Skip to content

Material do Minicurso de Python

02/11/2009
tags: , ,

Dia 22 de outubro, uma quinta-feira, pela primeira vez na minha vida eu fiz o papel de professor em uma sala de aula. Foi no IFBA de Dias D’Ávila durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com duração prevista de 8 horas. Pra vocês verem como eu estou enrolado, prometi aos alunos(as) que também postaria aqui o material da aula e só hoje o estou fazendo. =/

O livro usado na apresentação foi o “Python para Desenvolvedores” do Luiz Eduardo Borges, cujo download pode ser feito no site do autor, inteiramente de grátis, afinal o trabalho foi licenciado sob CC-BY-NC-SA. Não é um livro de lógica, mas ainda assim é fácil de entender conceitos novos, como programação funcional, ou mesmo programação orientada à objetos.

A leitura é leve e agradável e o livro não aprofunda muito em áreas onde poderia causar confusão nos novatos. É uma boa fonte se você está apenas começando no Python, mas é importante que você não fique preso(a) a este livro, há muito mais coisas para aprender em Python e aquilo ali não é nem a metade.

O slide usado na aula pode ser visualizado aqui. Se você quiser baixar o arquivo basta usar o botão “Get File” lá na página do slideshare. Há muitos slides sobre Python, com os mais variados focos, no slideshare, assim como há diversos livros (impressos ou não) sobre a linguagem.

Recentemente comecei uma série de artigos sobre um glossário que fiz em Python, com interface gráfica em PyGTK (usando Glade) onde eu explicarei passo-a-passo as etapas da produção do programa. Já faz um tempinho que a segunda parte está por vir, mas garanto que será meu próximo post aqui no iCaju.

Mais uma vez, pra vocês verem como eu *realmente* ando enrolado, no dia da aula eu mostrei o URL do iCaju como http://icaju.com – sem link, porque não está funcionando. Naquele dia a maldita Locaweb já havia cancelado a hospedagem gratuita onde ficava o redirecionador para o https://icaju.wordpress.com – esse sim funciona – e desde então estou correndo atrás de uma hospedagem gratuita estável e que aceite domínio próprio.

OBS: Se você tem uma conta no Apps do iCaju pode acessar os serviços normalmente pelo site. Durante a transferência de DNS pode ser que algum email esperado não chegue à sua inbox, estejam avisados. Estou trabalhando pra resolver esse problema o quanto antes possível.

UPDATE: o redirecionamento de http://icaju.com e http://www.icaju.com já está funcionando normalmente, bem como os outros serviços do domínio.

Deixe uma resposta

