Skip to content

Review: No-break APC Back-UPS BR1200BI-BR

19/08/2009

É fato que o Brasil tem uma péssima qualidade de fornecimento de energia elétrica. Isso devido a enorme quantidade de todo tipo de problemas existentes em redes elétricas: Ruídos, quedas de tensão, blackout, entre outros. Para resolver esse problema, existem três soluções plausíveis:

  • Mudar para um país com energia mais limpa e estável;
  • Gastar ~R$300,00 em um estabilizador decente;
  • Comprar um no-break decente que custa quase o mesmo que um estabilizador decente.

Baseando-me nessas três possibilidades, achei mais cabível e lógico comprar o no-break. Os motivos foram:

  1. Possibilidade de manter um computador ligado para seu correto desligamento.
  2. Função de estabilizador embutida (nem todos são assim).
  3. Relação custo X benefício bem melhor em relação a um estabilizador.
  4. Tranquilidade por quase que anular as probabilidades de perder algum componente de seu computador por problemas elétricos.

Na hora de escolher que no-break foi bem difícil. A principio queria algo bem completo. Procurava por um no-break que aparentemente não existe, pelo menos aqui no Brasil, ou que não fosse do tamanho do meu computador. Procurava pelo seguinte:

  • Nenhum intervalo entre mudança da alimentação.
  • Onda de saída, quando usando as baterias, tipo senoidal (nada de aproximações).
  • Autonomia de 30min ou mais.
  • Eficiência.
  • Preço não muito alto.
  • Potência de 600W(1200VA).
  • Qualidade acima de tudo.

Não queria muito mais que isso. Contudo me deparei, logo de cara, com um problema. Fazer uma senoidal perfeita custa caro, logo o aparato que faça isso terá, também, seu custo elevado. Cortei então esse quesito da lista.

Continuei a árdua busca e topei com uma árdua surpresa. Para não ter interrupções e não deixar o aparelho muito caro, o que muitas empresas fazem é alimentar as saídas com energia da bateria, sempre. Entretanto isso não é eficiente, pois é necessário converter duas vezes a energia, na entrada e na saída. Parece algo estupido a se fazer, mas é assim que muitos no-breaks funcionam. Já que queria eficiência e um modelo sem interrupções mais eficiente era mais do que pretendia gastar, dei adeus a essa característica.

Para suprir a última necessidade, a qualidade, procurei sobre informações de várias marcas: Microsol, APC, TS Shara, SMS, entre vários outros. Até Multilaser cheguei a pesquisar. Entretanto a única marca que de fato mostrou ser digna da minha confiança e dinheiro, foi a APC.

O único modelo que se encaixou nos meus principais requisitos foi o modelo Back-UPS RS BR1200BI-BR. Achado o modelo, era hora de comprar. Achei no site ATERA que por sinal é bem confiável, ele entregou no total de 3 dias para SP-SP. A grande pergunta é: Porque entregar na terra da garoa se moro na terra do acarajé? Simples. Com um peso de 16Kg o frete do no-break ficaria em R$136,00 para cá, Bahia, como ia passar por lá resolvi mandar entregar lá mesmo.

No-break em mãos hora de abrir. Que lindo! Nada mais bonito e divertido que abrir uma encomenda tão esperada e necessária. Junto com o aparato em si, vieram CD com o APC PowerChute Personal Edition, cabo de comunicação no-break ~ PC e guia rápido.

Tai, não passa de uma caixa preta.
Taí, não passa de uma caixa preta.

Começando o review em si. (Finalmente!) Apesar dessa grotesca aparência ele funciona e funciona bem. Não precisa de enfeites para ser vendido, como muitas marcas fazem por ai. Não é senhora Apple.

Como não tenho bola de cristal não posso prever quando algum problema elétrico irá acontecer, então simulei um blackout. Foi um experimento simples para testar a principal função do no-break, deixar o que está conectado a ele ligado. E voilà o PC continua ligado. O teste foi feito usando uma fonte genérica e apesar de demorar e 6 + ou – 1ms o computador não apresentou nenhum tipo de mudança. A não ser pelo aviso dado pelo PowerChute dizendo que a bateria está sendo utilizada.

Outro problema que ocorreu foi um ruído elétrico. Esse ocorreu duas vezes num total de 9 segundos. Quando acontecem ruídos o aparelho desliga a alimentação da rede elétrica e utiliza suas baterias. Não é só! Ele também é um estabilizador e dos bons, já estabilizou picos e vales de tensão. Um detalhe que ainda não sei se é bom ou não, é o fato de ele não poder ser ligado quando está desligado da tomada ou a mesma está sem energia.

Falando um pouco mais das baterias, elas(são duas) , são substituíveis e não há possibilidade de adição de mais baterias. Pelo menos em teoria.

Para se proteger também o no-break tem disjuntores rearmáveis. Além disso há muitas tomadas. São 8 no total e todas elas são alimentadas pela bateria, quando necessário. Há também entrada e saída para cabo RJ-11, o de telefone. Esse último é importante pois na rede telefônica não há transformadores nem fusíveis como na rede elétrica. Sendo assim eventuais raios podem fritar seu computador inteiro. Quando digo fritar é sério.

Traseira cheia de buracos pra você encaichar seu... PC
Traseira cheia de buracos pra você encaixar seu… PC

O painel frontal possui apenas três leds o primeiro indica que está ligado, o segundo se está regulando a tensão, seja usando ou não as baterias e o último indica se a bateria está com pouca carga ou se o no-break está sobrecarregado. Apesar de não ter display isso não o faz pior, pois há beeps que também alertam sobre todos os acontecimentos.

Em todo caso, todos esses avisos vindos direto do aparelho são dispensáveis, exceto o de ligado, pois o programa que o acompanha  mostra tudo isso e muito mais.

Dados suficientes para saber o que está acontecendo

Dados suficientes para saber o que está acontecendo.

Com esse programa é possível também programar a faixa de voltagem em que o no-break atuará. Se ele desliga o computador quando a bateria está no fim. Enfim, você gerencia quase tudo no seu APC.

A pergunta que muitos não sabem a resposta é: Vale a pena gastar em um no-break? Respondo. Claro que vale, exceto caso você tenha um notebook, mas para todo o resto tem mastercard grande serventia tal aparelho. Se você se interessou aqui tem uma galeria com mais fotos do dito cujo. Qualquer pergunta deixe um comentário, o post está em aberto.

28 Comentários leave one →
  1. 19/08/2009 19:37

    Ficou bom o artigo, mas faltou um review mais detalhado do software😉

    • 19/08/2009 19:40

      Achei que o review já tava muito grande, e o foco é o no-break, mas posso fazer um reviewzinho do programa, depois claro.

      • 19/08/2009 22:25

        Roda no Linux? (não responde)

  2. 19/08/2009 21:47

    Nunca tive problemas com energia aqui. Sabe como é né… Salvador não é Lauro de Freitas. ;D

    Agora falando sério. Não vejo muita utilidade em ter um no-break aqui. A rede elétrica é relativamente boa e os computadores ficam ligados por pouco tempo. Quem corre risco de se ferrar aqui em casa por perda de dados sou eu, mas eu uso notebook e a bateria me permite salvar as coisas abertas em caso de falha.

    A propósito, como você fez os testes?

    • 19/08/2009 22:09

      Comentei no post, mas o teste de blackout foi um puxão de tomada. E os ruídos aconteceram naturalmente.

  3. Marcos Henrique permalink
    20/08/2009 10:17

    Muito bom as suas colocações, mas fiquei com uma duvida cruel!!!!!!!!!!!!!!!!!
    O modelo que você comprou da APC tem onda de saida “SENOIDAL APROXIMADA”, e isto você não queria!!!
    E qual o motivo para direcionar para um modelo da APC, se tem equipamentos da Engetron e SMS que atendem a mesma colocação e tem equipamentos com saida “senoidal”?????//

    • Grazielle permalink
      20/08/2009 10:21

      concordo com as colocações, eu comprei um equipamento da Engetron, SafeServer Power 1200VA, com:
      – Totalmente sem interrupçao
      – onda senoidal em qualquer situaçao
      – otima autonimia
      – O preço não era o melhor mas a qualidade não deixou duvidas
      – Potencia: 1200VA/720W

    • 20/08/2009 13:26

      Engetron não entrou na lista de marcas recomendadas. Já a SMS, como disse no post, demonstrou ter qualidade duvidosa.

      Além de os no-breaks com saída senoidal eram bem mais caros, ultrapassando o limite de preço que eu queria pagar.

      • Grazielle permalink
        01/09/2009 16:12

        Perini, não entendi a “lista de marcas recomendadas”, onde consigo esta lista para proximas avaliações?

        • 01/09/2009 17:14

          A lista foi eu quem criei,(mentalmente). Essa lista foi fruto de muita pesquisa e encheção de saco do pessoal que já tinha no-breaks.

  4. 21/08/2009 5:41

    Isso me parece mais azul bem escuro que preto…

    Preciso de um nobreak, apesar que aqui a luz só cai quando o porteiro desliga errado ou algum bebado/corno desgostoso da vida atropela um poste próximo com um carro.

    Só para eu ter uma idéia, que tamanho tem isso? (compara com algo que eu conheça o tamanho, tipo o iPod Touch ou uma coisa parecida)
    — Dependendo do tamanho, já era. xP

    • 21/08/2009 17:30

      Ele é assim em relação à uma capinha de CD.

      • 22/08/2009 1:39

        Alguém ainda lembra do Opera Unite?

        • 22/08/2009 21:06

          Isso foi bem… random.

        • 23/08/2009 0:22

          Eu lembro mas dá um pouco mais de trabalho que o dropbox

      • 22/08/2009 21:05

        Não é tão grande quanto eu achei. ACHO que o tamanho vai caber embaixo da mesa. (Apoio pra pés r00lz./Irresponsávelplz. xD)

  5. _rau_ permalink
    27/09/2009 23:53

    Quando o LED de regulagem de tensão está aceso não indica que a bateria está sendo usada, mas que um tap (saida de transformação) de um transformador regulador de tensão comandado por relés ou seja, o vulgo estabilizador, foi selecionado pra compensar a tensão alguns % pra cima ou pra baixo. Quando a bateria está em ação o LED de regulagem de tensão ficará apagado.

  6. _rau_ permalink
    27/09/2009 23:57

    Fontes de PCs suportam uma parada total de energia por um tempo máximo de 16.6ms com a fonte fornecendo sua potência máxima. Então 6ms de tempo de comutação, qualquer fonte tira de letra!

  7. Hugo Bellard permalink
    26/01/2010 23:12

    Comprei o tal no-break APC acima. Liguei apenas a torre, o monitor LCG e + nada.

    Depois de 17 dias de uso, do nada, entrou em curto e quase queimou tudo.
    Tentei religar, desarmava o desjuntor da casa.
    Tirei tudo nele deixando ele puro. Continuou em curto com sinal sonoro direto, e desarmando o desjuntor do quadro eletrico da casa.

    Tentei o suporte, péssimo! na APC disseram que só tinha em Bras de Pina, Bonsucesso, Estrada dos Tres Rios e Centro. Mandaram e-mail com isso escrito. Moro na Barra.
    Finalmente levei aonde comprei. Testaram e queimou dois aparelhos da loja, alem de desarmar o desjuntor da loja.
    Depois de muito pedir, trocaram pra mim.
    Depois descobri que teria uma assistencia autorizad na Barra, mas nem a propria APC sabe disso. Pasmem.
    Depois dessa nunca mais. Sempre tive SMS. O ultimo durou 8 anos sem sequer trocar bateria.
    Por sorte o curto interno do no-break APC não queimou meu PC. E era pra proteger que o comprei.

    • 26/01/2010 23:52

      Você pode por engano ter ligado a bateria com os fios trocados. Ou os fios da bateria já vieram trocados.

      Mas por melhor que a merca seja ela sempre está suscetível a problemas.

      Contudo creio que agora não haverá problemas com ele durante um bom tempo.

      Valeu o aviso!!

    • Carlos Machado permalink
      31/03/2011 23:48

      Isso nao existe, nao tem como isso acontece, impossivel queimar qualquer coisa ligada a saida pro cause de “curto” pois o sistema de protecao com varistores e mais outra coisas que vc nao vai entender, NAO PERMITE saida de tensão acima de X porcentagem.

      Entao obviamente o relato do amigo acima é completamente obsurdo, alem do mais o transformador do mesmo nobrake nao tem como magicamente passar desse patamar de voltagem, so se for refeito o enrolamento do mesmo.

      Esse relato so pode ser de alguem que trabalha na SMS, TS Shara, ou outra companhia que imunda o mercado com produtos de pessima qualidade, afinal é mais facil tentar denegrir o concorrente do que fazer um produto melhor.

      • 03/04/2011 13:29

        Caro Carlos Machado, você subestima meus conhecimentos! Entendi perfeitamente o que disse. Você diz que o aparelho tem sistemas de proteção contra curto, até ai tudo bem. Contudo o sistema protege de curtos vindos pelo cabo da tomada e não da bateria. Esperimente trocar os fios da sua.

        Repare nas faiscas e na provavel queima do seu aparato(amém).
        E se o cara relatou, é porque deve ter acontecido ele não tem motivos para invetar coisas.

        Além disso não entendo porque comprar uma briga que não é sua, deixe que a APC resolva os problemas dela. Acredito que ela não precise de nenhum chato que a defenda com dentes e unhas.

        Sendo assim se não é para ajudar vá CATAR COQUINHO!!!

  8. Roberto permalink
    29/06/2010 23:34

    Estou também na sua situação. Preciso de um nobreak de 600W, porém é pra utilizar no PlayStation 3 e TV. Eu achei um modelo parecido com o seu, o BR1200N: https://www.balaodainformatica.com.br/site/index.asp?prod_id=18978

    Você chegou a analisar esse modelo em suas pesquisas? Além do novo padrão de tomadas, não consegui ver diferenças em relação ao BR1200BI.

    • 30/06/2010 9:21

      Você nem eu vimos diferença entre eles pois é o mesmo modelo. Creio que deve ter ocorrido um erro de digitação do nome. O modelo RS1200N-BR nem existe. Isso de acordo com o que está no site da APC(http://www.apc.com/products/category.cfm?id=13)

  9. 15/12/2011 9:52

    Muito bom o post, argumentou bem. Parabéns, passarei a freqüentar o blog.

Trackbacks

  1. Destaques da Semana: O que rola nos blogs de TI « OxenTI
  2. Destaques da Semana: O que rola nos blogs de TI « OxenTI
  3. Review APC Power Chute Personal Edition « iCaju

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: