Skip to content

Artista Desconhecido – Faixa 1

13/02/2009

Deveria haver um bloqueio em todos os programas que ripam CD’s obrigando o usuário a preencher os dados do álbum antes de ripar. Ponto.

Todo ripador de CD’s que se preze possui funções para editar as tags do álbum, funções que a maioria das pessoas não usa. Quando a coleção alcança um tamanho considerável (qualquer coisa além de um dia de música ininterrupta) mais cedo ou mais tarde surge a necessidade de organizar esses arquivos, e a ausência dessas tags deixa o banco de dados dos programas que se propõem a fazer essa tarefa uma zona.

Não são só os players que ficam bagunçados por causa da preguiça dos usuários: o last.fm, “A” rádio online social, também perde muitos dados estatísticos, que são a base do funcionamento da parte social da rádio, por causa de tags incorretas ou inexistentes. Estão registradas 1.431.745 execuções (82.079 ouvintes) somente para “Artista Desconhecido”, e o last.fm classifica-o como parecido com Victor & Leo. LOL!

Não uma imagem que possa ilustrar melhor esse artista!

Capa do último álbum de Artista Desconhecido.

Ainda segundo as estatísticas do last.fm, a faixa mais tocada de Artista Desconhecido é a Faixa 4, que é o 4º single de “Álbum Desconhecido”.  É óbvio que se essas músicas estivessem com as tags corretas as estatísticas seriam bem melhor aproveitadas pelo last.fm e pelos usuários do serviço.

Keep it clean stup... erm... pal!

Keep it clean stup... erm... pal!

Chato é ver que “Unknown Artist” possui apenas 7.071 execuções (2.016 ouvintes) contra 1.431.745 execuções (82.079 ouvintes) de “Artista Desconhecido”, e que “Track 1” possui 8.988 ouvintes enquanto “Faixa 1” tem 43.916 ouvintes. Inglês é a língua mais falada no mundo e provavelmente também é a língua da maioria dos usuários do last.fm. Mesmo assim os falantes do português conseguem fazer uma bagunça maior no sistema de estatísticas do site.

Consertar as tags de uma grande quantidade de músicas pode ser um saco, mas há vários programas específicos para isso, que editam e renomeiam arquivos em massa. Alguns até criam estruturas de diretórios. Para Linux eu recomendo o Tag Tool, o Amarok e o Banshee. Para Windows eu conto com a colaboração de seus usuários nos comentários deste post. 😀

Só lembrando… preencha as tags da música, ok?

Fonte? O próprio last.fm.

PS: Eu sei que o formato das tags é ID3, e você que leu e sentiu falta desse termo, se está reclamando é porque ele era desnecessário. 😉

Anúncios
4 Comentários leave one →
  1. 22/02/2009 23:00

    Para Windows, um bom programa de organização e manipulação de tags é o The Godfather.

    Se não sabe qual é o nome da música ou tem preguiça de preencher, o player Winamp tem o recurso de Auto Tag, que busca em um banco de dados na Internet pela assinatura da música, como um “Track ID”. E funciona bem para as músicas mais conhecidas.

    []’s!

  2. 23/02/2009 10:04

    E aí, caras! Gostei da proposta do blog. Vocês tem potencial. Sugestão: invistam um pouquinho e registrem um domínio. O blog merece! Abraços!

  3. 24/02/2009 21:12

    @Leonel: no Linux o Amarok faz esse servicinho. 🙂
    Se você usa Gnome pode usar o Picard (do site MusicBrainz) que funciona também em MacOS e Windows.

    @Fabiano: cara, valeu pelo elogio! Nós até registramos o icaju.com, mas não mapeamos ele no wordpress (=/) por isso ele só redireciona para o icaju.wordpress.com

    Pelo menos os nossos emails são @icaju.com 🙂

    []’s

  4. Hawk permalink
    12/03/2009 16:09

    Eu sempre edito as tags das músicas que ripo, se eu baixo algum álbum, onde o infeliz que ripou não preencheu as tags, eu mesmo preencho.

    Uso dois programas no Windows:

    O TagScanner, para renomear arquivos usando as tags e o MP3 Tag Tools, para editar as tags propriamente ditas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: