Skip to content

Aprendendo a comprar gadgets da pior forma

28/02/2009

Lembram do MP5 Sunplus PMP que eu comprei? Lembram que eu prometi um vídeo mostrando a interface do mesmo? Aí vai o vídeo:

Assim que usei o PMP pela primeira vez já fiquei meio decepcionado: o player não reconhece arquivos em subpastas, em todos os modos (música, vídeo, fotos, etc). Com o tempo descobri que o modo de reprodução aleatório não é nada aleatório: depois de ativado ele sorteia sempre as mesmas músicas, basta ativar o sorteio na mesma música sempre. Como toda vez que ele é desligado ele retorna para a primeira faixa era muito comum isso acontecer.

O player de vídeo é razoável até, mas passar os filmes por USB 1.1 é um sacrilégio. Além disso, a falta de um marcador de posição me fez desistir de passar algum DVD pra ele, como eu pretendia quando comprei. A câmera é um lixo pra fotos, mas até que mandava bem nos vídeos. Os utilitários são na maioria inúteis, só uma vez ou outra no meio de uma discussão sobre inglês eu usava o dicionário para ouvir a pronúncia de algumas palavras. 😀

Juice = diúice
Engine = êndjine

Viu? Aprendi! (interna²)

A única coisa que prestava de verdade era o emulador de NES. Infelizmente os controles eram duros, barulhentos e mal-posicionados  o que limitava as possibilidades de jogo. Mas dava pra jogar Tetris… e essa foi a utilidade do PMP pra mim durante meses até que…

WTF!?

WTF!?

… um dia eu tirei ele da mochila e ele estava assim. Detalhe: a mochila era daquelas do tipo carteiro e só continha objetos planos (caderno, estojo, papéis) e eu sempre levava o PMP dentro de um envelope do DealExtreme, daqueles com plástico-bolha por dentro. O fato é que o plástico que protege o LCD não é nem um pouco rígido, assim qualquer besteirinha pode estragar a tela do aparelho.

E a conclusão que eu tirei dessa história toda? Que eu fui burro comprando um produto caro que eu já esperava ser de qualidade duvidosa e ignorando as experiências de outrem.

A lição que eu levo é a de nunca mais comprar algum MPX onde X>4. MP3 e MP4 xing-ling ainda vá lá: são baratos, a maioria é resistente e os preços estão baixando cada vez mais. MP[5-9] são produtos caros e de baixa qualidade. Teria sido melhor gastar R$40 num MP3 que reconhece subpastas, toca Ogg Vorbis e que é bem resistente (o meu durou quase 4 anos) do que gastar R$130 num MP5 como esse que eu comprei e dar no que deu.

Quando um aparelho junta funções demais é quase certo que elas são malfeitas e que você não vai usar a maioria delas, portanto, não siga o meu exemplo, ok? Espero ler as histórias dos leitores nos comentários deste artigo.

18 Comentários leave one →
  1. 28/02/2009 18:49

    Bem feito, você é burro! 😄
    Não compre coisa genérica, já te falei isso. 😛

    Falando sério agora, MP4 genérico não vale a pena… nem MP3. Ainda mais se tiver a marca Foston impressa nele ou mesmo se tiver um Foston ‘parecido’/’igual’ ao que for comprar.

    MP3 Foston é uma praga, qualquer coisa dá problema. Sorry. 😛

  2. 28/02/2009 19:55

    Keaton: quantos Foston você teve para conhecê-los tão bem? Coisa genérica não vale a pena se a diferença pro original for pequena ou correr o risco de danificar outras coisas (como PSU’s).

    Como já disse, meu mp3 genérico durou mais de 3 anos. Se a cada três anos eu tiver de comprar um e o preço ainda for caindo com o tempo (e como cai) ainda vale a pena. Você fala que nada genérico presta, mas esquece que a etiqueta em muitas lojas custa mais caro que o produto.

    Generalizar é ruim.

  3. 28/02/2009 20:21

    Quantos Foston eu já tive? Nenhum, não sou lesado o suficiente para comprar essa marca. Porém um amigo meu tinha um pequeno grande cemiterio deles (ele vendia esses lixos, comprava sem garantia do paraguai por 15 dolares e vendia com 3 meses de garantia por 110 reais). O engraçado que quase todos eram Foston ou a Foston tinha um modelo igualzinho.

    Se tu procurar em qualquer lugar, não vai achar uma pessoa falando bem da Foston… e se achar provavelmente ou é revendedor de porcaria Foston ou tem ligação direta com a Foston. (Pior que esse amigo meu falava bem dos Fostons, até pagava pau³ só para vender.)

    Mas xo exemplificar de outra forma… Mouses.
    Eu já comprei mais de 30 mouses genéricos (sem exagero, acredito que passe dos 50.) e todos estragavam em uma ou duas semanas de uso. Cansado de jogar meu dinheiro na privada, comprei um caro de “marca” e tenho ele a mais de 4 anos. (Microsoft Basic Optical Mouse)

  4. 28/02/2009 23:01

    po

    eu tenho mp4 da foston faz um ano e até hj funciona sem problemas
    nao uso a função vídeo dele pra nada, só mp3 e FM, portanto poderia ser um mp3 mesmo
    não tenho do que reclamar. aliás tenho: os botoes sao duros e demorados pra responder. mas pra tocar música, vai que uma beleza

    e sobre mouse, eu tenho um que nao tem nome nenhum, apenas um ótico “Made in China” e dizendo que segue os padrões da FCC, na base

    tem um ano também e a minha única reclamação é que o botão é um pouco barulhento demais.. tirando isso funciona a contento (e eu trabalho com CAD, ou seja, preciso de mouse de precisão e bom)

  5. 03/03/2009 11:14

    Compra o MP 6 da dynacom e muito loko o aparelho ele le até jogo de nintendo 8 bit o.O tem usb et… e cheio de coisa .

  6. 03/03/2009 16:06

    /\
    ||
    não leu nada…

  7. 04/03/2009 7:56

    @Mamutti, parece fake esse… se não for, deve ser bem frustrante escrever um senhor REVIEW, criar um VIDEO review e depois ler ISSO… 😀

  8. Kitsune permalink
    05/03/2009 11:23

    é sempre a mesma coisa…. Um amigo de um colega de um vizinho disse q ouviu falar de um comentario e parece q….
    Mas a experiencia mesmo nao tem nenhuma.
    Marca e marca. nem sempre reflete na qualidade do produto. Ou vc axa que alguem compra camiseta da ecko em branco sem estampa pq a qualidade e muito boa?
    Tenho 3 MP4 da foston a amis de 3 anos e nunca me deram absolutamente problema nenhum. Agora teria q pagar quase 5 veses num aparelho similar da sony so pra exibir na rua?
    affff,,,, e por isso q as etiquetas das roupas agora ficam do lado de fora…

  9. 07/03/2009 5:23

    @Kitsune, eu já tive os MP3 mencionados em mão. Olhei os mais diversos problemas, variando entre, mas não se limitando a: muitos pararam de ligar, outros tinham teclas sem funcionar, ligavam sem ligar o display, vários com teclas travadas e isso quando não estavam com o firmware trocado pelo vendedor para parecer maior que eram.
    Inclusive já abri diversos deles, pena que na época acho eu não tinha camera… seria legal esfregar na cara a foto da pilha de lixo. :\

    Apenas não eram meus, então antes de vir sugerir que eu estou mentindo. STFU, plz. 😉

  10. FOX permalink
    12/04/2009 22:30

    eu tenho um exatamente igual, mas vem cá, não parece que você cuidou muito bem dele.

    Realmente tem uns pontos críticos,mas isso pode ser melhorado um dia com atualizações quem sabe…… com relação a tela, realmente é meio frágil, mas as televisões de hoje em dia também são, e é difícil imaginar você pagando caro em uma televisão para não cuidar bem dela depois.

    • 18/04/2009 16:12

      @FOX: Eu levava ele numa mochila do tipo carteiro, sem objetos pontiagudos que pudessem pressionar a tela, dentro de um envelope daqueles forrados internamente com plástico-bolha. Meu GBA SP caiu de cima de um beliche (fechado) e não sofreu nenhum dano além de alguns riscos no plástico. Não estou querendo comparar um produto sem marca com um da Nintendo, mas dá pra ter uma idéia melhor do quão frágil ele é.

      Se aquela proteção da tela fosse rígida, como em todos os outros aparelhos, teria evitado o problema.

  11. Raul permalink
    26/04/2009 12:06

    Dica—-> N800 da Nokia ($499,00)

  12. 26/04/2009 12:54

    @Raul
    Boa dica!

  13. FelipeAzevedo permalink
    04/07/2009 14:03

    Eu comprei o PMP 5 esse de cima ai do video dei a primeira recarga e tal e agora quando tirei não esta ligado ):

    • 04/07/2009 15:26

      Acontecia comigo de vez em quando. Eu não lembro como eu fazia, mas tinha um jeito de ligar… tente apertar outros botões ao invés do power.

Trackbacks

  1. Retrospectiva I « iCaju
  2. Review: iPod Nano quarta geração(4G) « iCaju
  3. Review: Onda VX818 MP3 Player « iCaju

Deixe um comentário

