Skip to content

Desafio

26/03/2009

A corrida por um computador melhor parece que não acaba para alguns. Sempre estão colocando mais memória, comprando outro HD (espaço nunca é suficiente), uma placa de vídeo melhor, um sistema de resfriamento para essa parafernália toda não torrar… infelizmente, para o bolso dessas pessoas, a indústria sempre estará lançando novos produtos e de nada adianta ter um hardware top de linha se o software não souber aproveitá-lo.

Comprei meu notebook com 256MB de RAM, em 2007. Na época eu ainda usava Windows, então formatei o HD e coloquei o XP em dual boot com Ubuntu. A diferença de performance era brutal, o Gutsy colocava o XP no bolso. Um tempo depois tirei o módulo de 256MB e coloquei dois de 1GB de RAM. Desde então nunca mais rodei Windows, nem pra comparar.

O processador é um Sempron Mobile 3500+ que roda a 1,8GHz, single core. Não tenho do que reclamar. Enquanto isso, vejo pessoas com máquinas infinitamente melhores que a minha reclamando de sua performance. Por isso resolvi lançar este desafio. Tá, não é bem um desafio, é mais uma comparação… vejam o screenshot:

consumo_thumb

Clique para ampliar.

Neste momento meu computador estava rodando Ubuntu 8.10, com os seguintes programas em primeiro plano:

  • Cliente VNC, conectado;
  • Gerenciador de arquivos (com 4 pastas abertas em abas, sendo uma delas FTP)
  • Tocador de música reproduzindo mp3, com visualização ativada;
  • Monitor do sistema;
  • Cliente MSN;
  • Operações de arquivo (copiando uma imagem .iso de 2,5GB de uma partição pra outra);
  • Relógio do sistema, com calendário aberto (previsão do tempo e iluminação do globo terrestre como extras).

Tudo isso ocupando 359,6MB de memória de 1,9GB, com processador em 52% da capacidade e quase nada de swap (ou memória virtual, como queira): 4,8MB de 2GB. A comparação é bem simples, basta abrir programas no seu sistema operacional que façam as mesmas coisas que os do screenshot, executando as mesmas tarefas. Vence o desafio aquele screenshot que obtiver mais pontos. Um ponto pode ser obtido por:

  • Consumo de memória física menor;
  • Consumo de memória virtual menor;
  • Consumo de tempo da CPU menor; Faça a seguinte regra de três: (qtd. de núcleos da sua CPU * clock) /1,8GHz = consumo do tempo da CPU/porcentagem equivalente para minha CPU.

O screenshot vencedor terá direito a um post pagando pau sobre o sistema operacional ou programa escolhido aqui no iCaju. Tá certo que o Ubuntu não é um primor de performance, mas pelo menos tenho CERTEZA que não vou precisar puxar o saco do Windows.😀

12 Comentários leave one →
  1. 30/03/2009 2:30

    Ninguém? Eu ouvi alguém dizer Windows 95? Ou será que foi 98?

  2. 30/03/2009 19:59

    Você é covarde Mamutti começou uma batalha que sabia que ia ganhar. Não vale. É injusto.

  3. 31/03/2009 1:06

    Consigo com 128MB de RAM e Windows 2008 Server.

  4. 31/03/2009 1:08

    Ou melhor, 512MB para o 2008. 64MB para o Windows 98, 128MB para o 2000 Server, 256MB para o XP ou 512MB para o Vista.

  5. 31/03/2009 15:20

    Keaton, no artigo diz “Vence o desafio aquele screenshot que obtiver mais pontos” e eu não vi nenhum screenshot até agora além do que eu postei.🙂

  6. 31/03/2009 15:23

    Perini, não sabia nada, estou pagando pra ver. Dizem que o Ubuntu é um dos Linuxes mais lerdinhos, apesar de eu achar o desempenho dele satisfatório.

  7. 31/03/2009 23:05

    Mamutti, modifiquei o Windows XP SP2 e consegui 103MB/256MB, SEM SWAP (desabilitado lol) e 13%.😉

    Na primeira tentativa ficou pior, mas na segunda foi de boa.

    Esse é o Windows XP SP2. (Não gosto do tema original do XP e não ia perder tempo trocando o uxtheme.)

  8. 31/03/2009 23:08

    Vale lembrar que era 1x 2.5GHz, pois não consigo emular os dois cores no Virtual PC.

    Ah, estou esperando o artigo sobre o Windows XP. xD

  9. 01/04/2009 10:01

    Keaton, vou postar o artigo amanhã.

  10. 06/04/2009 18:25

    Cade?

  11. 07/04/2009 21:57

    Tô terminando um projeto hoje pra entregar amanhã, por isso sumi. BTW, veja a data do meu último comentário.

    PS: Não dei prazo para determinar um vencedor… essa luta pode durar anos, e eu terei minha revanche. (risada megalomaníaca)

  12. 07/04/2009 22:57

    hahahaha, ok ok.

Deixe uma resposta

