Skip to content

Retrospectiva I

21/04/2009

O primeiro artigo do iCaju foi postado em 21 de abril de 2008, exatamente um ano atrás, então achei que deveria falar um pouco sobre as escolhas que tomamos este ano, e como chegamos aqui. Começamos como todo mundo: ingênuos e deslumbrados. Começamos como um monte de blogs que existe por aí e que sequer sabemos da existência, postando notícias, pra ninguém ler.

Blogs de notícias de sucesso existem de dois jeitos: 1) eles já começaram grandes, em outras palavras, tem dinheiro na parada ou 2) o blog já tem muitos anos de estrada e relativo sucesso, que com certeza não foi conquistado postando só notícias. Meio que implicitamente combinamos de não postar mais notícias, a não ser que fosse relevante (para nós) ou quiséssemos registrar a nossa opinião sobre o ocorrido. Assim demoramos um pouco mais para escrever novos posts, mas ganhamos uma coisa importantíssima: conteúdo.

Sempre fomos um blog colaborativo que valoriza acima de tudo a opinião do autor, e o legal de ser um blog colaborativo é que ao mesmo tempo que rola aquela coisa “já escrevi n artigos, agora vou esperar os dos outros” também somos competitivos (ainda te passo Perini, ah se passo… :P). A colaboração de outrem era um estímulo individual para continuar o blog, e parece que está funcionando.

Compramos o domínio, mas não tivemos dinheiro para mapeá-lo no WordPress.com e muito menos para hospedá-lo em outro lugar e assim fazer as melhorias que queríamos para o blog. Faz parte. Teremos tempo para isso.

Já não estão mais entre nós (calma, eles não morreram… acho) Tinho, wagnex, Paulo Lima do NanoSecond’s, Lucas, Thales da PaPonline – que infelizmente encerrou as atividades com IRC =/. Cada um seguiu seu rumo, nem todos seguiram o rumo do iCaju. Não os culpamos, blogar é um trabalho árduo e muitas vezes ingrato, precisa ter muita paciência para poder colher os frutos.

O Keaton se juntou a nós, e junto com ele o tema fotografia deu as caras no iCaju. Tentamos traduzir as tiras do xkcd, com ajuda do mau.dias, mas as tiras não cabiam no layout. Criamos um layout do zero, próprio para quadrinhos, entramos em contato com o Randall,  mas não tivemos apoio da parte dele nem know-how para transformar o layout em um tema do WordPress. Oficialmente, ainda não abandonamos o projeto. Assim que o tema ficar pronto podemos começar de novo. Aceitamos voluntários. 😉

Alguns artigos em especial chamaram a atenção das pessoas para o nosso blog. Tivemos seis artigos publicados no BR-Linux: a análise do BitLinux 2, o  linguagens de programação esotéricas, a polêmica lista do Perini de 5 motivos que o impedem de usar Linux, o tutorial de Geany e Freepascal para iniciantes em desenvolvimento de software, o artigo apresentando o OptiPNG e os scripts para automatizar seu uso.

Outros posts com muitas visitas são: o campeão do google, o mais visto, o guia sobre MP1, 2, 3, 4, pi, 10^100, etc,  a dica de como diminuir a temperatura da CPU sem custos, os reviews do meu finado MP5, o Keaton explicando como evitar que seu computador superaqueça e muito outros artigos excelentes que eu gostaria de listar aqui, mas esse post ficaria (mais) quilométrico.

Por fim, gostaríamos de agradecer aos nossos leitores, principalmente aqueles que assinam os feeds e os que comentam, sem vocês nós não temos razão de existir. Continuem a ler o iCaju, coisas importantes acontecerão esse ano, posso garantir. Vamos cobrir alguns eventos, fazer reportagens e ser nós mesmos, a coisa que fazemos melhor. Longa vida ao iCaju!

EOF

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: