Skip to content

Review: TV 42′ LCD Philips 42PFL7803D Ambilight

20/12/2008

Philips “sense and simplicity”. Esse é o lema da Philips e parece que ela trabalhou bem a parte do “sense” neste aparelho com o revolucionário, ou não, sistema Ambilight e som com o sistema WooX. Além disso ela ainda tem: Pixel Plus 3 HD, EasyLink, DTV e HD Natural Motion. Muitos sistemas de melhoramento de som e imagem mas será que eles realmente ajudam?

Iniciando esse review comento sobre o visual geral. A televisão é bastante bonita, moldura black piano que dá um destaque a mais nas marcas de dedo imagens. Um detalhe em acrílico que não faz muita diferença, enfim é um detalhe. Ao contrário da frente, a parte de trás é branca e dá impressão de sujo, mesmo assim que retirado da caixa. Acompanhando a traseira o pedestal de vidro temperado também é branco.

geral

geral

Especificações, por sinal bastante específica.

especificação

clique para ampliar

Depois de ter lido as especificações ficou bem claro a parte técnica. Indo para a parte  da usabilidade, o menu da TV é bastante intuitivo, e simples. Pode ser acessado a qualquer momento. A função Ambilight, que não é lá essas coisas, deixa um pouco mais dinâmica as suas monótonas tardes assistindo Dr. House ou quem sabe Brokeback Montain, afinal gosto é gosto. Ainda sobre o Ambilight, ele quebra um padrão de qualidade que é a não emissão de luz pela parte de trás do televisor ou monitor. De fato a imagem com o Ambilight tem sua atenção um pouco desviada, chega a ser irritante a depender da intensidade da luz pois você não sabe para onde olhar. Depois que você se acostuma, como disse antes fica mais dinâmico e interessante. Se caso não se adaptar pode deixá-lo com uma cor estática de sua preferencia ou desligá-lo.

A qualidade de imagem gerada pelos sistemas Pixel Plus 3 HD e HD Natural Motion, é realmente melhor que sem eles. As reproduções de DVDs, que tem uma qualidade de imagem superior ao sinal de antena (não digital), ficam muito boas. Quanto ao sinal digital, não pude testar. Apesar de já ser emitido sinal digital na Bahia e a TV possuir receptor embutido, parece que a cidade que acolhe o aeroporto internacional de Salvador, Lauro de Freitas, não está dentro da cobertura do sinal. A entrada do conversor (sinal digital) e do sinal de TV analógico é a mesma. Mesmo sendo TV por assinatura, a sintonia dos canais (70 nesse caso) demorou um pouco, cerca de 2 minutos. O mesmo vale para a sintonia dos canais digitais.

A demora não incomodou somente na sintonia de canais. Ao ligar a TV, mesmo estando ela em stand-by, demora cerca de 30 segundos. Isso incomoda aos mais apressados, principalmente se você correu para ligar a TV para poder pegar o final da novela e ver quem matou Odete Roitman. O que não precisa de espera é a atualização da imagem que ocorre a 100hz e demora 3ms (milisegundos).

Usando como monitor para o computador ela se saiu muito bem. Apesar de não ter exibido alguns jogos, devido à resolução, a qualidade da imagem ficou boa e sem arrastos.

Entradas, entradas, muitas entradas. Essa define bem quantas conexões tem a TV. As conexões estão distribuídas na parte de trás e na lateral esquerda, assim como os botões de canal, volume, menu entre outros sendo que esses estão no lado direito.

entradas parte de trás
entradas parte de trás
entradas laterais
entradas laterais
painel de controles
painel de controles

Ainda sobre o aspecto físico do aparelho, o fato de as caixa de som ficarem na traseira não atrapalhou em nada a qualidade do som que por sinal tem um belo grave. Os 30watts de potência são suficientes, nem com o volume no máximo o som não distorceu. O impressionante é que apesar de tudo isso os auto-falantes são pequenos.

ato-falante
auto-falante

O Active Control é um dos muitos sistemas existentes, a função dele é regular o brilho do televisor. O brilho é ajustado de acordo com a luminosidade do ambiente, essa é detectada por um sensor no canto inferior direito da TV. É uma função interessante porém quando a luminosidade do ambiente não é nem muita nem pouca o sensor não sabe se aumenta ou se diminui o brilho, então fica piscando a TV aumentando e diminuindo bruscamente o brilho. Isso é muito ruim principalmente   para queles que são mais velhos experiente.

Por último mas não menos importante, o controle remoto. Esse não é muito intuitivo, ao contrário de quase todos os outros modelos de controles, ele possui as teclas de números na parte inferior. Devido a isso é mais desconfortável para mudar o canal, além de ser mais difícil acertar os números sem olhar os botões. Já me peguei várias vezes segurando o controle ao contrário. Pelo menos suas teclas são macias.

Controle da TV

Controle da TV

Essa TV também é indicada pela revista INFO de  novembro de 2008 como um dos televisores com melhor design e qualidade de imagem. Um fato que me deixou em parte contente, foi o fato de a TV rodar LINUX, isso mesmo. Os critérios da licença são ditos em dois momentos, no manual e numa folha somente para isso. Aqui vai um trecho que diz a versão do kernel utilizado, onde encontrar o código fonte e etc.

clique para ampliar

Mais fotos e alguns vídeos:

Veja outros reviews aqui.
Para ver mais artigos do Perini clique aqui.

2 Comentários leave one →
  1. CWaster permalink
    20/12/2008 18:15

    Bom review Perini, pelo que ví o que dá nome a TV é o menos atrativo dos recuros.

Trackbacks

  1. TV Digital: Vale a pena investir agora? « iCaju

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: