Skip to content

Validação de CNPJ em COBOL

25/04/2009

Sabe aqueles dois últimos números do CNPJ/CPF? Eles são chamados de dígitos verificadores, porque eles são gerados com base nos números anteriores, doze números no caso do CNPJ, através de um algoritmo conhecido como Módulo 11. O artigo do link está malfeito, mas dá pra entender como é feito o cálculo.

Este programa é uma implementação desse algoritmo, com interface de linha de comando. Fiz como exercício de uma disciplina do curso que estou… (cursando?) com ajuda do pessoal do canal #add1tocobol na Freenode (IRC) e dos colegas de sala. O motivo de estar colocando ele aqui é que calcular dígito verificador de CNPJ é um exercício bastante comum em aulas de lógica de programação, e apesar de COBOL ser uma linguagem meio chata de programar até um leigo consegue entender sua sintaxe.

Download: ValidaCNPJ.cob

Foi testado no OpenCOBOL 1.0.0 e no Fujitsu 3.

PS: Se está precisando de ajuda com COBOL, o canal que eu citei antes é uma excelente dica. Os caras são muito prestativos e entendem a linguagem a fundo, afinal é o canal oficial do OpenCOBOL e a maioria lá é da equipe de desenvolvimento do compilador. De quebra você ainda tem uma chance de treinar seu inglês.😛

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: