Skip to content

Comparação de ISO – Canon PowerShot A570 IS

16/01/2009

Alguém devem ter notado que as fotos que eu postava no blog não tinham uma qualidade muito boa. O fato é que elas eram todas tiradas com o meu celular, um Nokia 6600 “saboneteira”, em resolução VGA. Há tempos que eu venho precisando de uma câmera para fazer fotos de reviews, eventos, pessoas e também pra me aventurar pelo lado mais técnico da fotografia, uma área que sempre me despertou curiosidade.

Tomei vergonha na cara e comprei uma câmera, a que ilustra o título deste post. Quando encontrei esse modelo (que inclusive já saiu de linha) procurava por uma câmera compacta que tivesse um modo manual bastante flexível, que fizesse fotos e filmes de boa qualidade e que tivesse um bom custo/benefício. Felizmente, a minha opção pela A570 IS foi acertada: a câmera cumpre todos os meus requisitos e vai além. Custou R$320.

Não acho que vale a pena fazer um review sobre a câmera. Primeiro porque ela já saiu de linha e por isso não é mais tão procurada. Quem quiser uma câmera parecida e não encontrar a A570 IS deve optar pela A590 IS, que é basicamente a mesma câmera com mais megapixels (e mais ruído, já que os dois sensores são 1/2.5) e menos frames por segundo nas filmagens (60/30/15 da A570 contra 20/15 da A590). Ambas são muito boas, porém a A570 é ironicamente melhor.

O segundo motivo é que há vários reviews sobre ela em vários sites famosos de fotografia e todos recomendam a câmera. E por fim, ela não é uma câmera excepcional como esta coisa aqui, é apenas uma compacta comum com um bom firmware, estabilizador de imagem óptico e poucas perfumarias. Sem mais enrolação, aqui vai a comparação de ISO que eu preparei:

Clique na imagem para ver as fotos em tamanho maior

Clique na imagem para ver as fotos em tamanho maior

Usei meu tripé recém-chegado. A sala era iluminada por três lâmpadas fluorescentes e os objetos da foto estavam próximos a uma janela. O balanço de branco estava no automático (apesar de a câmera permitir usar um objeto branco como referência). O foco estava no automático e todas as fotos foram tiradas com f/2.6 e EV -1, pois a sala estava muito clara.

O estabilizador de imagem permite usar sensibilidades ISO baixas durante maior parte do tempo, já que a exposição pode ser um pouco mais demorada, por isso eu quase sempre tiro as fotos com ISO 80. Até o ISO 200 a imagem é muito boa, no ISO 400 é até usável e a partir do ISO 800 a imagem já fica ruidosa demais. Só devem ser usadas em casos de extrema necessidade, como em situações de pouca luz onde o assunto está se movendo. A própria câmera nunca usa algo maior que 400 com o ISO no automático.

Vale a pena comparar com a câmera do Keaton, uma prosumer. Quem quiser ver mais fotos tirada com a câmera, basta acompanhar o meu flickr, mas vou logo avisando: sou quase um fotógrafo amador, para ser um tenho de melhorar muito. 😛

11 Comentários leave one →
  1. 16/01/2009 21:48

    Claro que a tua escolha foi acertada, fui eu quem sugeriu a camera. ¬¬

  2. 16/01/2009 22:25

    Você sugeriu e eu pesquisei, ainda assim a opção foi minha. Lembre-se que você também recomendou outras. 😉

    Mas é verdade, se não fosse sua sugestão eu provavelmente compraria outra câmera.

  3. 18/01/2009 21:22

    Minhas fotos eram tão ruins que me pediram autorização pra publicar algumas em um blog gringo. 😛 (Não, não é muito famoso, até onde eu sei.)

    http://my.nowpublic.com/tech-biz/tiny-gadgets-dominating-ces-2009

  4. raptorhawk permalink
    12/03/2009 16:38

    Eu tenho uma igual. Estou bem satisfeito com ela. Pena eu não saber explorar tudo o que ela tem a oferecer.

  5. 12/03/2009 18:20

    @raptorhawk: sumiu hein cara? O Keaton me falou. Tentei te procurar pra saber alguma opinião sua mas como eu já disse, tava sumido…

    Quanto a saber explorar TUDO que ela tem a oferecer, já experimentou o CHDK? Dá uma googlada.

  6. fabiana permalink
    11/05/2009 17:05

    queria o manual em portugues da canon power shot a 550

  7. 11/05/2009 18:18

    @fabiana
    Tal manual não existe. O que você pode fazer é pegar o inglês e mandar o google traduzir.

  8. Bia permalink
    21/05/2009 15:47

    minha camera té da Sony e tem 3200 de ISO
    qdo eu comprei não sabia q prejudicava a foto
    =(
    tem como eu ageitar a configuração pra abaixar o ISO?
    por favor mande um e-mail pra mim
    biazinha20008@hotmail.com

  9. 21/05/2009 16:54

    Sem dizer o modelo fica difícil dizer. Mas deve ter sim. Se não tiver joga tua câmera no lixo.

  10. 20/06/2009 5:32

    Looking for Canon Power Shot Camera

Trackbacks

  1. Review: Tripé STC-360 « iCaju

Deixe um comentário

