Skip to content

Jargões fotográficos

01/12/2008

Muitas pessoas não sabem o que são alguns jargões básicos da fotografia (digital), coisas do tipo pixel, point-and-shoot… e por aí vai, então organizei esta pequena lista com jargões, termos e algumas explicações. (Que podem ser corrigidas caso estejam erradas. Eu não mordo.) 😉

Fotografia básica:

  • Flash é a luz auxiliar para fotos onde se tem baixa iluminação (não é o único uso do flash);
  • Pixel, plural Pixels, é cada “pontinho” que compõe a foto. A quantidade de pixels por foto é usada para dizer qual a resolução de uma câmera;
  • Mega Pixel é o conjunto de um milhão de pixels;
  • Timer, ou Temporizador, é o recurso que permite você programar a câmera para disparar após alguns instantes caso queira aparecer na foto também;
  • Point-and-Shoot, ou aponte e fotografe em português, são câmeras ou modos que permitem o usuário tirar fotos sem se preocupar com configurações do tipo abertura do diafragma, tempo de exposição, sensibilidade ISO e coisas do gênero;
  • Zoom digital é o “corte” e “ampliação” do centro da imagem via software onde “cria-se” pixels para manter o mesmo tamanho. Visa dar uma falsa impressão da foto estar mais próxima;
  • Zoom óptico é a aproximação feita pelo reposicionamento das lentes e cuja perda de detalhes é mínima ou inexistente.
  • Disparador é o botão que se aperta para capturar a imagem.

Fotografia intermediaria:

  • Sensibilidade ISO é a velocidade que o sensor captura a luz. Quanto maior a sensibilidade, mais rápida a captura, mais ruídos e perdas de detalhe acontecem. Cada câmera possui seu “limite” de sensibilidade ISO antes de começar a perder os detalhes da cena. As compactas mais recentes conseguem capturar aceitavelmente até uns 400, as SLR-like não tão recentes até uns 800, já as DSLR mais novas conseguem 1600 tranqüilo;
  • Tempo de exposição é o tempo que o sensor captura a luz para formar as imagens. Se o tempo for muito alto, você poderá criar uma imagem “queimada” (sobre exposta), se for muito baixo, poderá criar uma imagem “escura” (sub exposta);
  • Diafragma é o responsável por limitar a entrada de luz para o sensor. Quanto menor o número, maior a abertura, maior a quantidade de luz que entra e menor o tempo de exposição e a sensibilidade ISO necessários.
  • Equilíbrio de Branco é um ajuste que visa deixar as imagens com o branco correto. O problema é que a iluminação varia muito de lugar para lugar, e a “temperatura” do branco muda. Por exemplo, sob o sol a luz é diferente de um ambiente iluminado por uma lâmpada incandescente ou fluorescente. Até o Flash tem um tom mais azulado. Então para arrumar essa variação e não deixar a foto com uma aparência estranha, existe o equilíbrio de branco. 🙂
  • Foco automático ou autofoco é um recurso que a maioria das câmeras tem e que permite focalizar automaticamente o assunto da imagem, sem precisar ajustar o foco manualmente.
  • Foco manual é a possibilidade de focalizar uma imagem da maneira que você quiser. Nem todas as câmeras dão essa opção.
  • Fotometria é a medição da luz em termos de como seu brilho é percebido pelo olho humano.
  • Obturador é uma espécie de proteção contra a luz no sensor que se abre apenas quando o disparador é acionado.
  • RAW é a imagem “crua”, ou seja, sem processamento algum, contendo apenas os dados capturados pelo sensor da câmera. É necessário processar estes dados para obter as cores da foto. Fazendo uma analogia, seria como o negativo das câmeras de filme. Geralmente só é usada quando se pretende editar a foto mais tranqüilamente depois.

Fotografia avançada:

(vou usar descrições um tanto vagas pois não estou tão avançado ainda. :P)

  • Distancia focal é a distancia entre o centro óptico da lente e onde a imagem se projetará (sensor da câmera).
  • HDR, High Dynamic Range (em português Grande Alcance Dinâmico), é uma técnica na qual três ou mais fotos (ao menos uma sub, uma sobre e uma exposta normalmente) são usadas para conseguir tons mais realistas. Também pode ser usada para conseguir tons mais artísticos.
  • Profundidade de campo é a distância até onde os objetos ficam nítidos na foto.

Alguns tipos de câmeras:

  • (D)SLR, são as (Digital) Single Lens Reflex ou chamadas de (Digital) Reflex, são as câmeras (digitais) profissionais ou para entusiastas. Elas se utilizam de um sistema de espelhos e um pentaprisma para mostrar a imagem no visor, esse sistema é chamado “reflex”. Geralmente possuem MUITO mais recursos, qualidade de imagem superior e também custam MUITO mais caro que as compactas mais populares.
  • SLR-like são câmeras que parecem ser (D)SLR porém não são. As principais diferenças entre elas é o fato delas não usarem o sistema reflex para mostrar a imagem no visor e sim uma espécie de LCD. São quase tão complexas quanto as SLR de entrada, geralmente não possuem objetivas intercambiáveis e sim uma objetiva versátil, como a 28-300mm da minha S6000fd. Elas também são chamadas de “prosumer”, por terem como publico alvo os fotógrafos hobbistas mais avançados que não querem uma DSLR por causa de seu preço.
  • Câmeras compactas são câmeras de tamanho reduzido, geralmente com poucos ou quase nenhum recurso disponíveis. São também as mais populares e as mais baratas. As mais avançadas, como por exemplo a Canon PowerShot G10, são consideradas prosumers também.

Alguns tipos de filtros:

  • Filtros UV, são os filtros “de proteção física”. Teoricamente eles servem para proteger contra radiação ultravioleta, porém a maioria das pessoas não vê utilidade neles e devido ao baixo custo, usam apenas para proteger a objetiva de arranhões.
  • Skylight, ou simplesmente Sky, são filtros que geralmente combinam funções UV, filtro azul e de difusão. Eles são de cor levemente rosada. Às vezes tem o mesmo uso dos filtros UV.
  • Filtros Coloridos, como o nome já diz, são filtros coloridos.
  • Polarizador, serve para eliminar reflexos e brilhos indesejados e realçar as cores do céu e de objetos distantes (nas fotos onde eles aparecem).
Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. 02/12/2008 22:57

    Muito bom o post. Eu não sabia o significado da maioria dos termos listados e, como ainda não tenho uma câmera decente, acho que por enquanto é o bastante. Sugiro a você fazer um artigo mostrando as diferenças nas fotos para cada configuração de diafragma, ISO, tempo de exposição, profundidade de campo, etc.

  2. 04/12/2008 8:21

    Vai levar um tempo… :S
    To sem tripé para isso.