Skip to content

Shell Script: QR-Coder

18/09/2008

Um belo dia em que eu estava sem muito o que fazer visitava o site do gerador de QR-Codes da Kaywa e criava algumas mensagens para mostrar para meus amigos que possuem programinhas leitores desses códigos em seus celulares. Observando a URL da página com a imagem gerada percebi que o código era criado de acordo com o que estava escrito na URL e decidi então criar uma interface para o site acessível pelo terminal do Linux, só não me pergunte o porque… achei que poderia ser útil.

O resultado foi um script relativamente grande, que funciona de dois modos: interativo e não-interativo. O modo interativo mostra opções, faz perguntas e gera o código, é útil quando a pessoa quiser gerar apenas um QR-Code ou quiser preencher os dados manualmente. Já o modo não-interativo funciona interpretando o comando que chama o script, o que permite integrá-lo a outros scripts, programas, bancos de dados, etc…

Aos interessados aqui está o link para o arquivo. Caso prefira o mesmo arquivo se encontra no pastebin.

Como estou cursando desenvolvimento de software eu gostaria muito se algum ser superior a este pequeno gafanhoto me mostrasse pontos onde posso melhorar o Script e se ele possui algum erro. Agradeço antecipadamente!

Agradecimentos ao YinYang @MeioBit e @irc.paponline.net que me ajudou com algumas dúvidas.

2 Comentários leave one →
  1. 24/09/2008 4:34

    Faz um decoder disso. 😀

  2. CArlos permalink
    19/01/2009 3:50

    PARA QUEM QUISER UMA CAMISETA DE CÓDIGO QR PERSONALIZADA, AI VAI A DICA:

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-88132938-camiseta-codigo-qr-com-varias-mensagens-sms-txt-url-cel-_JM

Deixe um comentário

