Skip to content

Você sabe usar o Google? – tutorial avançado, parte III

27/05/2009

Concluindo a série de artigos sobre os métodos as funções mais escondidas e menos conhecidas do Google, começo este artigo falando sobre um comando que esqueci de comentar no último texto, o “filetype:”. Esse comando é bem simples e faz exatamente o que o seu nome sugere, busca por arquivos de determinado tipo bastando especificar a extensão no comando, como em apostila filetype:pdf.

Agora seguirei em frente falando dos recursos da busca que aparecem nos resultados quando você menos espera. Eu sei que “recursos da busca que aparecem nos resultados quando você menos espera” é um nome muito grande, o Google os chama de “recursos da busca” somente, o que soa muito genérico.🙂

Recursos da busca que…

Esses recursos são ativados por palavras chaves que quando são compreendidas pelo Google retornam o que você estava procurando já na página dos resultados. É mais fácil de entender conhecendo essas palavras chaves e vendo os exemplos, então não ligue para essa definição confusa que acabou de ler.🙂

Previsão do tempo

A palavra tempo acompanhada do nome de uma cidade retorna a previsão do tempo para aquela cidade, como nesse exemplo onde a pesquisa por tempo salvador mostra como está o tempo hoje e nos próximos quatro dias em Salvador, aqui na Bahia. No caso de cidades homônimas especifique também o estado.

Conversão de medidas e cotação de moedas

O Google é capaz de converter medidas se você fornecer o valor e as duas unidades de medida, como em 1 dia em ms ou 1 pol -> cm. Repare que é possível usar “em” ou “->” (seta) para indicar que deve ser feita uma conversão. As unidades de medida são as mais variadas possíveis. Temperatura, comprimento, massa, volume, tempo, calor, luz, e até mesmo moedas.

Para fazer a cotação basta seguir a mesma receita, como em 36 dolar -> real, mas em alguns casos é necessário escrever o nome da moeda sem abreviar porque, como já foi dito, o Google ignora caracteres especiais como $, e tirando o $ de R$, por exemplo, fica difícil saber de que moeda se trata.😉 No entanto, nada te impede de usar siglas sem caracteres especiais como BRL (Brazilian Real), USD (United States Dollar) ou GBP (Great Britain Pound).

Corretor ortográfico, ou não

Apresentar isso como um recurso parece meio cara-de-pau do Google, mas sabe quando você escreve uma palavra errado e o Google pergunta se você quis dizer outra palavra (geralmente a mesma palavra, mas com a grafia certa)? Pois é, você já sabe o que é a correção ortográfica do Google. Tá certo que a maioria (me included) já jogou uma palavra no google pra saber se estava escrita corretamente, mas o “Você quis dizer” do Google se baseia mais na quantidade de resultados, não num dicionário. Para melhores resultados use o + na frente da palavra, assim ele diferencia a acentuação.

Serviços e locais

Está pensando em jantar fora? Vai viajar e não sabe em que hotel ficar? O Google mostra alguns pra você, com direito a mapa de como chegar no local, telefones e um chofer que te busca na porta de casa. Brincadeiras a parte, para procurar por restaurantes que servem comida mexicana em Salvador, por exemplo, nada mais óbvio que digitar no campo de busca comida mexicana salvador. Indo mais além, procurando imóveis em uma cidade qualquer do país? imoveis itaquaquecetuba. O mesmo se aplica a bares e restaurantes de todos os tipos, hotéis, farmácias, hospitais, aeroportos e muito mais.

Cinema

Se quiser saber que filmes vai encontrar nos cinemas da sua cidade digite “filmes” e o nome da sua cidade que o Google retornará uma página com a listagem de filmes e seus respectivos horários em cada sala, se é legendado ou dublado, além de links para comprar ingressos, para críticas e para mapas mostrando onde ficam os cinemas. Se já tiver escolhido um filme, apenas escreva o nome dele acompanhado de sua cidade para saber os horários.

Mapas de cidades

Para não ter de ir lá no Google Maps, basta digitar “mapa” e o nome da cidade que o Google retorna um link do Google Maps com a cidade enquadrada bem no meio da tela. Inútil? Também achei… é a mesma coisa que acessar o Maps e colocar o nome da cidade na busca, mas para alguns ir no Google e digitar mapa santo amaro, por exemplo, deve ser mais rápido.

Outros recursos

Além desses que eu mostrei há pouco, muitos outros recursos de busca estão disponíveis, mas não funcionam na versão do Google com o nosso idioma e por isso eu não mostrei todos eles, já que pouco adiantaria saber que existe uma função sem que fosse possível usá-la. Quem usa o Google em outro idioma ou ficou curioso pode ler sobre esses outros recursos aqui.

FIM

Até que enfim, acabou. Depois dessa série de artigos, além de aprender muito sobre o Google Search, aprendi que nunca mais devo prometer prazo para postar uma continuação. Eu SEI que vou extrapolar o prazo e além do clássico peso na consciência todo mundo fica sabendo que eu estou atrasado, o que é pior ainda.😦

Vivendo e aprendendo!

Fonte dos artigos: quem mais? Google

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: