Skip to content

Steve Ballmer: “O Windows, como conhecemos hoje, já era…”

01/04/2009

O atual CEO da Microsoft, Steve Ballmer, enquanto não está atirando cadeiras nos seus funcionários ou falando mal da Apple e do Linux (que ele diz ser o principal rival do Windows) está tomando decisões sobre o futuro da sua empresa, e a última notícia vinda dele, através do blog da equipe de desenvolvimento do Windows, é bastante perturbadora: “O Seven será a última versão do Windows como conhecemos hoje”.

Segundo Ballmer, após o lançamento da nova versão do Windows – que foi adiantado, tendo em vista conta o semi-fracasso do Vista – a equipe de desenvolvimento se dedicará a aprimorar a plataforma Azure, que será a base para as próximas versões do Windows. Para quem nunca ouviu falar, o Azure é um sistema para aplicações na nuvem (o tão comentado cloud computing) que nada mais é do que a substituição dos aplicativos desktop pelos serviços web.

“O Windows, como conhecemos hoje, já era. O futuro está na nuvem!” – diz Ballmer. Decerto, ele tem bastantes motivos para afirmar isso. A pirataria, um desses motivos, é uma das maiores fontes de prejuízo na indústria de software e com os aplicativos rodando na web a pirataria simplesmente não existe, pois o software é um só, que não pode ser modificado: aquele instalado no servidor da produtora do software. “Esse novo conceito de Windows será a prova de crackers” – afirma, de novo.

Migrando todos os aplicativos do Windows para a nuvem o SO poderá ser fornecido gratuitamente, já que o sistema operacional será basicamente os utilitários de hardware e de disco, com o mínimo de recursos possível. É a velha máxima… de graça até injeção na testa. O resto, digo, todos os aplicativos serão responsabilidade do navegador. Já estão disponíveis versões do Office, do Explorer e do Paint (que foi terceirizado e teve seu nome alterado para picnik) na web. Os próximos aplicativos a irem para a web serão Campo Minado e Paciência.

A forma de cobrar pelo software também mudará. Ao invés de adquirir uma licença de uso o usuário poderá pagar mensalmente para acessar sua conta no serviço ou então pagar uma pequena quantia a cada utilização. O meio de pagamento é o cartão de crédito. “Se o cara não possui cartão de crédito ele nunca teve dinheiro pra comprar uma licença do Windows mesmo. Azar dele (fazendo careta)!” – Ballmer, sendo ele mesmo.

Quem não quiser migrar para a nova plataforma de imediato deverá ficar com o Windows 7, que só custará um pouco mais caro que o Vista, ou seja, troco de pinga. Como o novo conceito de Windows não admite nenhum aplicativo além dos navegadores a Microsoft se compromete a atualizar o Windows 7 até 2012, dando tempo aos desenvolvedores para migrar TODO o software legado para a web. Se o mundo não acabar nesse ano, deixará de existir a plataforma Windows, como conhecemos hoje.

Dizem que 2012 será o ano do Linux.

Fonte: Engineering Windows 7, blog oficial do Windows 7.

7 Comentários leave one →
  1. Rafael permalink
    01/04/2009 22:42

    Se eu não tivesse lido “april-fools-day” na barra de endereço, teria caído como um pato…

  2. 01/04/2009 23:46

    @Rafael: assustador, né?😀

  3. 02/04/2009 0:08

    Mamutti tu é um viado.😄

  4. Gabrielle permalink
    02/04/2009 0:23

    Se o windows 7 é o último, o que era o WindowsEightBall.exe que baxei pelo eMule?

    Acho que fui enganada!

  5. 04/04/2009 23:32

    Postagem de primeiro de abril. Verdade ou mentira?

    Já havia ouvido falar disto antes, mas não em primeiro de abril.

    Porém, o Windows tem um futuro incerto mesmo na nuvem, até porque alguns fabricantes já oferecem esta opção com o Linux embutido em seus computadores.

    Linux domina a área que o Windows está apenas querendo entrar, será que a forma de distribuição do Windows o manterá vivo? Ou será necessário que o Windows torne-se código aberto para concorrerer com o Linux em um futuro não muito distante?

  6. 05/04/2009 10:32

    Rodrigo, leia a barra de endereços.😛

  7. 07/04/2009 21:54

    @Rodrigo: digamos que seja um postagem de 1º de Abril quaaase verdadeira.😉

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: