Skip to content

Review: Sunplus PMP (MP5)

16/09/2008

Apesar de ainda continuar me servindo como um pendrive, meu MP3 S1 Xing-Ling queimou depois de 4 anos de uso – e dizem que eles quebram rapidinho… -, por causa disso fui atrás de um aparelho barato, um PMP, para tocar minhas músicas, passar e gravar vídeos. Para isso ele tinha de ter uma tela razoavelmente grande, não tentar imitar outro player (ODEIO players que tentam imitar outros players, eles sempre falham miseravelmente) e ter câmera.

Como os únicos aparelhos aparelhos, além dos celulares, que conciliam todas essas funções são os famigerados MP(coloque aqui o número de funções) eu procurei  um que fosse, ou ao menos parecesse, menos vagabundo que os demais. Encontrei um com design legal no DealExtreme, mas não pude pegar ele por culpa do PayPal, aí acabei pegando este aqui, no MercadoLivre:

Esse MP5, que se auto-denomina um PMP (Portable Media Player) provavelmente é fabricado na China por uma empresa que prefere não se identificar (bom pra eles). No entanto o kernel o identificou como sendo um produto da Sunplus e por isso eu o chamo de Sunplus PMP.

O coração dele é um SoC da Sunplus com suporte a USB 1.1 e um processador ARM de 32 bits embutido, capaz de alcançar até 168MHz. Acompanhando o “chipão” temos um chip de RAM Elpida de 8MB e uma memória flash Hynix de 1GB, uma ótima configuração para os homebrewers, apesar do barramento USB 1.1 ser meio lento. Sua tela LCD de 320×240 distribuídos por 2.8 polegadas é agradável e bem iluminada. Por motivos inexplicáveis a tela do meu ficou marcada no canto e o local agora mostra as cores mais claras do que o normal.

Sua tela desliza para cima, descobrindo os controles. O legal desse formato de gadget é que as tarefas mais básicas como tirar fotos, ouvir músicas, etc, podem ser feitas com ele fechado, tornando seu uso mais confortável. Uma falha do software (a primeira de muitas que citarei) é que não há nenhum botão para navegar pelas fotos enquanto ele está fechado, é preciso levantar a tela e pressionar os direcionais.

Há treze botões sendo que três deles são equivalentes, ou seja, na verdade há dez botões funcionais, além de um reset (para o caso de ele travar) e uma chave “hold”, que bloqueia os botões. O botão reset fica exposto demais, é possível pressioná-lo acidentalmente, apesar de nunca ter me acontecido. O botão Play/Pause/Captura é posicionado estrategicamente na parte de cima do aparelho para que o seu manuseio seja bem parecido com o de uma câmera comum.

No lado de cima também fica a entrada para os fones de ouvido, de 3,5mm. Eles podem ser substituídos pelo alto-falante embutido, exceto na função de rádio quando seus fios servem como antena. Do lado direito estão os conectores A/V Out, Mini USB e o conector do carregador. O meu não veio com o cabo A/V, mas pelo menu do aparelho deu pra perceber que é possível ver fotos, músicas e vídeos na TV. Do lado esquerdo do aparelho está o slot para cartão SD, que suporta cartões de até 4GB, segundo o vendedor.

As fotos dão a impressão de que ele fica muito maior com a tela levantada, mas na verdade ela fica uns poucos centímetros pra fora do corpo. Comparando o tamanho do PMP com um iPod Touch (e uma cédula) ele dá quase dois iPod’s:

Embora na lente venha escrito que a resolução da câmera é de 5MP a resolução máxima é de 2MP, creio eu interpolados. Não consegui descobrir a resolução nativa do sensor, mas algo me diz que ele possui na verdade 1.2MP, o que não importa… a qualidade das fotos é uma droga de qualquer jeito, todas saem parecendo obras de arte impressionista.

Já os vídeos, 320×240 em 3gpp, ficam bons o suficiente para poder mandar pro YouTube sem passar vergonha nenhuma. Tanto o modo câmera como o modo filmadora possuem os velhos conhecidos efeitos: P&B, sépia, relevo, solarizar, cores binárias e negativo. O tempo de resposta da câmera é muito bom, a imagem na tela é atualizada com pouquíssimo delay e não toma nem um segundo para armazenar a foto, mesmo na maior resolução.

O firmware, bem… o firmware é um lixo. O player de música não toca Ogg, só mp3, wma e outros formatos que eu não testei. Me ferrei, pois estava migrando toda a minha coleção de CD’s para Ogg e já estava no meio da tarefa. Outra: o firmware não lê subdiretórios, ou seja, me ferrei de novo pois não dá pra organizar as músicas. O jeito está sendo criar listas aleatórias com o Amarok e sincronizar. Pelo menos ele suporta random. u.u’

Um ponto positivo, tanto do player de áudio quanto de vídeo (que toca MP4) é que é possível avançar rapidamente pelos arquivos, apesar de não ser possível marcar o arquivo nem a parte onde a reprodução parou da última vez, o que torna o PMP meio inútil para reproduzir arquivos muito grandes. O visualizador de fotos talvez seja o menos problemático, apesar de só ler JPG. Dá pra ver detalhes dos arquivos, tem um modo que mostra thumbnails (também funciona com vídeos) e ele faz apresentações de slides com as fotos.

O emulador de NES é bom, roda a maioria dos jogos e ainda salva. O problema são os botões que são muito barulhentos e duros pra jogar jogos mais rápidos como Contra. No mais o emulador é basicamente o que salva o PMP. Além do emulador há muitos outros extras, como bloco de notas, gravador de voz, rádio FM, calendário, calculadora, um dicionário inglês-chinês que lê os termos em inglês (huh), e um leitor de e-books no formato TXT.

Falei muito e ainda assim falta muita coisa a dizer. Este review é um relato das minhas impressões em relação ao meu novo brinquedinho. Gostei bastante dele apesar dos defeitos, mas se ele quebrasse não sei se compraria outro. Prometo postar outro dia um vídeo mostrando em detalhes a interface do MP5.

Fonte de algumas especificações: DealExtreme

Veja outros reviews aqui.

18 Comentários leave one →
  1. Hawk permalink
    21/09/2008 22:03

    Passa o link de onde você comprei este PMP no ML? Quero ver se compro um pra mim também.

  2. [..] permalink
    02/10/2008 9:43

    concordo, acho o meu pmp uma porcaria..não sei c compraria outro c o meu quebrasse..nem ligo mais..o meu ja caiu no chão tantas vezes que ja até perdi a conta…

  3. Marcelo permalink
    21/11/2008 23:21

    Ola cara! Gostei da avaliação estou a fim de um destes e localizei outros comentarios e inclusivel a marca: Powerpack CA280 é acredite site oficial:
    http://www.powerpack.to/home3_n/produtos.php?cod_produto=434&cod_categoria=40
    Então encontrei tb que ele roda jogos de GB e GBCOLOR e BIN (SNES de 16bits)
    Se for possivel poste estes testes ok.
    Ah!!!! comente sobre a bateria (duração) e se da para carregar via USB?
    Valeu cara, se todo mundo fizesse isto, alertaria muita gente sobre produtos porcarias e bons….
    Abs!
    skamikazes@ig.com.br

  4. 21/11/2008 23:53

    @Marcelo: cara, não consegui rodar jogos de GameBoy nem GameBoy Color. Já os jogos binários (.BIN) eu não achei nenhum, mas já ouvi boatos de que ele suporta sim e que eles tem gráficos melhores do que os de NES, só não sei se eles vem do SNES. A bateria dura umas 5 horas de música e como ainda não consegui converter nenhum filme aqui no Ubuntu eu não sei a duração da bateria para vídeo.

    Dá pra carregar via USB sim, mas tome cuidado com hub’s USB: se eles não estiverem ligados a uma fonte externa de alimentação provavelmente irão descarregar a bateria ao invés de recarregar. Acho que isso deve acontecer com outros tipos de aparelho também.

  5. 26/11/2008 21:52

    Mamutti, edita meus trackbacks para keaton1.wordpress. =P

  6. 26/11/2008 23:14

    @Keaton: editado; tem outro em vista?

  7. rose permalink
    18/03/2009 11:42

    gente comprei um trem destes na Pagé, acho que já pode,m imaginar né?? funcionou todas as funções apenas 1 dia no dia seguinte tudo funcionava menos a entrada USB pois queria por fotos nele e o PC não reconhecia o aparelhinho, me ferrei porque moro no guarujá e vou ter que ir pra SP pra resolver isso, se é que vou encontrar a loja do chines lá ainda..caso não consiga mais trocar a birosca alguem sabe como resolver este pequeno grande problema ?? comprei pra ter junto comigo diagramas do meu trab que no final vão continuar no PC oficial mesmo a menos que eu arraste o meu pra onde for.(o que não sei como faria) eu só queria um trequinho portatil pra levar pra baixo e pra cima uns diagrams basicos, agora só consegui uma inutilidade pra carregar pra baixo e pra cima..bom se alguem tiver uma solução pro problema aceito sugestões(desde que não seja jogar no lixo)rsrs

  8. 19/03/2009 0:22

    @rose: uma saída é comprar um cartão SD e usar no lugar da memória interna dele. Você pode gravar as fotos, músicas e etc no cartão SD para abrir no aparelho, mas precisará do leitor de cartões sempre que quiser passar algo para o cartão, já que o USB não funciona mais.

    Espero ter ajudado!

  9. 22/03/2009 18:08

    u meu e bão so

  10. 25/03/2009 0:39

    u meu ne não so 🙂

  11. Joaquim permalink
    25/04/2009 12:30

    Olha, eu comprei um IGUAL a este! Teria alguma forma de fazer ele ler as SUBPASTAS? E outra coisa, só funciona em Windows, no meu Mac OS X não funciona, o que pode ser?

  12. 25/04/2009 20:07

    Joaquim, talvez seja o formato da partição, não conheço MacOS pra ter certeza, mas verifique essa possibilidade.

    Acho que o problema das subpastas não tem jeito mesmo. O que eu fiz em relação a isso foi sortear as músicas no computador, ao invés de organizar.

  13. Ricardo permalink
    09/09/2009 14:05

    Comprei um MP5 na pagé no começo de setembro e paguei 90 contos, mas me surpreendi, o aparelho roda nes, super nes, game boy color. Faz várias listas de música, tem vários recusos de equalização pode até fazer um marcador nas músicas e toca-las de acordo com uma classificação anterior, ou por generos. Roda videos avi, mp4 em 320*240 que na tela de 3 polegadas fica perfeito, permite marcar partes dos videos para ver depois(muito útil para filmes e séries). A camera chega a 3 megapixel, mas na verdade não chega nem a 2 mega pixel, é um lixo. A gravação de video em 320*240 é boa. Radio, relógio, calculadora, cronometro, lê txt, grava voz, mp3 ou wav, grava da radio, saída TV… Enfim, valeu a pena, pelo preço ser um dia der problema compro outro.

    • 09/09/2009 23:30

      Tem uns recursos que você citou que são raríssimos nesses MPX da vida… tem como você mandar uma foto ou o link de algum lugar vendendo?

  14. 29/11/2009 14:41

    o meu roda GBC,GB nes

Trackbacks

  1. Review: Card Reader Trust CR-1610p « Blog do Keaton
  2. Review: iPod Nano quarta geração(4G) « iCaju
  3. Review: Onda VX818 MP3 Player « iCaju

Deixe um comentário

