Skip to content

Por que usar analógico se temos digital?

27/11/2008

Desde o surgimento dos transistores o uso de sistemas analógicos, junto com as válvulas, entrou em decadência. Porém ainda é possível encontrar objetos cotidianos que são analógicos. Uma pergunta que não acho resposta: Por que usar analógico ao invés de digital? Tal como o título.

Muitos trariam um argumento parecido com: “Nós, humanos, somos analógicos e como tal devemos viver num mundo igualmente analógico, não somos máquinas.” De fato não somos máquinas e devido a isso não somos perfeitos e erramos. Contrabatendo isso vem a fala de um entusiasta do digital (eu por exemplo): ” Os sistemas analógicos já foram de grande ajuda, nos ajudaram a desenvolver os sistemas digitais. Agora o ábaco não nos fornece dados suficientes para o que precisamos.” Não entendo porque sistemas analógicos ainda existem. Para se ter uma idéia, eles são imprecisos, gastam muita energia, e nesse caso a mecânica, são velhos e para algumas coisas são difíceis de elaborar, como o relógio de pulso, devido a miniaturização das peças.

Entendo e apoio pessoas que não sabem/conseguem ler relógios analógicos, bem como as que não sabem ler qualquer outro mostrador analógico como: amperímetro, termômetro, sintonizadores de rádio, entre outros. Coitados dos que tem rádios com sintonizadores analógicos, para sintonizar um rádio sofre, passou 1/(1*10^5)mm do ponto e pronto, já perdeu a freqüência. Ao passo que com um sintonizador digital é só digitar a freqüência desejada e pronto. A vantagem da digitalização é tremenda não há, por enquanto, motivos plausíveis para a continuação da utilização do analógico.

Esse sistema deve ser extinto, deve apenas existir em vitrines de museus para mostrar a evolução do homem. Esse artigo histórico, não tem mais espaço no mundo digital, globalizado que vivemos hoje. Para provar o sucesso do digital nada mais que as fotografias, essas acabam com todas as esperanças do antigo sistema.

Anúncios
13 Comentários leave one →
  1. sensato1 permalink
    27/11/2008 18:43

    Respondendo a sua pergunta, existem 3 motivos:
    1- Custo: Apesar dos transistores serem baratos, mostradores digitais implicam em um custo, com o CI, visor led, iluminação e etc
    2- Beleza: Gosto é gosto, mas um relógio analógico também não tem a sua beleza??
    3- Qualidade: Em sistemas de amplificação, o único sistema que não distorce e achata as ondas sonoras ainda são as válvulas.

  2. 27/11/2008 22:20

    sensato1 fez jus ao seu nick. 🙂

    Pra mim você não sabe muito bem do que está falando. O transistor resolveu problemas das válvulas e trouxe outros também; idem para o sistema digital e o analógico.

    Assim como os ponteiros de instrumentos são mais resistentes do que visores LCD, a fotografia digital ainda tenta se aproximar da qualidade das câmeras de filme, os grandes músicos do mundo todo preferem amplificadores valvulados, as TV’s mais baratas com os melhores contrastes ainda são valvuladas e os relógios de ponteiro, apesar de serem mais difíceis de ver as horas, são os mais cobiçados e valiosos.

    Já a principal desvantagem do sistema digital é que ele só admite o sim e o não, sem considerar o talvez, o que o torna menos tolerante a erros.

  3. 27/11/2008 22:33

    @Mamutti

    Menos tolerância a erro não é uma coisa boa? Pelo que entendi você quis dizer o oposto.

  4. 28/11/2008 6:32

    @Perini

    Não é não. 🙂
    Vamos exemplificar desta forma: você fez uma prova e errou uma coisa pequena e o professor que estava corrigindo tinha uma tolerancia pequena a erros e te desconsidera a questão toda lhe fazendo perder uma boa parte da nota e tua mãe* não gosta muito da “imagem” que tu passou.
    Se a tolerancia dele fosse mais alta, ele apenas descontaria alguns poucos pontos e você ainda continuaria com uma nota boa, ai tua mãe iria gostar mais da “imagem” que tu passou.

    (acho que o exemplo foi bem absurdo, mas deu para entender.)
    *não leve a mal, só exemplo MESMO.

  5. 28/11/2008 6:32

    AAHHH… “decaidência”? 😛 (tá na segunda linha.)

  6. Renato permalink
    28/11/2008 9:36

    Hahahahahaha, cara, você sabe oque é um “Sistema Analógico”?? acha que só é utilizado em relógios e rádios??? A única diferença entre Digital e Analógico é que Digital trabalha com números Discretos, e Analógico trabalha com números contínuos, por aí já dá pra ter uma idéia de qual deles é mais poderoso 🙂

  7. 28/11/2008 9:36

    Fora alguns tipos de sensores que obrigatóriamente tem que medir valores analógicos, e como pressão temperatura,imaginem o sensor de pressão de ma caldeira tem que acusar a curva da pressão e não pressão alta ou baixa, mesmo onde existe um display digital medições feitas no meio ambiente em algum estágio são analógicas.

    PS’ eu também prefero displays digitais.

  8. 28/11/2008 10:11

    @Keaton: consertado! :S

  9. 04/12/2008 20:36

    Há muito tempo atrás ouvia-se músicas naqueles velhos aparelhos que reproduziam as músicas que eram gravadas nos discos de vinil (populares LP’s) que obviamente reproduziam o som gravado por sistema analógico.
    Com a invenção do CD, mídia que utilizava o meio digital como gravação, pensou-se que o LP estava com seus dias contados, falava-se muito da “qualidade de cd”.
    Porém, o que foi constatado mais tarde é que o melhor som é sim o dos discos de vinil, justamente por serem analógicos e não interpretarem tudo como ‘zeros’ e ‘uns’, podendo reproduzir uma gama muito maior de notas e efeitos sonoros.
    Caso tenha dúvidas, procure (sim, eles ainda existem) um vinil e um cd do mesmo álbum/artista, com qual deles você gastaria mais $ ? E pergunte a alguem que realmente entenda de música também a respeito de qual mídia tem melhor qualidade.

    Ps.: Dei o exemplo de música, mas há diversos outros também. Acho que ambas as tecnologias: digital/analógica podem juntas existir pacificamente (hehehe), cada uma tem sua vantagem e também desvantagem.

  10. Jess permalink
    25/09/2011 20:13

    Se não gosta de coisas analógicas, não as use, pra que postar isso no blog? aff

    • 26/09/2011 8:49

      Se não gostou do post, não leia. Porque comentar uma coisa dessas no blog???
      Além disso, só postei pra ver quantos idiotas, desprovidos de coisa melhor pra fazer, perguntam isso.

    • 03/11/2011 0:54

      Ele deve ter se esquecido da lei federal número 42.221, que diz que “um indivíduo só pode escrever sobre coisas que gosta nos blogs em que participa”. I’M TELLING!

  11. RODRIGO permalink
    03/06/2015 16:41

    sim, concordo….. radios de ponteiro por exemplo… pra sintonizar radios de dentro da cidade vai bem (sinal forte), mas pra sintinizar as de interior (sinal mais fraco)…. dai tem que ter paciencia no dedão… ficar ali girando em milimetros e balançando a antena…… , discos de vinil tambem.. hoje com pen drive e baixando musicas da internet até o CD esta saindo de circulação. relogio digital muto mais vantajoso, por exemplo tem uns da CASIo com a pilha pra durar 10 anos….. sendo que nos de ponteiro traidiconal uma media de 2 anos…. fora a precisão…… claro, respeitando os entusiastas que preferem o analogico, eu particularmente fico com o digital, por gosto e praticidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: