Skip to content

Tevatron. Colidindo partículas desde 1987.

11/10/2008

“LHC entrará em funcionamento.” Essa notícia, sem sombras de dúvidas, foi alvo de muitas críticas e em sua maioria ruins. O motivo era o medo das conseqüências dos resultados que poderiam ser obtidos. Mesmo com os cientistas, que administravam o projeto, terem dito que não há possibilidade de uma catástrofe global, as criticas não cessaram.

O que é o Tevatron? Esse é o segundo maior colisor de partículas, criado em 1987, só perde para o LHC (Large Hadron Collider). Para ser considerado o segundo maior colisor é de se esperar que seja grande, ele possui 6.3Km de extensão. Foram gastos US$290 milhões na sua construção. O colisor pertence ao Fermilab (Fermi National Accelerator Laboratory) que se localiza em Batavia, Illinois, EUA.

Tevatron

Tevatron internamente.

https://i0.wp.com/farm4.static.flickr.com/3024/2931482391_fa1989960d.jpg

Tevatron, Batavia.

Os testes executados no Tevatron são responsáveis por importantes descobertas, entre elas o top quark. Nele também são criadas os anti-prótons, que compõem o anti-átomo. Cientistas do mundo inteiro já executaram importantes testes nele, talvez o resultado desses testes tenham estimulado a criação do LHC.

Assim como os seus irmãos mais velhos, Intersecting Storage Rings, Super Proton Synchrotron, ISABELLE, o Tevatron será desativado, pois o LHC o superou em todos os aspectos, as previsões são de que em 2009 isso ocorra. Depois do Tevatron houve a construção de mais dois aceleradores o Relativistic Heavy Ion Collider e o Superconducting Super Collider
o primeiro continuara em funcionamento e o segundo teve seu projeto cancelado em 1993.

Assustado com a quantidade de aceleradores existentes? Isso só prova que as possibilidades de que um buraco negro, criado pelo LHC, engula todo o nosso sistema solar é praticamente nula. Prova também que as pessoas devem pesquisar bastante antes de dizerem algo. Tomara que o LHC permita descobertas que possam mudar o mundo como conhecemos hoje.

Fontes: Documentário “Arquivos Extraterrestres” por The History Channel, Wikipedia traduzido por Google.

One Comment leave one →
  1. Victor permalink
    21/10/2008 1:52

    gostei da reportagem…
    iCaju é cultura.. (já sabia)….
    Ygor, poste uma notícia dos anti-átomos (a preguiça me consome…)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: