Skip to content

O que que é isso?

23/07/2008

A Locaweb, como a maioria dos que vão ler este texto já devem saber, é uma empresa bastante conhecida de hospedagem de sites, cadastramento de domínios, telefonia IP e muitos outros serviços voltados para empresas e pessoas que utilizam a internet como ferramenta de divulgação e comunicação. Mas e daí?

Vendo esta tirinha do totalmente excelente Dr. Pepper eu clico no link para esta página, e obviamente a primeira pergunta que me veio na cabeça é homônima ao site: “O que que é isso?” Quando olhei já dei de cara com o título “WebSódio 4 – Pau no computador” o que faz qualquer um pensar logo que se trata de uma série de humor, e o melhor de tudo, sobre tecnologia.

O enredo mostra histórias de uma pequena empresa em crescimento que se vê na necessidade de contratar um profissional de TI para resolver alguns problemas da firma. A graça dos vídeos está em ver, e às vezes até mesmo se enxergar dentro de situações inusitadas que são frequentemente enfrentadas pelos profissionais de TI, sobretudo dentro das micro-empresas. Vale a pena assistir a todos os episódios, é diversão garantida.

Primeiro episódio, os demais também estão no YouTube

Quando notei a logomarca da Locaweb (que no Firefox 3 aparece enrustida sob a camada do banner, provavelmente um erro no layout) percebi que se tratava de uma campanha de marketing promovida pela empresa. Há também, na mesma página, tirinhas, comerciais de TV e, como não podia deixar de ser, o bom e velho merchandising.

O mais incrível é que os vídeos só fazem referência a Locaweb na abertura e nos créditos, sem fazer aquele marketing que quer deixar de ser marketing e quase sempre falha miseravelmente. Nem mesmo quando o “carinha da TI” usa um serviço fornecido pela Locaweb o nome da empresa é citado. Ao meu ver tudo isso contribui para aproximar o público-alvo do produto, de forma que ele possa ver a campanha de marketing como uma série engreaçada na internet e não como mais uma propaganda a ser filtrada pelo AdBlock.

Este post todo, que não é patrocinado, foi feito apenas para divulgar e aplaudir essa campanha de marketing. É muito fácil fazer propaganda usando os modelos convencionais, mas o resultado final nunca é tão eficaz quanto usar uma idéia curiosa e cativante como estes “WebSódios”. Uma série de histórias que retrata o dia-a-dia do profissional de TI, que é ninguém mais ninguém menos do que aquele que contrata o serviço de hospedagem, é sem dúvida muito mais interessante para mim, curioso e futuro profissional da área, do que um anúncio no Google ou um banner.

Anúncios
3 Comentários leave one →
  1. André permalink
    26/07/2008 12:03

    Muito boa a série. Concordo inteiramente com sua opinião e, se tivesse uma empresa na mesma situação, certamente ficaria tentado a usar essa empresa. Geralmente as empresas não conseguem alcançar o objetivo de fixar a marca. Esta conseguiu.

  2. 26/07/2008 17:25

    Não acredito que seja muito eficiente, essa publicidade meio que alternativa.
    Pois a série não deixa claro o que faz, para quem trabalha, a Locaweb. Contudo todavia entretanto, a série é bem engraçada( o Zorra Total deveria aprender com eles).

  3. Freitas permalink
    28/07/2008 22:05

    Essa série propaga bastante sim, apesar de não usar a marca todo o tempo (o que seria enfadonho). Eles valorizam na série o profissional de TI e citam serviçois como e-mail marketing oferecidos pela LocaWeb. Sem dúvida trará muitos benefícios para eles, uma vez que estão anunciando até em cinemas isso ai.
    Aliás, a LocaWeb se destacou das demais empresas de hospedagem (milhares que existem por ai) principalmente pelo fator propaganda. São out-doors, campanhas diversas, comerciais em salas de cinema, enfim.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: