Skip to content

Review: APC Power Chute Personal Edition

18/09/2009

Quando fiz o review do no-break APC BR1200BI-BR falei pouco do programa que o monitora. Os leitores pediram que eu falasse mais sobre o programa, e aqui está:

Ai está.

A cara do programa é essa.

Vamos pela ordem de menus do programa, então performance será o primeiro. Essa opção do menu nada mais é que um histórico das atuações do no-break. Você pode monitorar tudo que seu no-break fez para manter a energia limpa na última semana, nas 4, 12 ou 24 últimas semanas. As, vamos chamar de, abas no canto inferior direito mostram tempo de duração da bateria, com a atual carga, caso haja black-out. A outra é da onde vem a energia que alimenta as saídas do no-break, no caso da foto a energia é a que vem da tomada da rede. Próxima…

O seu no-break está...

O seu no-break está...

No Power Chute é tudo muito claro e intuitivo. Nessa foto isso fica bem explicito. No menu em questão, Status Atual, é exibido respectivamente:

  • Da onde vem a energia. Bateiras ou tomada (AC);
  • Porcentagem de carga na Bateria;
  • Como a bateria está. Carregada, carregando..;
  • A última causa pela o qual as baterias entram em ação;
  • Resultado do último teste manual do no-break(Falarei mais, depois);
  • Tensão que está chegando ao no-break;
  • A barra mostra a carga que seu no-break está fornecendo.

Duas coisas que chamaram muita a atenção foram: A tensão de entrada e a barra de carga. Esses dois itens são úteis para informar se seu no-break está sobrecarregado e se a tensão oscila muito, ou se está com tensão correta. Essas informações ajudarão no diagnóstico quando algum problema acontecer. A próxima imagem é do auto teste.

Aprovado! Reprovado! E. E.

Aprovado! Aê! Reprovado! Ê! Ê!

Não sei ao certo o que é testado, mas pelos ruídos emitidos trata-se de um teste da bateria, e do conversor DC~AC. Como diz o texto na foto, toda vez que o aparato é ligado o teste é executado. Isso ajuda a saber quando é hora de trocar as baterias.

Opções? Não tem muitas.

Opções? Não tem muitas.

Não há o que dizer dessa tela, ela é auto explicativa, então vamos para a seguinte.

Usar o computador ou poupar bateria?

Usar o computador ou poupar bateria?

Como é mostrado acima, você pode escolher entre desligar o computador depois de um tempo, até 5 min. Ou avisar quando restar somente alguns minutos para acabar a carga da bateria, até 8 min. Aconselho que a escolha seja desligar o computador, pois dependendo do no-break o recarregamento pode demorar muito. Nesse meio tempo pode ocorrer um novo blackout, com a bateria sem muita carga o tempo que ela sustentará o computador ligado pode ser bem menor. Além disso se o blackout ocorrer quando não há ninguém por perto isso evitará problemas quando a energia voltar.

Apita menino! (Fala menino, alguém?)

Apita menino! (Fala menino, alguém?)

Escolha a opção de alertas sonoros que mais te agrada.

No-break gordo! Buááá!

No-break gordo! Buááá!

Aqui você pode escolher a sensibilidade do aparelho. Alta sensibilidade significa que seu no-break interverá com pequenas variações na rede. Com sensibilidade baixa o oposto ocorrerá.

110V ótimo, 120V bom, 220V inaceitável.

110V ótimo, 120V bom, 220V inaceitável.

Nessa Você pode escolher o intervalo em que o no-break deixará a energia circular livremente. Se o intervalo for excedido, o aparelho entrará em ação. As últimas abas do programa são pouco úteis contem algumas informações do tipo: Ajuda, Dados técnicos do no-break e sobre o programa.

O programa é útil, fácil utilização e intuitivo. Para um desktop comum isso é mais que suficiente. Na hora de carregar junto com o Windows ele não pesa muito. O Power Chute é essencial para que tem o no-break APC. Sem reclamações, só aprovações. Muito bom!

18 Comentários leave one →
  1. 19/09/2009 4:53

    Meio off, mas (eu tinha de perguntar): já rodou o Ubuntu, pelo menos o live-cd, pra ver se ele tem algum utilitário para no-breaks ou algo do gênero incluído por padrão?

  2. 19/09/2009 12:06

    Não rodei não, mas se não me engano o power chute tem versão para linux também.

    • 19/09/2009 12:43

      A propósito, nome estranho. Parece piada.

  3. 20/09/2009 23:00

    Power Chute. Chute Poderoso. Será que é um contador de tempo que você vai levar para chutar esse troço?😛

    By the way… a tela que tu não sabe para que serve é a mais simples de todas elas.

    [x] Habilite sons de notificação do PowerChute.
    Isso habilita sons irritantes quando o nobreak estiver funcionando e sons agradaveis quando estiver com problema. =x

    [x] Ativar a tela de inicialização do PowerChute ao ligar o computador.
    Isso habilita aquela telinha chata tipo antivirus quando você inicia o pc.

    [x] Ativar Coleta de Dados.
    Isso serve como um spyware que sai catando logins e senhas para um plano maquiavélico de dominação global de todas combinações de senhas e logins possíveis no mundo.

    • 20/09/2009 23:14

      Não disse em momento algum que eu não sabia para que serve a tela, pelo contrário ela é tão simples que evita maiores explicações mas obrigado por querer ajudar.

      • 21/09/2009 22:15

        Nossa… eu li que tu não sabia para que servia.
        To com problema de interpretação de textos.
        Alias, não de interpretação, de leitura mesmo.😡

        • 21/09/2009 22:16

          ops. tira aquele emoticon dali. =x

    • permalink
      23/09/2010 14:02

      Powerchute é um ‘trocadilho’ com a palavra parachute (para-quedas).

      • 24/09/2010 0:11

        Se isso for verdade, eu estou pasmo! É um nome bem criativo, além de ser um “trocadalho do carilho”

        • rau permalink
          24/09/2010 9:51

          É verdade, só procurar em qualquer dicionário de inglês-português.

  4. _rau_ permalink
    27/09/2009 23:46

    Besteira deixar na sensibilidade na mais alta. Fontes chaveadas, presente em qualquer eletrônico, principalmente informáticos, atenuam esses ruidos que esse nobreak tenta conter. Deixar a sensibilidade no alto é pedir pras baterias irem pro saco mais cedo.

    Quando o nobreak passar a operar no modo bateria, no caso desse modelo, ele produz uma onda retangular, semi-senoidal, cheia de distorção harmônica, muito pior do que os pequenos ruidos transitórios na rede, que a fonte atenua de letra logo na sua entrada. Se for uma fonte descente, com todos os componentes de filtragem na entrada, indutores, capacitores “x” e “y”, presente em qualquer fonte de “Potencial real”, atenuam esses ruidos melhor ainda.

    Nobreak desse tipo operando em bateria só tem a função de não deixar o PC desligar numa queda de energia ou uma subtensão/sobretensão muito severa. Fazer com que ele opere em bateria por qualquer oscilaçãozinha e ruido que vem pela rede elétrica, é besteira! A bateria vai pedir arrego assim que acabar a garantia do nobreak, 2 anos no máximo!

    Se for permitido pelo Powechute nesse modelo de nobreak, já que alguns da APC não permite, altere a faixa de tensão minima pra algo em torno de 94V e máximo de uns 140V. O estabilizador interno vai compensar a tensão, não se preocupe que não vai chegar nem 94 nem 140V na sua fonte, isso apenas fará com que o nobreak não entre cedo demais em bateria, mas o estabilizador compensará alguns volts acima ou abaixo desses valores, pra um patamar seguro pra qualquer fonte. Mas mesmo que a tensão de saida do nobreak chegasse em 94V, qualquer fonte de PC segue sem problema! Se sua fonte tiver PFC Ativo então ou seus perifericos todos operarem automaticamente de 100-240V – comum em monitores por exemplo, fontes de notebook… coloca a faixa de comutação entre 92-156V que tá bom demais! As baterias agradecem!

    • 24/09/2010 23:08

      Exato! Foi quase um post! Poderia falar mais sobre o assunto.Se quiser postar no blog também pode, citamos o autor do post, sempre! Mas não sei o que houve, não consigo mais alterar a faixa de operação. Ele continua na sensibilidade mais alta e mesmo assim as baterias não entram em ação, por causa de sobre ou subtensão desde quando o comprei.

      O mais comum é entrar em ação por causa de ruidos fortes e queda de tensão.

      Muito bom seu comentário, precisamos de mais visitantes assim, que agreguem algo ao blog e seus leitores.

  5. Jonatas permalink
    18/02/2010 12:36

    Olá. Acabei de adquirir este nobreak. A conexão para o PowerChute é via USB?

    • 18/02/2010 12:45

      Exato, você deve conectar a ponta usb no seu computador e a outra, que parece com uma conexão de rede, você deve conectar ao seu no-break.

  6. 14/01/2012 2:00

    Qual o PowerChute certo para um Windows XP SP3 o 2.0 ou 3.0? e preciso habilitar o serviço “Sistema de alimentação ininterrupta” para automático?

    • 14/01/2012 10:01

      A melhor versão deve estar especificada no site da APC onde pode fazer o download.
      Não há necessidade de habilitar o serviço. Porém habilitá-lo não afetará o sistema.

  7. José Rodrigues permalink
    23/08/2012 22:19

    Pessoal nao estou conseguindo instalar o powerchute no xp, da um erro realcionado a bateria, precisa estar conectado ao nobreak para poder instalar?

Trackbacks

  1. Review: No-break APC Back-UPS BR1200BI-BR « iCaju

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: