Skip to content

Mailinator: como evitar spam

28/04/2009

Estes dias, enquanto tentava fazer o download de um dito software livre no site oficial – um IDE chamado GNAT – me vi numa situação inusitada: o site exigia um cadastro com email válido (seria enviado um link de confirmação), entre outras coisas, para que eu pudesse baixar a versão GPL do programa (!), absurdo.

Pensei: mas que droga, vou colocar meu email já castigado de spam na lista de newsletter de mais um site pra baixar um software que deveria estar disponível de forma indiscriminada! Acredite, desmarcar aquela caixinha “quero receber a newsletter” é como “mascar chicletes para resolver uma equação do segundo grau”, não funciona… ás vezes até que ajuda… os chicletes, a caixinha não. Idem para aquela frase que vem no rodapé das newsletters dizendo “bla bla parar de receber bla bla envie email para bla bla bla whiskas sachê”.

Uma certa empresa de treinamento em TI que não vou citar o nome (GREEEEN!) me enviava sua newsletter com esse rodapé e eu lembro que já havia respondido umas duas mensagens pedindo para remover o meu email da lista, sem sucesso. Na terceira eles pararam. Detalhe: o email que eles fornecem para tal é cancelar@green.com.br, não tinha desculpa além do descaso para precisar de 3 emails até atenderem meu pedido.

Teve também um sujeito que me mandava propagandas de uma tal de “Lojas Marilu”. A julgar pelo nome tosco da loja, e pelo design igualmente tosco da newsletter, não tiveram dinheiro para contratar alguém que sabe o que é spam e acabaram contratando o filho do irmão do vizinho do amigo do chefe que entende de computadores. Logo no primeiro email que recebi sentei o dedo no botão “Responder”, com o assunto da resposta dizendo em letras maiúsculas “REMOVER”, como instruía o rodapé da mensagem inconveniente. Adivinha? Não adiantou.

Na segunda mensagem que mandaram já respondi de uma maneira não tão educada no campo assunto: “REMOVER, P&$$@”. Recebi um pedido de desculpas. Acho que o cara que leu ficou meio escabriado… também, quem mandou ser spammer? Ganhou propaganda negativa, bem feito! Agora, voltando ao assunto do início do texto…

Eu não queria cadastrar meu email em mais um site que eu não acessaria nunca mais. Comecei a procurar por uma espécie de email temporário com um inexplicável pressentimento de que já existia o que eu estava procurando. Foi aí que encontrei a solução para meus problemas, o Mailinator, que apesar do nome não tem nenhuma ligação com as Organizações Tabajara (tã dã tã tã).

MailinatorEle não resolve o problema do spam em si, pois os emails inúteis continuam sendo enviados e consumindo banda dos backbones da Internet, mas pelo menos a sua caixa de entrada não sofre tanto. Você cadastra seu email como qualquercoisa@mailinator.com (há outros domínios), vai no Mailinator e coloca “qualquercoisa” no campo para acessar as mensagens que chegaram. Depois de ler a mensagem é conveniente apagar, afinal todos podem ver as suas mensagens. Só use para coisas sem importância.

No mais, use as dicas de sempre: não escreva seu email em qualquer lugar visível, pois existem bots que acham esses emails; ao invés de apagar o spam que chega, denuncie; assine newsletters que você realmente vai ler e use os emails de remoção antes de sair denunciando como spam uma newsletter que você assinou e esqueceu, prejudicando um site sério.

5 Comentários leave one →
  1. 28/04/2009 16:02

    Não acredito que você teve a coragem de dizer “P&$$@” para o coitado!! Ouvido de ninguém é privada para tal palavra.

    PPPPS:Percebam o tom irônico, cômico deste comentário.

  2. 28/04/2009 18:19

    Foram semanas de intervalo entre um email e outro… parece que funcionou.

  3. 30/04/2009 4:07

    P&$$@? Porra?

    Eu faço assim, tenho meus emails originais e os falsos. Os falsos eu uso para cadastrar em tudo que é lugar…
    Pois é, atualmente recebo uma média de 50000 spams por mes. hahaha

  4. 30/04/2009 17:58

    @Keaton: não sei porque eu escrevi P&$$@ ao invés de porra… acho que vou procurar um médico.

    Eu usava um email do Yahoo pra SPAM, mas agora vou passar a usar o Mailinator. O legal é que dá pra zoar com emails como: yourmom, youfail, etc.😀

  5. 30/04/2009 19:01

    @Mamutti hahaha, youmotherfucker@mailinator.com

Deixe uma resposta

