Skip to content

Review: Onda VX818 MP3 Player

10/07/2009

Depois de quebrar o MP5 o PMP a cara eu voltei a situação em que eu estava antes da burrice de comprar o PMP: não tinha como ouvir músicas longe do computador. Decidi que precisava dar um jeito nisso rápido – a música me ajuda a não dormir no ônibus – e que meu próximo player teria de ser de uma marca conhecida, além de não ser muito caro (o que exclui qualquer coisa da Apple) e tocar Ogg.

Parece fácil de achar, né? Pelo contrário: o mercado de players não está nem aí pra pessoas como eu. Há duas possibilidades: você quer um produto de qualidade e escolhe um iPod ou  seus amiguinhos menos conhecidos porém igualmente caros; ooooou você compra uma porcaria dessas que nem tem coragem de estampar o próprio nome da marca no produto.

Alguns ao lerem o último parágrafo dirão que se eu quero um produto de qualidade tenho que pagar um pouco mais caro. Concordo e discordo. Eu entendo que a qualidade tem um preço, mas os players consagrados rendem uma margem de lucro enorme. Daí eu apelei para marcas não-tão-conhecidas, como a Onda, e encontrei no DealExtreme o que eu estava procurando, por um preço amigável.

Onda VX818

Onda VX818

O Onda VX818 é um MP3 que custa em média US$40, possui tela OLED, bateria embutida com duração de incríveis ~30 horas, compatível com vários formatos populares de música e/ou Ogg (zing!), grava voz, tem memória interna de 2GB e interface USB 2.0. Fora a ótima bateria não tem nada de mais. O diferencial dele é simplesmente a qualidade, afinal a Onda não daria garantia de 1 ano no bichinho à toa. E põe “inho” nisso:

Comparação

Imagem em tamanho real, pegue uma moeda e compare!

Logo ao abrir a caixa estilosa do VX818 você percebe que ele não é um desses lixos descartáveis. O manual, cheio de ilustrações, provavelmente seria muito útil se não viesse todo em chinês. Os fones de ouvido que vieram com ele, em uma embalagem lacrada (nunca vi), tem um som muito melhor do que meu Philips que custou quase R$30.

São feios, mas são ótimos

Feios, porém ótimos

Assim que peguei o player em minhas mão notei que ele não tem trava para os botões (hold) e achei que isso seria um problema, mas o uso diário mostrou que não. O joystick dele é rígido o suficiente para não ser acionado acidentalmente mesmo no bolso das calças jeans mais apertadas é muito bem posicionado de forma que eu posso usá-lo sem ter de tirar o player do bolso.

Ainda não testei o CD que o acompanha, mas são 11/10 chances de estar em chinês e só funcionar no Windows. O carregador é um daqueles genéricos que possuem uma saída USB e o cabo é um cabo MiniUSB comum. Outros acessórios que vieram foram um “saquinho” para protegê-lo e a pulseira.

Parecem inúteis, mas já evitaram arranhões e quedas

Parecem inúteis, mas já evitaram arranhões e quedas

A caixa vem com várias fotos de um tal cantor taiwanês Jay Chou, por conta de uma parceria desse cantor com a Onda, além de vir um álbum do dito cujo na memória. Assim que liguei o VX818 no computador pela primeira vez tratei de enviar as músicas pro limbo e uma surpresa:

D-wave who? Clique para ampliar

D-wave who? Clique para ampliar

Isso  mesmo. Ao invés de detectá-lo como um simples pendrive ele foi identificado, de fato, como um player o que siginifica que agora eu posso gerenciar as músicas a partir do meu media player favorito, o Banshee. O estranho é que o kernel disse que a marca dele é D-Wave, uma empresa especializada em computação quântica. #MEDO

Estou muito feliz com meu novo brinquedinho. Vamos ver quanto tempo ele aguenta na minha mão. Se ele quebrar eu acho que vou comprar outro, seria difícil conseguir usar a garantia de um ano, afinal eu teria que enviá-lo de volta para a China. Recomendo ele se você, assim como eu, quer o melhor custo-benefício em um MP3. Fique agora com o unboxing e um álbum de fotos.

10 Comentários leave one →
  1. 11/07/2009 12:07

    “D-Wave, uma empresa especializada em computação quântica.”

    “O manual, cheio de ilustrações, provavelmente seria muito útil se não viesse todo em chinês.”

    Levando em consideração as frases anteriores, acho que a D-Wave falsificada clone chinesa furtou roubou copiou plagiou imitou absorveu a marca por osmose. :p
    Ao que me parece, a D-Wave não fabrica esse tipo de coisa (MP3 e players de audio).

    btw, se funciona bem, qual mal tem? :p
    Ainda tenho meu iRiver T10, mas como não ouço música direto, tá jogado lá no canto.

    • 12/07/2009 18:45

      Até esse seu iRiver, que já é antigo e tals, tava custando um absurdo nas lojas que eu encontrei.

  2. 11/07/2009 12:19

    (off topic) Esse reprodutor Banshee me lembra muito do iTunes, principalmente pela barra inferior. Alias a barra indicadora do consumo do espaço do player é identica³.

    Este player , o ONDA, tem selo de qualidade do iCaju? Só comprarei coisas com selo do iCaju de qualidade.🙂

    • 11/07/2009 13:23

      hahaha, por enquanto tem sim.😀

      …mas ele pode vir a perder. Já o PMP nunca teve. Aquele lance de não aceitar subpastas nem Ogg me chateou muito.

  3. 23/07/2009 15:00

    Um dos meus requisitos para a compra de um tocador MP3 (PMP) é que tenha suporte a Ogg Vorbis ou que eu possa inclui-lo depois. Por isso já tive um Iriver IFP790 256 MB (excelente qualidade), depois um Sansa e250R (2GB) no qual instalei o Rockbox (http://www.rockbox.org) e um Samsung YP-U3 (1GB) que comprei por aproximadamente R$ 90,00. Ou seja, pra quem quer um player de música com bom suporte a Ogg Vorbis, barato e de boa qualidade, escolha este último que fará um bom negócio.

    • 10/08/2009 19:19

      Anotada a dica. Por acaso, não quer fazer um review? Nós publicamos e você leva os créditos.😉

  4. Thales permalink
    10/08/2009 9:16

    Mesmo com o tempo de uso, a bateria continua durando as 30 horas? O player ainda tem o selo de qualidade iCaju? heheheh

    Obrigado!

    • 10/08/2009 19:15

      Sim sim, a bateria dele ainda leva séculos pra acabar e recarrega em pouco mais de meia-hora (!!!), apesar de eu nunca ter parado pra medir o tempo de descarga.

  5. Villain permalink
    07/10/2009 7:06

    É impressão minha ou o seu player é de 1gb e o banshee reconheceu como 2gb?

    • 07/10/2009 19:36

      Ele é de 2GB, apesar de ter anunciado no DX como 1GB. Acho que eles erraram. Pelo que eu fucei no site da Onda (em chinês) não existe esse modelo com 1GB.

Deixe uma resposta

