Skip to content

Você sabe usar o Google? – tutorial avançado

09/05/2009

“Claro que sei!”, é o que você deve estar se dizendo depois de ler o título, mas o que poucos sabem é que o Google Search não é apenas aquela busca feijão-com-arroz que estamos acostumados a usar todo dia. Dá pra fazer muito mais coisas usando alguns recursos meio obscuros do mecanismo, então dê uma lida nesse tutorial avançado, que fiz pensando nas pessoas que, como eu, pensavam que sabiam usar o Google. Que tal abrir uma nova aba para o Google antes de começar?😉

OBS: para não confundir quanto ao uso das aspas os termos de pesquisa estão em negrito.

Operadores lógicos

Lembra das aulas de álgebra booleana, das tabelas verdade? Quando você digita mais de uma palavra no campo de pesquisa o Google entende que os resultados devem conter todos os termos pesquisados, ou seja, ele age como de existisse o operador and (e) entre eles, de forma que pesquisar por apartamento decorado é o mesmo que pesquisar por páginas que tenham a palavra apartamento e decorado ao mesmo tempo, mas nem sempre é assim (explicações mais adiante).

“E se eu quiser dizer que o Google deve pesquisar este termo ou aquele?” Então você usa o operador or (ou), certo? Para isso basta escrever a palavra “OR” entre os termos. Por exemplo, uma pesquisa por apartamento varanda OR closet vai retornar apartamentos com varanda e sem closet, sem varanda e com closet e com varanda e closet, exatamente como na tabela verdade do ou que vimos na escola.🙂

Inclusões, exclusões e substituições

As palavras não são diferenciadas pela caixa, o Google SEMPRE interpreta todas as letras como se fossem minúsculas, portanto dá na mesma pesquisar por Carlos e carlos. Diacríticos (acentos, til) também não ignorados nas buscas, mas existe uma forma de contornar essa característica: colocando um + na frente da palavra. Assim, vôo vai retornar páginas com a palavra com ou sem acento, mas +vôo só retornará páginas em que a palavra esteja acentuada, em bom português oldschool (reforma ortográfica sux).

O Google possui uma lista de palavras descartáveis, que não são incluídas na busca pois são muito comuns e fariam a pesquisa demorar bem mais que o necessário e ainda por cima trazendo resultados irrelevantes. Copiando o exemplo do Google, se você pesquisar por guerra nas estrelas episódio i irá obter resultados muito parecidos com aqueles de quando estiver pesquisando por guerra nas estrelas episódio, contrariando o princípio do “e” automático. Se você acha que o Google está ignorando um termo que considera importante pode usar o + para contornar isso, como em guerra nas estrelas episódio +i.

Use o + com cuidado. Basicamente ele diz ao Google “quero páginas que obrigatoriamente tenham essa palavra exatamente do jeito que ela está escrita”, então não reclame quando perceber que a pesquisa não retornou plurais e outros gêneros. Exemplificando, uma busca por advogada também considera páginas com “advogado”, “advogadas” e “advogados”.

Caso queira excluir uma palavra da busca basta adicionar um sinal de menos na sua frente, assim pesquisas por -Monty Python, retorna tudo sobre a linguagem Python e a cobra homônima, mas exclui o melhor grupo humorístico que já existiu, o que é lamentável.

Como você deve ter notado, no Google o – não é exatamente o oposto do +, eu diria que o oposto o ~ que retorna sinônimos, plurais, gêneros, outros tempos verbais, etc. Por exemplo, uma busca por ~auto retorna além de “auto” as páginas com as palavras “vehicle”, “car”, “automotive”, “truck”, entre outras.

Também dá pra pesquisar por intervalos numéricos no Google, basta escrever os dois números com dois pontos entre eles. Por exemplo, a pesquisa por acontecimentos 1960..1970 encontra vários acontecimentos importantes entre os anos 1960 e 1970. Muito útil para pesquisas históricas, não? Saber disso teria me poupado bastante trabalho dois anos atrás.:/

Frases

Já ia me esquecendo das aspas, que são velhas conhecidas, mas vale a pena lembrar que ao colocar uma frase entre aspas o buscador retorna páginas que possuam aquela frase ou outra muito parecida, com palavras muito parecidas. Por exemplo, a pesquisa por “vôo ou voo” retorna a frase em si várias outras frases com pequenas alterações, como “voo ou vôo”, “vôo (ou voo)” e por aí vai. Colocar apenas uma palavra entre aspas é equivalente a usar o sinal +, mas desperdiça um caractere.🙂

Uma pausa para respirar…

Quando comecei a escrever este tutorial estava pensando que renderia bem menos, mas já escrevi bastante, ainda falta falar de um monte de funções interessantes do buscador Google e tenho que sair do computador. Sabe, a vida lá fora chama. Sendo assim, vou deixar o resto para a segunda parte desse artigo que deve sair amanhã ou domingo. Espero que tenha gostado do que viu até aqui, por que o que está por vir é bem mais interessante. Até lá!

Mais do mesmo.

6 Comentários leave one →
  1. 15/05/2009 0:08

    Muito interessante, alguns itens eu realmente não conhecia, e testei todos, bem legal, só não entendi porque não terminou a postagem? “Deixar para domingo”
    como minha mãe dizia, nunca deixe um serviço pela metade, até …

  2. 15/05/2009 0:14

    Juliano, estou muito enrolado. Crio coisas demais pra fazer e não tenho muito tempo disponível. Pra você ver, estou tentando terminar hoje (sexta-feira!!!) o post que era pra sair domingo no máximo. =/

    Mas seu comentário me animou a terminar, só vou dormir quando acabar a segunda parte!🙂

  3. 15/05/2009 6:53

    Adiantei o quanto pude. Hoje eu posto!

  4. 16/05/2009 23:42

    E olha só… já atrasei de novo!😦

  5. 17/05/2009 0:15

    Fica tranqüilo Mamutti eu te entendo(não muito).

Trackbacks

  1. Você sabe usar o Google? – tutorial avançado, parte II « iCaju

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: