Skip to content

Google Chrome 2, segundas primeiras impressões

14/01/2009

Não é nada fácil causar uma boa primeira impressão, afinal só temos uma chance de fazer isso. Porém o Google tentou fazer uma segunda primeira impressão com a nova versão do Chrome, melhor que a primeira obviamente, mas a distorção da realidade do Google não foi tão forte, tal qual do Steve Jobs, e não conseguiu mudar a primeira impressão que eu tive do Chrome.

1

De cara um problema grave, abrindo meus e-mails, o Hotmail não funcionou. Ele exibe a página, mas os links que, coincidência ou não, eram javascripts, não funcionavam, impossibilitando a utilização do mesmo. O pior é que o Google não pode nem dizer que esse é um endereço que poucos acessam. Avançando no review, vamos a velocidade, isso todos querem saber. Sem um método mais profissional para testar, simplesmente abri várias páginas ao mesmo tempo e comparei com o tempo de abertura do Firefox 3.0.5 e o navegador teve um tempo de renderização bastante curto.

Não tem muito o que dizer, assim como a primeira versão ele não me chamou muita atenção. Esse deve ser daquele tipo que come quetinho no seu cantinho. Em outros termos… não chama atenção não marca presença e se manterá pouco utilizado. Posso dizer que a única coisa que talvez consiga chamar atenção é a interface. Essa é bem simples. Usuários que imaginam um computador como um monstro, podem se familiarizar com o Chrome. Esse por sua vez ajudaria aos novos usuários à aprender a gostar do computador e migrar para o Firefox.

Um dos detalhes, que são apenas o que difere o Chrome do resto, é a possibilidade de clicar e arrastar as abas podendo soltá-las fora da barra de abas e abrir uma nova janela. Outro é a possibilidade de ver quais URLs o Chrome tem uma senha memorizada.

Para finalizar: Alguns sites, sem que o endereço fosse totalmente digitado como “www.hotmail.com” e “hotmail.com” , não funcionaram e o navegador não foi capaz de abrir a página. Além disso “errinhos” como esse:

Reparem no icone do Chrome, ele sobrepõe-se aos outros botões.

Reparem, o ícone do Chrome sobrepõe-se aos outros botões.

Algo curioso que não sei dizer se é bom ou ruim. Para cada nova aba aberta um novo processo é iniciado. O uso da memória vária de acordo com o conteúdo da aba.

Já que imagens falam mais que palavras, ou não, pensem nos cegos:

4910
75

Para quem usa o WordPress: esse post foi inteiramente feito no Chrome 2 sem problemas.

Para quem quer testar pessoalmente aqui vai o link para download.

Veja outros reviews aqui.

Anúncios
One Comment leave one →
  1. 18/01/2009 21:07

    Acho que ele chamou bastante atenção sim, mas não por ser um novo browser, e sim por ser “o browser do Google”. Conheço um monte de “arrastadores de mouse” que estão usando o navegador e gostando; boa parte nunca usou o Firefox.

    Uma das coisas que elogiaram na primeira versão (se não me engano) foi a velocidade do Javascript, e agora não funciona tão bem. Quem mandou usar hotmail? \o/

    Quanto aos processos, isso é muito bom e deveria ser implementado nos outros navegadores. Se uma aba trava você pode matá-la e continuar usando o navegador normalmente. Direto no Firefox eu estava usando o ChatZilla, o flash travava e eu perdia o fio da conversa. Agora uso XChat.

    PS: o Firefox mostra as URL’s com senhas gravadas e se você quiser ele ainda mostra as senhas na tela, isso desde muito antes do Chrome existir.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: