Skip to content

Internet na tomada finalmente vira realidade

21/01/2009

Começando do começo(¬¬). Internet na tomada pode ser traduzido para os leigos e desinformados como: internet na tomada de energia. Surpreendente? Talvez não para alguns, algo que começou como uma solução para levar internet de alta velocidade a locais de difícil acesso às operadoras finalmente tornou-se real. Ao menos para 150 apartamentos da cidade de São Paulo (que surpresa¬¬).

A infra-estrutura consiste em fibras óticas, gateways e a rede elétrica existente, essa é a beleza do projeto. Os dados percorrem o mesmo caminho que as outras tecnologias. As diferenças começam quando os dados que estão na fibra ótica encontram um gateway. Esse gateway recebe os dados e os modula de forma apoderem serem inseridos na rede elétrica, tudo isso embaixo de um transformador, aqueles que vemos nos postes. Depois os dados percorrem a rede elétrica até a residência e à cada tomada existente na mesma.

Cada gateway suporta uma velocidade nominal de 100Mbps mas na real o máximo é de 80Mbps. Não nos animemos muito, essa velocidade toda sera dividida para os usuários, de acordo com suas velocidades contratadas. Caso a demanda aumente podem ser adicionados mais gateways. A empresa por trás disso é a AES Eletropaulo Telecom.

O serviço ainda não é comercializado, mas previsões dizem que as vendas do serviço se iniciem nesse primeiro trimestre de 2009. Amém.

Para que não se orgulhem tanto assim do Brasil ou de São Paulo, esse tipo de tecnologia não é brasileira e já é conhecido pelos EUA e Europa.

É bom ver que a evolução chegou, pelo menos para alguém. Enquanto isso aqui na Bahia temos que sobreviver com internet ruim, lenta e cara.

A matéria fonte desse post encontra-se na INFO de Janeiro de 2009.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: