Skip to content

LHC: Parado até 2009

23/09/2008

Desde a invenção da roda o homem não parou, e assim foi evoluindo sua tecnologia até a maior e mais recente ferramenta que o homem já construiu. Depois de longos 14 anos de construção o aro de 27Km de extensão finalmente, no dia 10 de setembro, entrou em operação após testes simples de aceleração das partículas, sem a colisão, aconteceu o pior.

Como diria Chapolin Colorado “Palma palma não priemos cânico!”, nenhum buraco negro que irá destruir a terra foi criado. O ocorrido foi um vazamento de hélio, que aconteceu na semana passada, e causou sérios danos ao LHC. O hélio era responsável por resfriar os cabos supercondutores à uma temperatura de -271°C, sem esse resfriamento os cabos superaqueceram chegando ao ponto de ser possível ferver água, 100°C. O pessoal do corpo de bombeiros teve que ser acionado. A causa mais provável do vazamento é uma conexão elétrica defeituosa entre dois dos grandes ímãs do acelerador, segundo o Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (CERN).

Fogo apagado hora de checar os danos e iniciar os reparos. Infelizmente o processo de análise do defeito e reparo são bastante demorados. Devido a isso e a coincidência com o inverno europeu, que é quando ocorre a pausa para manutenção da CERN, o LHC somente será reativado em 2009. Segundo estimativas, as atividades no LHC voltarão ao normal apenas após o primeiro trimestre do ano.

O homem ainda está entrando em sintonia com esse novo brinquedo, é previsível o acontecimento de novas falhas. A única coisa que nós mortais podemos fazer é esperar até ano que vem. Até lá teremos que nos contentar com o lançamento de elétrons contra uma parede de celulas fosfóricas, que ocorrem na televisão. A não ser que você se torne outro Eisten, isso será o mais próximo que você poderá chegar de um lançador de partículas.

Fonte: INFO Online.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: