Skip to content

Evitando que seu computador tenha um dia infernal

16/02/2009

Muitos percebem que é no verão quando começam aqueles problemas do computador reiniciar, desligar e travar, aparentemente sem motivos. Depois da fonte de alimentação o motivo mais provável é o super-aquecimento.

O que fazer para evitar o super-aquecimento? Vou sugerir algumas coisas que vai acabar diminuindo temperatura processador e ajudando a diminuir a temperatura de outros componentes ou até mesmo a interna do gabinete.

Primeiro você precisa manter um gabinete bom e bem arejado, porém não necessariamente aberto. Um gabinete bom é aquele que permite uma boa circulação de ar interna, e claro, ele precisa ser maior que aqueles genéricos que parecem ser feitos de papelão. 😛

O uso correto de fans (ventoinhas) pode ajudar. Você precisa de ao menos dois fans bons: um tirando o ar quente na traseira, perto do processador, e um jogando ar frio para dentro. Esse que joga o ar frio para dentro pode ficar em diversos lugares do gabinete: na parte dianteira (como no caso do Cooler Master Elite 331), na lateral direita (Chieftec BX-01B-B-B) e embaixo do case. Isso varia de case para case, mas o ideal é que ele também sopre ar frio nos HDs, ajudando no refrigeramento deles. O problema do fan ficar embaixo é que ao deixá-lo em cima de um carpete/tapete ele funcionará como um aspirador de pó… e isso não é lá um dos novos recursos do Windows 7. (Talvez algum freetard tenha desenvolvido um software livre para isso mas não vai portar para o Windows.)

Existem também cases com fans na parte traseira em cima da fonte ou no topo, eles ajudam a retirar o ar quente que se acumula no topo do gabinete. Ainda sobre gabinetes, faz algum tempo que estão saindo modelos com a fonte embaixo da placa mãe. Esses gabinetes são interessantes pelo fato da fonte não pegar (tanto) ar quente vindo do processador e cia, assim ela não perde (tanto) desempenho por aquecimento desnecessário.

No caso de não possuir um fan que jogue ar para dentro do computador, você tem três opções:

  1. comprar um Gabinete melhor;
  2. cortar e adaptar um fan (casemod);
  3. colocar um baia fan com fan e filtro.

O baia fan não é a melhor opção, mas ajuda, principalmente no caso de coolers torre. O casemod não é para novatos. O ideal seria comprar um case melhor.

Até mesmo o uso correto dos fans pode trazer um problema: poeira. Para isso existem os filtros de fans, que são relativamente baratos (entre 3 e 6 reais) e fazem boa parte do trabalho sujo. Geralmente são laváveis e não descartáveis, então é só desparafusar, lavar, SECAR e recolocar. Se não encontrar esses filtros para comprar NÃO improvise filtros com panos de limpar panelas! Eles são efetivos para bloquear a sujeira, porém também bloqueiam o ar. 🙄 (Interna, não resisti… haha)

Se você deixa o gabinete aberto com um ventilador em cima é provável que você tenha emporcalhado todo o gabinete por dentro, e isso é tudo sua culpa. Nada que mate, porém você terá de limpá-lo a cada dois meses. Mesmo não deixando o gabinete aberto você terá de tirar o pó de dentro dele, só que com uma frequência bem menor. Para tirar o pó acumulado opte por usar flanelas, não use aspirador de pó… provavelmente você sugará alguns jumpers! E faça isso com o computador desligado, você não precisa estar no MSN enquanto limpa o computador!

Se você usa um cooler em formato TORRE ou que seja grande o suficiente para impedir o uso do duto de ar, seria interessante tirar o duto de ar que vem no gabinete e colocar um fan com filtro para ajudar a resfriar o processador logo de cara. O problema dos coolers que impedem o uso do duto de ar é o fato que eles possuem fans na horizontal e não fazem uso pleno deste duto.

Uma outra dica é para quem usa o formato torre, quando for instalar o cooler, instale ele de modo que ele sopre o ar para o fan que está tirando o ar quente e não compita pelo ar quente.

Se o seu chipset aquece demais, seria interessante adaptar um fan soprando ar nele. Um fan de 40mm pode ser facilmente preso por aqueles lacres plásticos usados para organizar cabos e fechar embalagens. O custo do fan de 40mm não deve passar os 5 reais, esses lacres devem sair 100 por 5 reais ou menos. Você também pode optar por um kit da Clone que custa 12 reais e vem com 40 desses e mais algumas coisas para você organizar cabos e coisas assim.

Para placas de vídeo fanless você pode colocar um exaustor “PCI” e/ou um VGA Support, que nada mais é um suporte para fan que fica preso nos parafusos dos PCIs por meio de um pequeno pedaço de acrílico ou ferro (no caso do Zalman). Tu também pode adaptar um fan no dissipador (entenda fazer gambiarra). Ou se tu dispor de cacife e algum conhecimento técnico a mais, poderá trocar o dissipador passivo da sua placa de vídeo por alguma coisa melhor.

Algumas dicas isoladas: se você tiver uma placa de som que necessite de dissipador (sim, existem! As ultimas high-end da Creative), seria interessante colocar um fan soprando ar nelas para ajudar a esfriar. Cuidado com fan para HD, tenho ouvido e lido muita reclamação de HDs com placa lógica oxidada por causa de coolers deste tipo. Se for usar esse tipo de cooler, use com cuidado e tenha sílica gel aplicada. Uma ultima dica, prefira as fontes com fans de 120mm ou maiores, elas são mais silenciosas e ajudam mais que as com fan(s) de 80mm. (E geralmente são de melhor qualidade.)

Então vamos começar a faxina por etapas, primeiro verifique se você tem algum filtro para fan no gabinete ou se o gabinete é feito com frente feita de filtro lavável tipo o Cooler Master Elite 331 e vários outros. Se tem, verifica se eles estão limpos, se estiverem passe para o próximo passo. Caso contrário, remova-os com cuidado para não estragar e lave eles na mão. NÃO coloque na maquina de lavar roupa, não vai prestar!

Agora verifique se o cooler do processador está limpo, se não estiver, limpe. Se preferir, pode lavar-lo em água corrente e secar com secador de cabelos. Mas atenção, o dissipador do cooler tende a ficar MUITO quente se tu usar o secador no quente. (Capitão Óbvio ao resgate!)

Aproveite que já tirou o cooler e limpe a base dele com uma flanela com um pouco de álcool isopropílico, não passe papel higiênico ou coisas que possam riscar o dissipador, nem faça pressão demais em cima de processadores descobertos, tipo Athlon XP, pois eles quebram com alguma facilidade. Limpe toda pasta térmica do processador e do dissipador. Quando for recolocar o cooler, lembre de aplicar uma nova pasta térmica de qualidade. Às vezes, aplicar a pasta térmica da maneira ideal já diminui um pouco a temperatura do processador.

Se você tiver algum dinheiro sobrando que queira investir no computador, pode comprar uma Silver Arctic 5, que até onde eu lembro é uma das melhores pasta térmicas existentes. Certamente não precisa ser uma Silver Arctic 5, mas não aplique coisas genéricas como Implastec! FFS, isso é pasta térmica para componente eletrônico de baixo calor! E não, pasta de dente não serve para isso!

Já que está faxinando o computador, que tal verificar se a placa mãe não precisa de uma limpeza? Há quem recomende o uso de ar comprimido, porém dependendo de como você usar, pode danificar a placa mãe ou fazer jumpers saírem voando. Eu prefiro um pano seco ou mesmo papel higiênico. Quando for limpar qualquer placa do computador, EVITE envergá-la. Se o fizer, pode danificar as trilhas e causar problemas. Apesar de não parecer, elas podem ter trilhas rompidas, pois certas placas mãe tem até 8 placas de circuito impresso sobrepostas.

E o mais importante: se tu não sabe onde vai cada cabo, procure não soltá-los. Se precisar fazer isso preste atenção de onde tirou e a orientação do encaixe. Nem sempre só porque encaixa funciona – falo por experiência própria. 😉 . Na dúvida, tenha sempre o manual com você. Você também pode substituir os cabos flat normais por round cables, eles melhoram consideravelmente a circulação do ar e acumulam menos poeira.

Acho que é isso, espero que seja útil
para alguém. 🙂

Edit: Esqueci de uma coisa, lembram que eu falei no kit da Clone para organizar cabos? Pois é, esqueci de incluir algo relacionado. Então outra coisa que prejudica muito a circulação de ar interna é o excesso de cabos desorganizados por onde o ar passa. Você pode usar aquele Kit para organizar seus cabos de forma que ele fique menos bagunçado e bloqueando menos ar o possivel. 😉

Anúncios
11 Comentários leave one →
  1. 16/02/2009 23:14

    Eu tive de tirar os fans que jogam ar pra dentro dos gabinetes aqui de casa porque eu moro perto da praia e o sal estava corroendo a placa lógica dos HD’s além de enferrujar as partes de ferro da placa-mãe e do gabinete. =/

    Não conhecia e achei interessante esses gabinetes com a fonte embaixo da placa. Além da ventilação, deve melhorar a arrumação dos fios, já que a tomada geralmente é mais embaixo.

  2. 17/02/2009 7:03

    Fotos, fotos, fotos cadê as fotos?

    Quanto aos paninhos de limpar panela, já vi gente trazer o PC para eu arrumar e que tinha esse paninho até nos fans que expulsavam o ar do gabinete.

    @Mamutti
    A mesma pessoa do caso acima, pegou óleo lubrificante, e borrifou na placa inteira. Nem te conto o que aconteceu na hora de colocar o cooler do Celeron 478(acho) de volta, com aquele óleo todo.

  3. 17/02/2009 13:24

    Mamutti, lol. ;p
    Perini, me compra outro xD de 2GB que eu tiro as fotos. o meu foi-se.

    Removi um link por estar linkado nas pastas térmicas genéricas, a lá implastec. 😛

  4. 17/02/2009 13:45

    @Perini: (em coro) Conta! Conta! Conta!…

    @Keaton: sacanagem com o link. Levar os leitores a outros textos no blog é bom, sabia?

  5. 17/02/2009 14:33

    @Mamutti
    A chave de fenda, na hora de recolocar a trava do cooler que estava colado pois n consegui tirar, escapou e atingiu a placa-mãe. E viva e ele consegue atingir uma trilha. I’m sou Phoda. A sorte que, não sei como, a trilha não foi interrompida, ou foi. O negócio é que a placa mãe funcionou normalmente.

  6. 18/02/2009 0:58

    @Mamutti, a idéia era não linkar o artigo em coisa que eu falei para não fazer logo no paragrafo acima. 😛

  7. Gladiadorjp permalink
    07/08/2009 16:48

    Vão se fu*** seus pu***, suas put****.

    • 07/08/2009 18:16

      Vejo que você passa longe desses adjetivos, afinal tu és bem pior. Palavreados desse tipo além de infantil são extremamente mal vistos pelo iCaju.

      Ah mandem spam pra esse PDP joaowiciuk@hotmail.com

  8. WeHA permalink
    26/02/2011 18:32

    Muito bom o artigo… Seria melhor se tivesse algumas imagens (imagens deixariam o artigo mais leve para ler) e divisões em tópicos (facilitaria achar o assunto que esta procurando dentro do artigo)… Gostei muito. Vou continuar lendo os artigos do blog… 🙂

Trackbacks

  1. Como diminuir a temperatura do CPU sem custos « iCaju
  2. Retrospectiva I « iCaju

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: