Tudo o que você devia saber sobre no-breaks I
Se você mora e/ou morou em locais muito distantes da capital do seu estado, como a bela Lauro de Freitas onde vivo (Ironia), então você já teve problemas com surtos de energia. Surtos esses como: Picos de tensão, quedas de tensão, inexistência de tensão, entre tantos.
Como se já não fosse inconveniente o suficiente ficar sem energia, dependendo do surto, os problemas de tensão ainda causam a queima de vários aparelhos eletrônicos. O computador é a maior vítima, pelo menos no mundo geek.
É nessas horas que o filho da tia do primo do vizinho da rua de trás, que é técnico, sugere a inclusão de um no-break na sua lista de aparatos para proteger seu computador. E nessa mesma hora você se depara com um enorme problema.
Isso não é uma coisa que ocorre isoladamente, muitos passam por problemas do tipo. Mas poucos sabem o que é, como funciona, como escolher e qual melhor marca. Dar-te-ei primeiramente a definição de no-break.
No-break seria, em inglês, algo como “sem pausa”. Há ainda outra nomenclatura, UPS-Uninterruptible Power Supply. A sua principal função é evitar que o fornecimento de energia, ao equipamento conectado a saída do aparato, seja interrompido repentinamente. E para isso ele armazena a energia em baterias, para que essas forneçam a energia quando a concessionária de sua cidade para de fornecer eletricidade por qualquer motivo.
Assumindo que o no-break seja usado com um computador, esse tempo é suficiente para salvar arquivos, parar atividades e desligar corretamente o computador. Uma função que é bastante confundida como sendo obrigatória em no-breaks, é a de estabilizador.
Agora que já tem uma noção do que é o no-break e o que ele faz está na hora de saber qual deles atenderá suas necessidades. O primeiro passo é verificar o quanto seu computador consome. Isso é verificado somando o consumo de cada componente do computador. É importante deixar claro que não é só porque sua fonte é de 500watts que seu computador consumirá 500watts. Porém existe um motivo lógico para você ter colocado uma fonte de 500w então é melhor se basear nesse valor que é o máximo que seu computador pode consumir, um dia sem a troca da fonte.
Obtido o valor, se este for em watts é necessário fazer a conversão para VA(VoltsAmpere) que é a unidade usada nas especificações dos no-breaks. A conversão é simples, basta multiplicar o valor em watts por 1,52. Sendo assim com a fonte de 500 obteremos 760VA. Depois disso, para mantermos uma margem de segurança, multiplicamos o valor em VA por 1.3. O resultado será de 988. A formula básica é:
(Watts*1.52)*1.30=Valor em VA que o computador consumirá.
Agora você já tem noção de quão “potente” o no-break deve ser para te atender. Mas isso não é nada. Você apenas acabou o ensino médio ainda falta o superior.
Na hora de comprar um no-break você tem que verificar outras características como: se ele é on-line ou off-line, se tem luzes indicadoras, se cabe no bolso, se a marca é confiável, dentre outras coisas. Mas isso agente vai ver mais para frente esse post já deu o que tinha de dar. Até o próximo post, que não passará da semana que vem.
Fontes: MeioBit 1 e 2, Clube do Hardware.
ola, amigo estou em duvida tenho 3 potencias de 4000 watts rms 1 crossover pra montar no carro, mas esse crossover e de 127vts e gostaria de colocar ele tambem qual seria um no-brake que daria certo pra esse crossover, ou vc teria uma ideia pra istala-lo, aguardo contato
atenciosamente
Ricardo.
Nâo sei o que você quer fazer, mas para 4000watts voce precisaria de 9000VA.
Vivendo e aprendendo a usar o WordPress. 🙂
Respondendo a tua duvida:
1 – Vai no Painel do WordPress, em Configurações
2 – Vai em Discussão
3 – Marque a caixa Permitir níveis de comentários agrupados por conversação (aninhados)
Qualquer dúvida, so entrar em contato.
Abraço
Cara muito bom esse post, eu n sabia dissu ai n… Legal mesmo, vlw por ensinar a conversão.