Skip to content

Refurbished vs. Usado. Que vença o melhor!

22/01/2009

Apresentação

Senhoras e senhores, leitores e leitoras do iCaju, por favor sentem-se e leiam até o fim porque a briga vai ser feia! De um lado do ring temos o velho e conhecido “Produto Usado”, do outro temos o recém-chegado, mas que vem conquistando um bom espaço na preferência do consumidor, o “Produto Recondicionado” (refurbished para os mais íntimos). Como queremos uma luta limpa, os dois serão avaliados usando os mesmo critérios. Que comece a batalha!

[modo-narrador-chato=off] 😉

O Usado

Todo mundo sabe o que é um produto usado. É aquele que alguém comprou, usou, abusou, deixou cair, arranhou, fez mais coisas do que imagina a nossa vã filosofia, enjoou e agora está querendo passar adiante para você, em troca do seu rico dinheirinho. Os usados se dividem basicamente em três tipos: os que “funcionam perfeitamente”, aqueles que “dá pra usar” e os quebrados, que se compra para aproveitar as peças.

O Refurbished

É um produto recondicionado. Ao ler esta palavra muitas pessoas já pensam que ele quebrou, foi consertado e está sendo vendido novamente. É verdade, mas não é sempre assim. Produtos de mostruário que são retornados ao fabricante e produtos fora de linha que estão empoeirando no estoque da fábrica também são vendidos como refurbished. Às vezes o produto apresentou defeitos ainda antes de sair da fábrica, foi consertado, e por isso não pôde mais ser vendido como um produto novo. Em outros casos o comprador não gostou de alguma coisa no produto e o devolveu para a loja, esta o encaminhou até a fábrica, que limpou, reembalou ele e o retornou como refurbished. Geralmente esses produtos são câmeras, desktops ou notebooks.

Disponibilidade

Os produtos refurbished são encontrados em lojas comuns enquanto os usados geralmente você compra com pessoas conhecidas ou através dos sites de leilão. Na hora de comprar um usado é fundamental testar o equipamento pessoalmente ou ser uma pessoa muito sortuda. Admitindo que ninguém gosta de abusar da sorte, é inviável comprar produtos delicados de pessoas que moram muito longe. Isso diminui muito a disponibilidade deles já que a maioria é vendida em sites de leilão por pessoas de outros lugares… Refurbished wins.

Propaganda enganosa

Uma coisa que acontece muito, a causa de 80% das reclamações de quem comprou refurbished: o vendedor jurava de pés juntos que o produto era novo, e pior, cobrou o preço de um novo, o que às vezes chega a ser mais de 2x o preço do refurbished. Com os usados ocorre de o vendedor usar eufemismos ao anunciar o produto (“é só um arranhãozinho…”) e omitir certos detalhes para vender por um preço maior, daí a importância de testar pessoalmente o produto usado e saber se ele realmente vale a pena. Por estes motivos… empate.

Preço

Ao encontrar um produto usado pelo mesmo preço de um refurbished não hesite: pegue o refurbished. Mas isso é muito raro de acontecer. Na maioria das vezes os produtos usados são muito superiores aos refurbished na mesma faixa de preço. Por motivos óbvios… preço bom é com o Usado.

Garantia

Por lei, todo produto adquirido de empresas regulamentadas deve ter no mínimo 90 dias de garantia. Produtos refurbished podem ser adquiridos através de empresas regulamentadas, os usados não. Há casos onde o vendedor do usado até te dá a nota original do produto que ainda está dentro da garantia de fábrica, há casos onde a moeda do cara-ou-coroa cai em pé 😉 . Compre sempre de lojas que forneçam nota fiscal ou tenham pelo menos uma boa reputação, caso contrário esqueça a garantia. Por fim, mais vale uma garantia de 90 dias na mão do que uma de 1 ano voando… vence o Refurbished.

Apresentação & Acessórios

Já comprei vários produtos usados que vieram num saco, outros em envelopes, quase todos bastante arranhados. Manual e outros acessórios não essenciais ao funcionamento são considerados luxo entre os usados. Já os produtos refurbished vem em uma caixa especial, como essa da Canon, que trouxe minha câmera:

Caixa diferenciada das Canon

Há outras pistas que informam quando o produto é refurbished, por isso vale uma pena dar um olhada no Google depois de comprar uma câmera ou computador, mas voltando ao assunto… eles vêm embalados direitinho, com tudo mais que acompanha o produto novo e em ótimo estado. A minha câmera mesmo veio sem nenhum arranhão na tela e no resto, porém rasparam um pouco a tinta da frente no compartimento de baterias, convenhamos, um lugar bem fácil arranhar (depois de uns dias na minha mão, com todo cuidado, já raspou bem mais). Por vir completo e em excelente estado… Refurbished vence o round.

Golpes Considerações finais

  • Os produtos refurbished passaram duas vezes pelo controle de qualidade do fabricante e (quando apresentam defeitos) são consertadas por especialistas na própria fábrica.
  • Os usados possuem as melhores margens de custo/benefício, dependendo do produto, pois…
  • No caso de eletrônicos mais caros e outros produtos delicados é mais seguro comprar o produto refurbished. Aqui não vou contar ponto para nenhum dos dois já que o ideal mesmo é comprar novo, se possível com garantia estendida.

Refurbished +1
Usado +1

Resultado

Por um placar de 4 x 2 o produto Refurbished vence o Usado. 🙂 Pense nas suas compras como um investimento e considere todas as variáveis na hora de comprar para não se arrepender depois. Esse artigo é só uma mãozinha pra você que está planejando comprar alguma coisa usada ou refurbished, não leve o que foi dito aqui como verdade absoluta. Cada caso é um caso, e é preciso ter senso crítico e discernimento para fazer sempre o melhor negócio. Boas compras!

Fontes: MeioBit e Consultitech.

Anúncios
17 Comentários leave one →
  1. 22/01/2009 12:53

    Ao meu ver…

    Garantia:
    Eu tive garantia de 120 dias na S6000fd… lalala, 33% a mais que os 90 dias das refurbisheds. Usada wins. 😛
    Problema da garantia dos refurbished é que você precisa enviar para a loja, que é quem dá a garantia (uma vez que refurbished geralmente não tem garantia de fabrica). Ai tu depende na boa vontade dos vendedores e/ou da loja. (já houve caso do produto sumir no ar e reaparecer a venda… haha)

    Apresentação e Acessórios:
    Minha S6000fd veio completa, sem arranhão e sem defeitos visuais. Todos acessórios, vários nem se quer usados.
    A caixa? O idiota perdeu, fail. Mas em compensação ganhei uma bolsa muito boa para carregar a camera no lugar. Outras coisas que vieram juntas: xD de 1GB NOVO e 4 pilhas AA NiMH 2500mAh em bom estado que o idiota que vendeu esqueceu na camera. (ele não queria dar as pilhas junto e esqueceu, só vi no onibus quando fui colocar as pilhas AA Eveready que tinha comprado… lol)

    Usados: 4
    Refurbish: 2
    Usado winz. lol

  2. 22/01/2009 14:50

    Ao meu ver…

    Foi um afinador, acho que é capaz de o ex-dono estar lendo isso.

    Apresentação:
    A embalagem estava toda velha e meio rasgada. Ja o produto funcionava e veio com baterias.

    Usado: 0
    Refurbished: 1

    Refurbished vence/ganha/dá de 1 a 0/chuta o pau da barraca/…

    Para o ex-dono, que tenho certeza que lerá isso, fica tranqüilo. XD

  3. 22/01/2009 21:13

    Quem se importa com caixas quando se ganha bateria (4x AA de boa qualidade 2500mAh -> ~65 reais), cartão de memória xD 1GB (~80 ¬¬) e bolsa (60)? 😀

  4. 22/01/2009 21:44

    Keaton, o que vem com ele e que não faz parte do produto (bolsa, cartão maior, baterias) são outros produtos, por isso não considerei nada disso. A minha câmera veio com as baterias que a Canon manda sempre (alcalinas) e com um cartão SD de 2GB (o vendedor trocou o de 16MB que vem por esse), mesmo assim o cartão não é uma vantagem do refurbished, nem tem a ver com o produto ser refurbished ou não.

    Não vou discutir com sua vontade de contestar, mas se o cara perdeu a caixa já é uma desvantagem para o usado. 😉

    A garantia foi sorte sua. TODO refurbished comprado em loja tem no mínimo 90 dias de garantia (loja ou fábrica). O usado não segue essa regra, só se for vendido em loja.

    Perini, \o/. Uma vez eu vendi um cartucho Mario Party, do Nintendo 64, horroroso no MercadoLivre. Eu fiz uma tabela bonitinha e tals e inclui asteriscos para as observações sobre os cartuchos. Uma delas era “cartucho envolvido com durex e manchado”. O cara não leu, me qualificou como neutro e ainda reclamou na qualificação. É mole?

    Eu ainda dei uma de besta e falei que deveria ter chamado a atenção dele. Devia ter esculachado o cara.

  5. 23/01/2009 13:44

    hahaha, o que eu vou fazer com a caixa? Provavelmente ia jogar no lixo e precisaria comprar uma capa anyway. 😛
    Pra mim o que tem mais vantagem, geralmente é melhor.

    Anyway ~205 reais de “desconto”… e lembra QUANTO eu paguei? xD

  6. 23/01/2009 19:40

    Por isso o usado tem o melhor preço. 😉

    Com a caixa você não faz nada (eu guardo), mas todo refurbished ou novo vem com a caixa de fábrica.

    Contou os preços dos acessórios como novos? Não vale! 😛

  7. Perini permalink
    23/01/2009 21:00

    soh passando para dizer que usado ou refurbished deve ser ultima opcao

    Ps:coment via iPod Touch

  8. 24/01/2009 3:18

    Mamutti, os acessórios foram novos mesmo, tudo tirado do estoque da loja. XD (menos as pilhas)

  9. 24/01/2009 18:02

    Era uma loja? Não era o ex-dono? O.o

  10. 26/01/2009 0:16

    O ex-dono vendeu pra loja para pegar outra camera. 😀

  11. 27/01/2009 23:18

    Que câmera ele pegou? 😛

    PS: Fiz isso uma vez. Tinha um GBC (usado, com 2 cartuchos) encalhado há séculos numa loja. Eu ofereci meu SNES (com vários jogos, dois controles, completo, todo acabado) pra trocar com o Game Boy e eles aceitaram. Venderam o SNES no mesmo dia. 😀

    Ainda bem que eu não troquei ele pelo Game Gear…

  12. 28/01/2009 18:13

    Sei lá que camera ele pegou… Mas eu vi uma RebelXTi e achei ela meio “de brinquedo”.. haha

  13. 03/01/2010 21:24

    Comperi uma tv da samsung (refurbished)veio com um pequeno arranão na falanta esquerdo so isso,o produto funciona perfeitamente e como foi dito sobre os produtos refurbished a tv veio na caixa samsung mas na caixa escrito refurbished e na tv um adesivo na parte de tras do televisor escrito que tinha sido revisado por uma empresa parceira da samsung,não tenho o que reclamar,e veio com nota fiscal e garantia de 2 meses contra defeito,como o amigo perini disse” que produtos refurbished so por ultima opção”.

  14. maranetama permalink
    10/02/2010 13:02

    Feitang, olá! Onde você comprou a TV Samsung Refurbished? Estou precisando comprar uma para colocar no meu restaurante, e gostaria de uma opção mais barata do que uma novinha em folha!

    • roberto permalink
      24/05/2010 10:58

      vc já comprou a TV?

      Está em SP ?

      Tenho toda a linha Samsung REF com garantia de um ano.

      • maranetama permalink
        24/05/2010 23:13

        Olá, como faço para receber a tabela de preços das TVs refurb?

      • RENATO permalink
        21/07/2010 0:37

        VC TEM ALGUMA LISTA DE TVS REF. ?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: