Skip to content

Del.icio.us, o iCaju e eu

21/07/2008

Os favoritos do navegador são utilizados de maneira incorreta. Esta foi a conclusão que cheguei depois de alguns anos acumulando links e mais links. Antigamente eu pensava que nunca precisaria de sites para armazenar e gerenciar meus favoritos, mas a medida que fui conhecendo as fontes de links interessantes na web meus favoritos começaram a aumentar e aumentar em número cada vez mais rapidamente e por isso tive de tomar uma decisão.

Tudo começou com problemas de backup. Todos que já formataram um computador alguma vez sabem o quanto isso é divertido (ou não), e por essa razão eu tinha de criar e manter backups dos meus favoritos do Firefox para não perder nada a cada reinstalação. No começo deu certo, mas como eu uso vários computadores eu tinha uma coleção de favoritos diferentes em cada computador e frequentemente tinha de fazer o trabalho chato de verificar um por um e tentar juntar todos os favoritos num arquivo só.

Foi aí que eu descobri o Google Browser Sync, aquela maravilhosa extensão do Firefox. Ela resolveu todos os meus problemas de sessões perdidas e sincronização de favoritos, em troca de deixar a conexão bem lenta durante as sincronizações. Infelizmente esta extensão não é compatível com o Firefox 3, e nem será (note que a página da extensão diz que ela está indisponível para download), por outro lado eu comecei a perceber que tinha vários favoritos que eu acessava muito pouco, chegando ao ponto de ter muitos links que só acessei uma vez na vida.

Quando finalmente saiu a versão final do Firefox 3 decidi que iria experimentar um desses serviços de favoritos online e o escolhido foi o tradicional del.icio.us. O que posso dizer desse site tão famoso? Bem, a interface é bem simples e não há informações demais pra preencher na hora de gravar os favoritos, posso organizá-los por tags e agrupar as tags formando categorias, posso buscar rapidamente qualquer coisa em meus favoritos, e o melhor: posso socializar meus favoritos. Muitas vezes eu comento com as pessoas que eu conheço sobre páginas da internet e elas pedem o link, que eu sempre esquecia de mandar depois. Agora eu digo, olha lá no meu del.icio.us. Prático, não?

O del.icio.us possui muitos recursos adicionais: eu posso ver quantas pessoas além de mim gravaram o mesmo favorito, posso importar os favoritos do Firefox e exportar também (fator decisivo na hora da escolha), há uma extensão para o Firefox 2 e 3 que integra o del.icio.us completamente ao navegador, há a possibilidade de disponibilizar feeds RSS para meus amigos acompanharem meus achados, posso gravar favoritos que só eu posso ver e etc, etc, etc…

Alguém deve ter notado que lá embaixo no layout do iCaju apareceu uma caixa com o nome Del.icio.us. Pois bem, aquilo ali é uma pequena listagem dos favoritos com a tag iCaju no meu del.icio.us, que criei exclusivamente para assuntos relacionados ao blog. Lá você leitor, curioso ou profissional de TI poderá encontrar muitos links interessantes. Ou seja, se você usa os favoritos com frequência e ainda por cima mantém um blog no WordPress.com o del.icio.us é perfeito para você.

Enquanto escrevia este post me vieram a lembrança outros casos parecidos que aconteceram comigo, por isso anuncio que este post é o primeiro da série “Nunca pensei que fosse precisar disso antes”. No próximo artigo falarei sobre clientes de e-mail.

Deixe um comentário

