Skip to content

Resenha: Tripé Weifeng WT3770

07/03/2009

WeiFeng WT3770

Não queria fazer um review do tripé, porém o Mamutti pediu gentilmente para fazer isso… então estou escrevendo ele. Vou resumir a ladainha: o tripé é uma nhaca e a loja onde eu comprei é pior ainda. Agora fique com a resenha completa e entenda minhas reclamações.

A cabeça do tripé não é removível, mas o que você poderia esperar de um tripé de 90 reais? (Maldição, esse mesmo tripé sem toda a dor de cabeça que eu tive, sai por menos na diafilme… 84 reais, 6 reais a menos! Sim, eu sou burro, tenho de aprender… :P) Alguns detalhes: ele é feito em alumínio leve e plástico de qualidade aceitável, tem altura máxima de 1.65m e mínima de 64.5cm, pesa 1.71kg e aguenta até 4kg.

À primeira vista o tripé aparenta ser muito bom (a aparência infelizmente não é tudo…). Este é um tripé leve (para não dizer amador), a cabeça parece ser bem construida, tem duas bolhas de nível (uma na cabeça e outra perto das pernas do tripé), existem várias travas nos pés e na cabeça, o topo da cabeça pode ser virado para o lado para se tirar fotos na vertical, possui encaixe de troca rápida, um suporte para por algum peso e tornar o tripé mais estável, o pé se adapta ao chão e… e… acho que é só.

Agora a queimação da bruxa! Este tripé durou UM ÚNICO DIA, comprei no sábado e domingo já estava com a cabeça solta sem que eu tivesse feito absolutamente nada. Sorte minha que a minha câmera (FujiFilm FinePx s6000fd) não estava em cima do tripé como da outra vez a Nikon CoolPix L1 estava.

Na segunda feira seguinte fui trocar o tripé na loja e não queriam trocar. A situação chegou ao cúmulo da vendedora ainda pegar um outro Weifeng menor e ficar que nem idiota tentando tirar a cabeça por vários minutos para justificar que a cabeça era removível. Depois me fala que eu forcei o tripé, ela e o dono da loja… se não bastasse ainda me tiram para retardado, me ensinam a usar o tripé! O que eles acham que eu sou? O filho lerdo deles?! Sinceramente? Bando de incompetentes que nem sabe o que vendem. (Esse tipo de vendedor que faz a fama dos outros 1%…)

Resolveram que iam ficar com o tripé para avaliar a troca. E ficaram TRÊS FRAGGING SEMANAS com o tripé: na primeira iam enviar para São Paulo ou esperar o representante chegar… BS! Depois na outra semana não tinham nem sequer verificado ou enviado ainda. Na terceira semana nem sinal de vida das criaturas, já tinha xingado até os antecessores deles. Depois no final da terceira semana indo para a quarta, no sábado, estava eu jogando Tom Clancy’s Rainbow Six: Vegas 2 na pior parte do jogo… vem a vendedora e liga avisando que podia ir pegar na segunda… Só de raiva fui buscar na sexta feira.

Sexta feira, fui ao centro pegar o tripé, chegando na loja falaram que eu supostamente tinha demorado para voltar (e eu tinha demorado de propósito…), fui tirado mais uma vez para retardado com eles me ensinadno a lidar com o tripé mais uma vez. Como se não bastasse, ainda me falam que não era obrigação trocar e estavam “quebrando um galho por ter acontecido tão rápido”. Para completar, “isso foi só desta vez, dá próxima vez a gente não trocará.”

Ah ok… ok nada!

Não é obrigação trocar? Como assim, Bial? Me vendem um produto defeituoso e a obrigação não é trocar? Quebraram um galho? Espera ai… eles não cumpriram com nada mais que a obrigação deles, são uns iludidos! E como assim eu demorei? Não foram eles que ficaram três malditas semanas com o tripé? Eu fui pegar o tripé apenas 4 dias depois do disponível. Respondi de forma sarcástica: “Sabe, algumas pessoas trabalham.” (Espero sinceramente que a pessoa não tenha gostado de ouvir isso.) Não vão trocar da próxima vez? E eu até concordo com isso. Claro que da próxima não trocarão, o que faz eles pensarem que eu vou comprar lá outra vez? Doce ilusão… Ainda bem que eu não sou igual ao Morróida.

Na hora me deu muita raiva e fiquei com vontade pedir meu dinheiro de volta. Uma vez que devolvi na primeira semana e o código de defesa do consumidor me garante o direito de devolver o produto em até sete dias, sem precisar justificar, caso eu me arrependa ou acredite que ele não atende minhas necessidades. Um tripé com cabeça solta não me serve para nada!

Outra coisa que o código do consumidor garante é o prazo de noventa dias de garantia para bens duraveis, e supostamente o tripé era para ser durável.

Chegando em casa, descubro que eles apenas colaram a cabeça de alguma maneira, fiquei ainda mais fulo, mas não surpreso… afinal, já tinha percebido o nível da loja. Agora tu pode até estar se perguntando “como você sabe que é o mesmo tripé?”. Simples, o encaixe rápido estava marcado da mesma forma que eu tinha marcado antes de devolver.

Fora os testes que eu realizei durante o dia, o tripé é TORTO. Mesmo que as bolhas de nível estejam indicando que você deixou ele certo… ele não vai ficar certo! Vai perceber que linhas não estão 100% certas.

Também temos o problema da foto na horizontal, ao invés de ele permitir apenas 90º, ele passa até uns 95º~105º o que é péssimo para se conseguir uma foto na vertical de forma decente.

Outra coisa ruim é o problema do eixo central que pode ser elevado (não lembro o nome, mas acredito que não seja “espinha” como eu ia escrever) não ser 100% fixo e se move quando você tenta travá-lo fazendo que você perca a posição onde deixou.

Sabe qual é a melhor coisa deste tripé? São duas, a bolsa que eu posso usar para jogar lixo dentro e o encaixe de troca rápida… que caso quebre a tampa da pilha da s6000fd, é só usar ele para manter fechado.

Mais uma ultima coisa… aquela borracha, do encaixe de troca rápida, onde fica a camera apoiada tem um cheiro forte – aparentemente de cola – e o cheiro ainda não sai nem mesmo depois de mais de uma semana.

Não sei se meu caso é um caso isolado deste tripé ser uma nhaca, mas o meu WT3770 é um big waste of money.

Observação: Esse tripé é vendido com o nome de Greika WT3770, a Greika é só a importadora, a fabricante é a chinesa WeiFeng.

15 Comentários leave one →
  1. 07/03/2009 22:52

    Eu não pedi o review… pedi fotos! 😀

    E essa aí sozinha não dá nem pro cheiro… btw, a cabeça dele realmente parece mais bem-acabada que a do meu tripé. Talvez você tenha dado azar mesmo.

  2. 16/07/2009 13:42

    Já quevocês andam fazendo reviews dos tripés à venda nas boas casas do ramo (aka mercadolivre), aproveitem e dêem uma olhada neste: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-99307463-_JM
    Parece bem resistente. 🙂

    • 16/07/2009 23:03

      E bem caro também!

      É um Manfrotto… não há mais nada que eu precise saber. 😉

  3. 30/01/2010 22:36

    Mesmo lendo seu review Critico ou esta mais para Desabafo ?!?!?!?! não sei mais acabei comprando um desse ai o preço é sugestivo e ele parece ter qualidade acho que voce deu azar mesmo amanha vou testalo no Zoo de SP vamos ver o no que dah neh….

    Abracos e parabens pelo Topico

    http://www.flickr.com/photos/anderson_oliveira/

    • 01/02/2010 17:49

      Olha, sem querer acho que acabei desabafando junto com o review. :p

      De qualquer jeito, esse tripé não é dos melhores. Estava olhando que a cabeça dele começa ficar frouxa e as travas não funcionam tão bem depois de um tempo.

  4. Cristiano permalink
    07/08/2010 10:29

    A cabeça desse tripé é removível mesmo. Tem uma alavanca aí só para isso.

    • 07/08/2010 11:06

      Pelo pouco que eu sei de tripés, a cabeça só é removível quando você pode retirá-la inteira e colocar em outro tripé, por exemplo. O que esse daí tem é uma sapata de engate rápido, que permite tirar e prender a câmera no tripé sem precisar desparafusá-la.

    • 25/08/2010 0:59

      Esse modelo em especifico da Weifeng não tem cabeça removivel.
      Tanto que quando saiu a cabeça, estava CHEIO de cola. (E como disse, ninguém da loja conseguiu remover a cabeça do tripé, e olha que tentaram.)

      Ou os FD-s daquela loja porca me venderam algo quebrado e colado.

  5. Deborah permalink
    19/02/2011 15:25

    olha, eu acho bem provável vc ter dado azar, porque estou procurando um para comprar, e tenho vistos bons comentários sobre essa marca.

  6. 26/02/2011 1:14

    Ah… agora a perna deste tripé literalmente quebrou.

    Weifeng e Greika nunca mais.

  7. 10/04/2012 9:59

    Fala Keaton,
    Depois da sua experiência com esse tripé…
    Você tem algum tripé pra indicar? pra fazer foto e vídeo…
    Com o melhor custo/beneficio.
    Valeu!

    • 11/04/2012 3:14

      Estou sem tripé e sem câmera no momento. 😦

  8. lucas permalink
    27/09/2014 9:59

    Tenho o mesmo modelo. Usei muitas vezes e funciona super bem. Recomendo o produto.

    • 27/09/2014 10:16

      Eu não compro mais esse lixo de modelo. Para falar a verdade não compro mais nada que seja importado pela Greika ou fabricado pela Weifeng. Não gosto de produto caro e descartável.

Trackbacks

  1. Review: Tripé STC-360 « iCaju

Deixe um comentário

