Skip to content

FLISOL, pra quem estava com o pé atrás

30/04/2009

Sábado dia 25 aconteceu o FLISOL – Festival Latinoamericano de Instalação de Software Livre – aqui em Salvador, na faculdade Área1. Eu tive aula no dia de manhã (esse tipo de evento, em geral, começa de manhã a acaba de tarde) e só deu pra assistir as duas últimas palestras. Mesmo assim acho que cabe falar um pouco do que eu vi para incentivar quem está com o pé atrás, como eu estava, a comparecer nos próximos eventos da comunidade.

logo_flisol

Um conselho: não vá na hora do almoço. Eu fui e me senti meio perdido, o pessoal da organização estava fora de seu posto e os visitantes espalhados por aí. Quando todos voltaram vi que estavam muito animados em voltar para a sala. Bom sinal!🙂 Na verdade, o FLISOL aconteceu em duas salas ao mesmo tempo. Enquanto ocorriam as palestras em uma ocorria o INSTALLFEST na outra, onde os visitantes levavam seus computadores para instalar softwares livres. Não cheguei a ver, mas dizem que tinha bastante gente por lá também.

OFF: Pela primeira vez vi alguém usando uma camiseta da Red Bug ao vivo e a cores! Isso sem falar nas camisetas do evento, do Fedora, do openSuSE, etc. Até pensei em ir com minha camisa do MeioBit, mas fiquei com medo de ser linchado lá.😛

Voltando às palestras… a primeira palestra (depois do intervalo do almoço) foi do Cristiano Furtado (ex-JasonnFedora) sobre a distribuição Ekaaty, baseada no Fedora e seu uso na educação. Não consegui entender muito bem o propósito da distro, talvez porque ela tem muitos. Só usando pra saber. O pessoal da distribuição está produzindo um material bem didático para ensinar os usuários como usar os softwares da distro, que possui várias customizações, para vários tipos de usuários.

O discurso de Cristiano foi bem light e deu pra notar pelas perguntas que ele fez e que fizeram a ele que nem todo mundo ali já era usuário do Linux, ao contrário do que eu imaginava. Inclusive sentou perto de mim um cara da turma da maçã, empunhando seu MacBook e iPhone. Grandes coisas… sou mais meu notebook Compaq com Ubuntu (a raposa e as uvas?). B)

A segunda palestra foi mais técnica, pero sin perder la ternura. O Alexandro Silva falou sobre um caso de sucesso de integração de um servidor Active Directory, da Microsoft, com clientes Red Hat, na SSP-BA. Lembra daquele acordo do governo estadual com a Red Hat que falamos aqui? Pois é, me rendeu uma bela palestra.

Ambos os palestrantes se mostraram interessados na hora de ouvir as perguntas dos espectadores. Eu que sou tímido fiz três perguntas e as três foram respondidas. Foram sorteados vários brindes: camisas, CD’s e um vaucher para certificações da Sun. Assim todos tiveram um motivo a mais para sair somente depois do final.😉

Ao contrário dos eventos da Microsoft, que são meio chatos*, eu gostei tanto deste que vou comparecer no ENSL/FSLBA nos dias 29 e 30 de maio (falarei mais sobre ele em outra oportunidade). Participem, é de graça, divertido e não arranca pedaço.

*Ou eu dei azar. Fui no Heroes Comunnity Launch. Foi legal também, mas nem se compara ao FLISOL.

UPDATE: O Rafael Gomes postou um álbum com 56 fotos do evento.

2 Comentários leave one →
  1. 30/04/2009 22:44

    Obrigado pela presença, espero que esteja presente nos próximos eventos…😀

Trackbacks

  1. BlogDay 2009 « iCaju

Deixe uma resposta

