provavelmente vai acabar não achando o que quer.
      Tente recuperar apenas o que interessa.

  55. Luana permalink
    24/06/2014 23:00

    Minha pasta de Imagens apagou-se sozinha ou eu apertei o DELETE sem querer…
    Não consigo achar de maneira alguma lá, só restou o atalho, recuperei o atalho e diz que não existe, por favor me ajude, não sei mais o que fazer.

    • 28/06/2014 13:13

      Você terá de recuperar o arquivo, o atalho não contém a imagem.

  56. Anderson Esteves permalink
    24/07/2014 12:50

    Por gentileza, alguém pode me ajudar, estou tentando recuperar arquivos com o Recuva, aparece a lista o arquivo e tal, só que o nome do arquivo aparece com um $ sinal esse que o arquivo foi danificado. Queria entender melhor, como faço para recuperar o arquivo integro e porque o mesmo sobre essa danificação?

    • 24/07/2014 14:11

      Se danificou, é bem provável que tu tenha sobrescrito parte do arquivo mesmo que sem querer.
      Para recuperar um arquivo não danificado, leia o artigo que tu acabou de responder. lol

  57. cristina guedes permalink
    28/09/2014 7:05

    olá, vi que vc é bem informado, preciso de uma ajudinha, ao conectar minha camera no pc, detectou um virus e pela janela mesmo eu escaneei a maquina, só que depois ela apresentou a pagina vazia, eu pirei, retirei a maquina e ela apresenta as fotos NELA, coloquei novamente em outro pc e nada de imagens!! o que faço ´para voltar a passar as fotos para o pc??

    • 28/09/2014 8:57

      Isso é meio offtopic, mas whatever…
      Tenta usar um leitor de cartão de memória que não seja a própria camera.

  58. Dayane permalink
    10/02/2015 11:53

    Boa tarde,
    Priemeiro de tudo Parabéns pelo artigo acima.
    Minha pergunta é.
    eu ultilizei o recuva para recuperação de fotos no cartão de memoria, mas as minhas fotos vieram denominadas CLUSTER e não abre de jeito nenhum fora que tem umas que abre so a metade da foto. O que posso fazer pra recuperar essas fotos ? Obs: eu sei que o recuva não faz o q estou perguntando, mas eu preciso de ajuda, isso sao arquivo de trabalho nao posso perde-los assim. Obrigada desde já pela atenção.

    • 24/10/2015 9:02

      O recuva até recupera de cartão SD, porém você precisa usar um leitor de cartão e não a camera/celular.

      Mas não sei responder o motivo de estar denominadas CLUSTER. (Os blocos de dados do HD são chamados de Cluster, mas não faço idéia porque aconteceu isso que tu mencionou.)

  59. 22/04/2015 3:39

    Olá, consegui recuperar os arquivos de um cartão SD antigo, mas quando tento abrir a pasta, não consigo visualizar . Tem alguns em formato AVI e outros JPEG, mas diz que não consegue abrir.. Caso esteja corrompido, tem algo a se fazer ?

    • 24/10/2015 8:54

      Se estiver corrompido, deve ser porque algumas partes do arquivo foram sobreescritas e não há muita coisa para se fazer.
      Não lembro bem, mas as vezes tu consegue restaurar partes dos arquivos de imagem jpg e de videos com software especifico para isso. Mas não é 100% certeza.

  60. 14/07/2015 17:54

    Olá….Boa noite!
    Por favor, me ajudem…. Eu baixei o Recuva, e ja apareceu as fotos para serem recuperadas, mas 95% das fotos aparecem a mensagem “Nenhuma previsão disponivel” O que isso significa?? Tem como reverter esse caso? Se aso não tiver como no Recuva, o que vcs me indicam? Obrigada

    • 24/10/2015 8:52

      “Nenhuma previsão disponível” geralmente quer dizer que ou: 1. o arquivo não é imagem, ou 2. o arquivo está corrompido.

  61. tamiles permalink
    19/07/2015 15:18

    o Programa nao reconhece meu cel, e aí?!

    • 24/10/2015 8:51

      O Recuva não vai recuperar de celular, mesmo… teria de achar um software especifico para celulares.

  62. 16/09/2015 21:51

    Olá, muito bom o mini-manual do recuva … o problema que estou tendo é que o Recuva recuperou praticamente tudo, mas os arquivos que estavam em formato iso ou rar ele transformou em cab o que faça amigo, dá uma ajuda, são fotos e vídeos da minha filha desde que nasceu … hj tem 5 aninhos … Agradeço desde já … Sucesso …

    • 24/10/2015 8:50

      Se ele recuperou CAB, não era RAR ou ISO. Tente abrir com o WinRAR ou com o 7-Zip para ter certeza que é o mesmo arquivo.

  63. Erione Lemos de Souza permalink
    12/04/2016 10:50

    Gostaria de Informação, por favor- Será que teria como eu recuperar e mail enviado pelo proverdor globo.com em maio de 2014…….não esta mais na lixeira…

    • 13/05/2016 2:57

      Se tu não usou o computador desde maio de 2014, sim…
      Caso contrário, as chances diminuem de forma diretamente proporcional ao tempo que tu passou usando o PC…. (uns dois meses de uso já fica bem complicado para recuperar. Agora com dois anos, nem se fala…)

  64. Erione Lemos de Souza permalink
    12/04/2016 10:53

    Será que existe a Possibilidade de Eu Recuperar, algum E mail enviado em MAIO DE 2014….. PELO Provedor – Não estando mais na Lixeira

  65. Lucivanio Correia permalink
    16/07/2016 12:00

    Bom dia!
    Executei o RECUVA duas vezes e embora apareça, creio eu,todos os arquivos que continha meu HD externo, so consegui recuperar parte do conteúdo e mesmo assim não abre.
    Onde errei?
    Oque posso fazer agora?

    • 08/09/2016 10:14

      Nem sempre os arquivos estarão em perfeito estado, se tu usou o HD para qualquer coisa tem uma boa chance de tu ter sobrescrito alguma parte dos arquivos… e não há muito o que fazer. (a menos que tu queira mandar para uma firma de recuperação de dados, mas nem sempre vale a pena)

      Ah, verifica se algum arquivo abre. as vezes o arquivo é recuperado com o nome errado (ou conteúdo errado, depende do ponto de vista) ou mesmo sem nome.

  66. Lucivanio Correia permalink
    16/07/2016 12:03

    Bom dia!
    Executei o RECUVA duas vezes e embora apareça, creio eu,todos os arquivos que continha meu HD externo, so consegui recuperar parte do conteúdo e mesmo assim não abre.
    Onde errei?
    Oque posso fazer agora?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: