Skip to content

Review: Tripé STC-360

04/02/2009

Quem explora ao máximo os recursos de sua câmera digital (ou mesmo de filme), sabe que ter um bom tripé é fundamental. Sem ele não dá para fazer HDR, fotos panorâmicas de 360°, fotos de longa exposição, timelapse, e até fotos em que você, o fotógrafo, aparece. O tripé STC-360 é bem simples e não tem marca, no entanto, ele é um produto facilmente encontrado no MercadoLivre e em lojas de fotografia. Muitos o estão comprando, por isso produzi este review.

O tripé veio com uma capa bem básica (verde, com uma alça ajustável, sem bolsos, material padrão de mochila) e envolvido em trocentas voltas de plástico bolha, mas isso deve variar a cada loja. A capa cumpre bem o seu papel na hora de proteger o tripé de arranhões e facilita o transporte, mas não vai ajudar muito se ele cair. Aliás vai… vai te ajudar a catar os pedacinhos.😉

Capa verde, coisa de macho xD

Capa verde, cor de capa pra macho xD

Ele é grande, mesmo fechado

Ele é grande, mesmo fechado

Este é o máximo que ele alcança, com os pés afastados

Este é o máximo que ele alcança, com os pés afastados

O tripé é basicamente feito de plástico com tubos de alumínio, possui duas bolhas de nível (uma na articulação dos pés e outra na base da câmera) permitindo ajustar a (não-)inclinação da câmera no eixo vertical e igualar a altura dos pés, já que o que pode ficar em desnível é a cabeça do tripé, e não os pés. O eixo horizontal é você quem ajusta, na base do olhômetro, através de um parafuso localizado na frente do tripé. Ele também permite que você vire a câmera de lado e tire fotos do tipo retrato.

Note as bolhas e a posição de retrato

Note as bolhas e a posição de retrato

Os pés são presos a um eixo central que por sua vez é ligado a uma porca, permitindo regular a distância entre eles, além de mantê-los sempre com a mesma distância de um para o outro. Os pés são retráteis e possuem três segmentos, como aquelas antenas de colocar em cima da TV. Nada impede que você ajuste o comprimento do pé sem puxar o segmento todo, o que é ideal para apoiar o tripé em móveis e escadas, por exemplo. Infelizmente as travas dos pés também são de plástico. Felizmente no meu caso o equipamento é bem leve e por isso não me preocupo muito com a resistência do tripé.

Nivelado, com dois pés no chão e um na escada

Nivelado, com dois pés no chão e um na escada

S

As travas de plástico dos pés :S

Há uma manivela para elevar a cabeça do tripé facilmente sem precisar mexer nos pés. Enquanto a trava da manivela está solta a cabeça sacode bastante, mas como você precisa travar a manivela para a câmera não descer de vez isso não chega a ser um problema. Você pode apontar a câmera para qualquer direção com esse tripé, usando os vários parafusos que ele possui. O ajuste vertical (que você usa pra apontar a câmera para o chão ou para o céu) é razoável, mas é muito difícil colocar a bolha de nível entre as marquinhas. Se você for travar ele em uma posição lembre-se de segurar a câmera enquanto gira o parafuso: quando você aperta demais ele mexe a cabeça pra trás ao invés de apertar.😛

A base (ou sapata) da câmera é facilmente removível usando uma trava específica para isso. É preciso retirar ela do tripé para apertar o parafuso que prende a câmera ou, dependendo da sua câmera, para trocar o cartão de memória e as baterias. Às vezes acontece de você querer tirar uma foto de alguma coisa sem mexer no tripé, ou então você pode querer levar a câmera do tripé; a trava da sapata te auxilia nessas horas ao permitir o engate e o desengate da câmera de forma rápida, pra você não perder nenhuma foto porque estava folgando o parafuso da sapata.😀

Por fim, a construção dele é sólida o suficiente para acomodar uma câmera compacta, apesar de os pés entrarem se você forçar muito para baixo ou colocar muito peso no gancho. Ah, eu já ia esquecendo do gancho. Você pode pendurar coisas nele para que o tripé fique mais firme no chão, mas use o bom-senso, ok? Apesar de todos os defeitos o tripé STC-360 é ideal para quem está começando no mundo da fotografia e não quer investir uma fortuna um tripé profissional. Ele quebra o galho e já me ajudou bastante. Custou R$60.

UPDATE: Parece que o Keaton não teve tanta sorte com o seu tripé de R$90. =/

UPDATE 2: Conforme foi pedido nos comentários pelo Rodrigo, aqui vão algumas informações adicionais. A altura do tripé até o engate com as pernas afastadas e extendidas é de 1,3m. Com o prolongador da coluna central até o talo ele alcança 1,65m. Com as pernas menos afastadas ele alcança até 1,7m, mas perde a estabilidade.

O gancho é de plástico =/

O gancho é de plástico =/

Clique para ver em tamanho maior

Clique para ampliar

Veja outros reviews aqui.

46 Comentários leave one →
  1. 05/02/2009 14:02

    Parece muito bom mesmo, pena que minha câmera não é decente, só queria o tripé para fazer LED paint mesmo.

    Agora tente tirar uma foto com a câmera no tripé.
    Dica: Usa um espelho, ou mais, se quiser tirar de outros ângulos.

  2. 05/02/2009 17:06

    Pra fazer LED Paint você nem precisa de tripé ou camera, só precisa de um LED e de tinta (spray, guache, etc). }:)

    Eu quero só ver essa idéia dos espelhos, não que eu ache que a camera vai ficar invisivel, mas…😉

    Mais fácil e prático o Mamutti pegar outra camera pra tirar fotos.

  3. 05/02/2009 17:48

    O espelho grande que tem aqui em casa é muito antigo e distorce as coisas já. A foto vai ficar horrível.😛

    Vejam os vídeos. Quando postei ontem ainda tava upando.

  4. 05/02/2009 21:34

    faz um video review😄

  5. 05/02/2009 21:37

    Comédia o Mamutti fazendo mini review em video só com uma mão. xD

  6. 06/02/2009 18:27

    @Keaton: o que McGyver faria numa hora dessas?

  7. 08/02/2009 2:30

    @Mamutti: Pedir para alguém segurar a camera não é uma má idéia… sabe?😛
    Talvés improvisar um tripé, ou mesmo apelar pra aquelas porcarias de 10 reais? Simples³.🙂

  8. 08/02/2009 4:26

    Ah, tu perguntou o McGyver… haha…

    Acho que ele pegaria um dinamite, explodia causando um terremoto, separava terra da moto, ia até a cidade, comprava um maçã, plantava 3 sementes em 3 lugares próximos, adubava e regava, dae nascia em 5 segundos, e ele pegaria os galhos e amarraria, fazendo um tripé totalmente natural.😀

  9. 08/02/2009 14:18

    @Keaton: Ah, mas nem ficou tão ruim. Da próxima eu uso o tripé que veio de brinde (lixo, mas serve). Pedir pra alguém segurar é legal, vou treinar o gato para esta tarefa.😀

  10. 09/02/2009 20:38

    amarra tua camera na barriga do gato e um pão com manteiga virado pra cima nas costas do gato… poe a camera para filmar e joga ele pra cima. :p

  11. Taiane permalink
    13/02/2009 22:22

    Oi, tudo bem? Tô pensando em comprar esse tripé também, pelo ML.
    Quero saber: que câmera tu usa nele?

  12. Taiane permalink
    13/02/2009 22:27

    Opa! Falta de atenção minha… Já encontrei!

  13. 14/02/2009 19:32

    @Taiane:🙂

  14. 10/03/2009 2:46

    Parabéns pelo review! Bastante útil para aqueles que desejam adquirir um tripé básico, suficientemente decente e de boa altura.

    A propósito, seria interessante se pudesse ser adicionada à este review qual a altura máxima real deste tripé, considerando-o com as pernas totalmente extendidas e afastadas, medida do chão ao engate, sem o prolongador da coluna central extendido. Esta especificação é a que mais frustra aqueles que compram um tripé de “1,80 m, o mais alto do mercado” e recebem um tripé de 1,65 m ou, muitas vezes, apenas 1,50 m, porque o vendedor omite o fato de que ele só chega à 1,80 m com o prolongador totalmente extedido… Isso é especialmente inconveniente quando o fotógrafo tem pra lá de 1,85 de altura…

    Aproveito para deixar, a título de colaboração, uma sugestão para aqueles que desejam adquirir um tripé bom e barato: o Ambico V-0551. Parece que ele deixou de ser fabricado, mas ainda é possível encontrá-lo ocasionalmente no eBay e em lojas online no exterior (o meu eu comprei na Amazon.com). Basicamente é o mesmo tipo de tripé do STC-360 (que também é vendido no Mercado Livre como “W-360”). Entretanto, seu acabamento, qualidade, robustez, rigidez e durabilidade são superiores ao de que todos os tripés da mesma categoria que já tive oportunidade de conhecer e que são vendidos no Brasil (ele supera, inclusive, vários tripés similares de modelos bem mais caros e ditos “profissionais”). A qualidade do plástico é superior, é bastante estável (embora leve), possui largos pés de borracha anti-deslizantes e anguláveis (que se mantém horizontalmente planos em relação ao chão, independentemente do nível do terreno), o prolongador da coluna central não é frouxo (nem sequer desce sozinho, mesmo com equipamento acoplado e manivela destravada!), os parafusos são firmes e resistentes, a movimentação da cabeça é razoavelmente suave, possui uma altura real de aproximadamente 1,55 m (embora seja vendido como sendo de 67″, ou 1,70 m), vem com 2 engates (ou sapatas) de plástico super resistentes e emborrachados na parte superior (com parafusos de travamento de metal), manivela manipuladora enroscável, precisa e anatômica (com encaixes para os dedos), além de ter um design moderno e muito bonito! O único ponto fraco dele é o mesmo de todos os tripés desta categoria: dependendo do peso da câmera, a plataforma da cabeça nunca fica exatamente em 90º na posição vertical. Veja uma foto dele no meu portfólio online: “www.rodrigofaustini.net/photo.php?photo=604&exhibition=7&ee_lang=por”.

    Um grande abraço e continue o bom trabalho!

  15. 10/03/2009 4:00

    Ah sim, esqueci de dizer: esse tripé “STC-360” é fabricado por uma empresa chinesa chamada “Ningbo Jinhui Photographic Equipment Co., Ltd.”. Este é o link para o website deles, já na página do produto:

    “http://www.nb-jinhui.com/En/tripod.asp?Mid=1195&id=3490”

    Reparem nas especificações do tripé (aliás, completamente diferentes das descritas nos anúncios do Mercado Livre e em outras fontes de venda brasileiras…).

    Eles também fabricam diversos outros modelos de tripés e também vários outros equipamentos fotográficos (um deles pode estar dentro de sua casa ou estúdio neste momento…).

    É. Cada vez mais, o mundo está sendo fabricado na China!🙂

    Abraços!

  16. fabio permalink
    26/03/2009 17:08

    vc. saberia me informar onde posso conseguir outra sapata do engate rápido, mesmo que seja universal? perdi a minha e to sem conseguir usar meu tripe.

  17. 26/03/2009 18:55

    Fábio, a sapata de engate que você está procurando é para o tripé STC-360 ou para o Ambico V-0551 que sugeri logo acima? Para facilitar a comunicação e não “poluirmos” demais este post com mensagens pessoais que não sejam comentários, sinta-se à vontade para entrar contato comigo através do meu website, OK?

    Aproveitando: efetuei um mini-review do tripé Ambico V-0551, inclusive citando o STC-360 e sugerindo a leitura deste review aqui. Quem estiver interessado, pode encontrá-lo em Digiforum ou em Rodrigo Faustini.

    Abraços a todos!

  18. 27/03/2009 1:08

    @Rodrigo Faustini: não chego nem a ser um fotógrafo amador, apenas comprei o tripé pra brincar de fotógrafo, mas se um profissional da área o considera “suficientemente decente e de boa altura” não duvido que tenha sido uma boa compra. Vou colocar as medidas que pediu no post.

  19. 16/07/2009 13:37

    Muito maneiro o seu saite. Ando por aí à procura de um tripé para uma finalidade totalmente sui generis. Vou dar mais uma paginada….🙂

  20. CAMBAW permalink
    14/09/2009 18:03

    PARABÉNS!!! Muito boas as informações, muito bem detalhadas. Abraços!

  21. Dayse permalink
    15/04/2010 20:43

    Adorei o review.Bem explicado e ilustrado.Parabéns!

    • 16/04/2010 9:59

      Obrigado!!

  22. fabricio permalink
    17/04/2011 17:09

    uma pergunta , ele e realmente leve ? da para colocar ele em uma mochila de tamanho medio ?
    no meu caso e mais para viajems mesmo , recomenda ?

    • 17/04/2011 19:04

      Não sei bem o que você quis dizer com uma mochila de tamanho médio. O meu veio com uma capa própria, com uma alça, que serve pra transportar ele. Pelo tamanho dele eu diria que você precisa de uma mochila grande. O comprimento dele fechado é uns 65cm.

  23. fabricio permalink
    20/04/2011 12:34

    isso mesmo que queria saber no caso era mais para viajens inteo somente em mochilas grandes certo ? irei realizar a compra dele tambem graças a esse review obrigado !

    • 30/04/2011 9:22

      Eu já vi uns turistas com mochilas tenebrosas na rodoviária, mais compridas do que a própria pessoa e com dezenas de compartimentos. Tudo depende do que você considera uma mochila grande.😉

  24. Paulo Eduardo Balles Martini permalink
    22/07/2011 11:16

    Alguem poderia me ajudar qto à capacidade de peso que esse tripé agüenta? Estava pensando em compra-lo para trabalhar com filmagens (a camera é PANASONIC DVC20P e pesa 3kg). Aguenta? Abraço!

  25. 23/07/2011 22:36

    Paulo Eduardo, nunca vi especificação em relação a carga máxima. Essas coisas fabricadas na China geralmente não vem com muitas especificações técnicas, sabe como é… Mas *acho* que ele suporta 3 quilos sem problemas.

    Só um toque: a não ser que você pretenda filmar mantendo a câmera parada, esse tripé (e similares) não é uma boa escolha, porque os movimentos de giro horizontal e inclinação vertical não serão suaves. Como ele é ajustado por botões de pressão “à seco” (sem lubrificação alguma entre as partes plásticas e de metal), a filmagem ficará meio tremida durante esses movimentos. Para vídeo, o recomendado são tripés com “fluid head”, que se movem suavemente.

    Um abraço!

    • Gilmar permalink
      09/07/2013 23:34

      Perfeita colocação. Eu comprei esse tripé e me arrependi. Os movimentos não são suaves. Justamente por causa das conexões que são em plástico seco. Quando vc precisa girar suavemente, ele dá uns saltos… uns pulos..não é nda macio. Não recomendo.

  26. Paulo Eduardo Balles Martini permalink
    27/07/2011 10:38

    Oi…

    Me ajudem, please!! Tenho uma filmadora PANASONIC DVC20P…Semi Profi…

    Pesa uns 2 a 3 kg…vcs acham q esse tripé aguenta?

    Abraço!

  27. Paulo Eduardo Balles Martini permalink
    27/07/2011 10:40

    faustini

    Obrigado pela resposta!

    Eu tenho um tripé da HAMAH…q quebrou a cabeça. Aquele era otimo, mas nao acho pra comprar a cabeça pr aki!

    Entao, ateh alguem trazer da Europa, qro um provisório!

    Abraço!

  28. 18/10/2011 12:22

    Mamutte, eu tenho um tripé desses, mas esse tripé tem cabeça remomivel? tava precisando usar soh a parte de cima num slide cam
    vlw

    • 03/11/2011 0:59

      Tem não, Ivo. O que ele tem é sapata de engate rápido, que aparentemente não serve para usar com nenhum slide cam.

  29. Lili permalink
    14/11/2011 11:16

    Excelente review! O autor está de parabéns, pois esclarece mesmo todas as dúvidas a respeito do tripé STC 360. Principalmente para quem é iniciante como eu. Valeu!

  30. shizuoka permalink
    31/08/2012 15:40

    Tenho a canon t3 e com a lente ela fica mais ou menos uns 850gr será que esse tripe suporta o peso ? ela estando de todos os angulos numa altura de + -1,50 ?

    • 20/09/2012 12:15

      Olha, isso eu não posso te dizer com certeza. Minha câmera pesa 215g com baterias e o tripé parece superdimensionado para ela. Eu no seu lugar compraria, afinal se ele não aguentar o peso você vai ter gastado bem pouco.

  31. 13/10/2012 17:39

    Cara parabens pelo analise. Eu acabei dse comprar um desses e tenho DUAS DUVIDAS. 1 o giro HORIZONTAl é limitado e aquela parte da sapata sobe mesmo quando giramos para a HORIZINTALESQUERDA? 2. Pra que diabos serve um parafuso que tem abaixo do engate?? Nao sei se isso é defeito ou é assim mesmo. Valeu

    • 15/10/2012 5:19

      Acho que fiz uma confusão no artigo com o nome dos eixos, então vou tentar responder da melhor forma possível, mesmo não tendo entendido bem suas perguntas e suspeitando que elas são respondidas pelo texto e pelos vídeos com um pouco de boa vontade.

      1) A cabeça do tripé gira 360º na horizontal (mesmo eixo que giram as hélices do liquidificador), ou seja, o giro não é limitado. Isto significa que você pode dar voltas com a câmera andando ao redor do tripé, o que é útil para fazer fotos panorâmicas decentes.

      Já a sapata é a parte removível da cabeça onde você parafusa a câmera. Quando você quiser tirar a câmera do tripé rapidamente basta soltar a sapata do tripé, sem precisar desparafusar. A base onde se prende a sapata gira 90º na direção vertical (mesmo eixo que gira a roda de trás de uma moto) e permite colocar a câmera na posição horizontal (e fazer fotos na orientação de paisagem) ou na posição vertical (e fazer fotos na orientação de retrato). Nada impede que você também tire fotos com a câmera na diagonal.

      2) A minha sapata tem apenas um parafuso cujos sulcos ficam na parte de cima. Do lado de baixo há uma peça de plástico presa a cabeça do parafuso para que você possa apertá-lo/folgá-lo facilmente com os dedos. Creio que todos, senão a maioria dos modelos de câmera usem a mesma bitola de parafuso, portanto esse tripé deve ser compatível com a sua câmera.

      Se você não está falando do parafuso que prende a câmera então deve estar falando do parafuso mais abaixo, que serve para travar a manivela que eleva e abaixa a câmera na posição desejada. Sem isso, com o peso da câmera a manivela giraria sozinha como mostrei no primeiro vídeo.

      Espero ter sido bem claro.

      • Meire permalink
        25/10/2012 16:36

        Vc pode me dizer como faço para girá-lo na horizontal em 360? Abri todos os parafusos, mas não funciona.

  32. 01/12/2012 17:28

    Faltou um tripé para poder filmar.

    • 08/01/2013 11:31

      Na próxima vez que eu for comprar um tripé vou poder usar este tripé para filmar o novo.🙂

  33. Gilmar permalink
    09/07/2013 23:36

    Esse tripé não é suave. As conexões plásticas não permitem um movimento suave. Quando vc vai girá-lo, ele dá uns saltos.. uns pulos..é plástico seco com plástico seco. Nem lubrificando consegue-se bons resultados. Comprei e me arrependi.

  34. francilene permalink
    07/10/2013 21:44

    por favor me ajude, perdi a peça do tripé stc 360, o engate rápido, vc sabe aonde consigo comprar esse engate? o tripe é muito bom, utilizo em eventos sociais e está me quebrando maior galhão, obrigado se puder me responder, fui até no link do tripé mais não abriu a página…

  35. Anna Karolina permalink
    19/11/2013 16:28

    Tem como você me ajudar?
    Sou aqui de São Paulo – Grande ABCD e infelizmente não achei um Engate do tripé Universal STC-360
    eu já tenho o tripe mais o meu engate em um dos eventos levaram junto. ( muito cuidado ao emprestar equipamentos e certifique que na devolução está tudo no lugar ) e eu estou procurando uma loja seja online ou não que venda esse engate.

    se você souber de alguém ou loja por gentileza você pode me direcionar?

  36. 30/05/2016 15:12

    Olá, estou com um problema e gostaria de saber se consegue me ajudar… Na parte de cima onde tem o parafuso para engatar a câmera, existe um pino que você pode apertar e ele desce, queria saber qual a funcionalidade dele, pois, na hora que ajustar a câmera no parafuso eu não consigo, por causa deste pino, então não estou conseguindo usar o tripé. Obrigada desde já!

Trackbacks

  1. Resenha: Tripé Weifeng WT3770 « iCaju

Deixe uma resposta

