Skip to content

Mapas colaborativos:Gripe suína e Crimes

28/04/2009

Seja na natureza, no caso das formigas, ou no software livre, no caso do Linux, ambos beneficiam-se do trabalho grupal. Com sua comunidade repleta de colaboradores, a comunidade de SL tenta chegar a perfeição de seus softwares. Isso acaba ajudando a todos, pois assim é possível a existência de um software de qualidade, de graça e o melhor, que você pode melhorar.

Baseado nesses preceitos surgem dois sites bem úteis. O uchalas.com\influenza, que ganha importância e utilidade com a nova gripe e possível crise mundial de saúde. Já o WikiCrimes.org visa ajudar contra (adivinhem…) crimes.

WikiCrimes, como o próprio nome diz ou sugere, foi inspirado, segundo seu criador, nos princípios da Wikipedia. Que é a colaboração. O site mantém um mapa, Powered By Google, que possui marcações de crimes ocorridos.

A idéia do site é que qualquer um que tenha sido, ou conhece alguém que sofreu algum tipo de crime, pode marcar no mapa onde e de que tipo foi o crime. Sendo assim o criador espera que com essas informações em mãos seja mais fácil para as pessoas se precaver e mudar suas rotas. Por hora o site  goza apenas de 8378 crimes  ocorridos no Brasil e Venezuela mas a expansão para outros países está prevista.

Homepage

Homepage (clique para ampliar)

O outro mapa colaborativo exibe os locais onde casos confirmados e mortes pela gripe suína foram registrados. Esse também, é claro, permite que qualquer um adicione um marcador. Para quem estava acompanhando o pessoal da USS Enterprise e chegou agora. A gripe suína é uma epidemia que está se alastrando pelo mundo com certa rapidez e está atingindo e matando jovens e não crianças e idosos como de costume.

Esse mapa não pode ajudar muito já que podemos topar com alguém infectado na rua. Evitar áreas com muitos casos é de longe uma boa medida de prevenção mas não impede de sermos contaminados.

Mapa dos casos registrados (clique para ampliar)

Mapa dos casos registrados (clique para ampliar)

O mapa também é Powered By Google e mostra as mortes e contaminações ocorridas pelo mundo.

Os mapas nos ajudam, de uma forma geral, a termos uma idéia de como está a região em que vivemos. Todos os dois serviços são grátis.

Mais do mesmo autor e tema.

3 Comentários leave one →
  1. 28/04/2009 19:30

    Eu soube de um caso que foi registrado em Lauro de Freitas… não vou pra aula amanhã. Foi bom te conhecer, você era um cara bacana. =/

  2. pontodopao permalink
    29/04/2009 22:28

    Eu soube que uma pessoa de Salvador apresentou sintomas, mas ainda não foi confirmada a doença.
    Ela está internada no Hospital Otávio Mangabeira

    • 29/04/2009 23:58

      pontodopao (mas hein?!), ouvi rumores de que ela foi infectada ao comer linguiça de porco mexicano mal-cozida no restaurante Boi Bandido, que fica ao lado do Boi Preto. Eu sabia! Aquele PF tava barato demais…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: