Skip to content

Como causar um incêndio no seu escritório

28/06/2008
É simples, muito simples: economize na compra do estabilizador e da fonte do computador.

Não adianta nada investir muito dinheiro para ter um bom hardware e economizar na hora de comprar os equipamentos que vão fornecer a energia para o computador, pois é colocado em risco todo o investimento feito com as peças mais caras, e além do mais a maioria das pessoas não está acostumada a ver um show pirotécnico na sua mesa, imagina só o pânico que dá ver faíscas saindo do gabinete.

As partes que são mais frequentemente afetadas por uma fonte defeituosa são o processador, as memórias e a placa-mãe, ou seja, as partes mais caras. Ligar esse conjunto numa dessas fontes de 500W que custam R$30 é o mesmo que comprar um notebook dos mais caros e usar ele em plena praça pública no Brasil. É pedir pra perder.

Este mês, em um escritório onde presto serviços esporádicos, ocorreram duas explosões, uma de fonte e outra de estabilizador. Obviamente as pessoas que estavam por perto ficaram apavoradas e correram para deligar a energia. Por sorte (muita sorte mesmo) nos dois casos apenas o próprio equipamento deixou de funcionar. As fontes e estabilizadores mais baratos muitas vezes tem os custos de produção reduzidos por cortarem circuitos de proteção do projeto. Não sei dizer com certeza se esta foi a causa dos acidentes, mas mesmo assim a dica é válida.

Muitos se assustam quando vão procurar uma fonte de marca e encontram fontes de apenas 300W custando mais de cem reais enquanto as de 500W genéricas saem por menos de R$30. Infelizmente, esse é o preço de um produto de qualidade. Antes de comprar uma fonte de qualidade convém calcular a energia consumida pelo computador, já que nesse caso potência a mais é desperdício de dinheiro. Você pode calcular a energia consumida pelo seu computador aqui, não esquecendo de incluir os upgrades já planejados.

No computador que fiz o cálculo, um Athlon XP 3200+ Barton, dois módulos DDR somando 768MB, 1 HD, 1 DVD-RW, video on-board, 2 ventoinhas no gabinete, duas portas USB utilizadas, o resultado foi 188W, ou seja, aquelas fontes de 300 watts que custam mais de cem reais são mais que suficientes. Pouquíssimas pessoas hoje realmente precisam de uma fonte de 500W, talvez o Perini…

Um estabilizador defeituoso pode danificar a fonte do computador, e esta o resto dos componentes, portanto só compre estabilizadores de marcas reconhecidas e que possam suprir as necessidades energéticas dos equipamentos que serão ligados. Geralmente estas informações estão presentes na embalagem do estabilizador.

Obrigado, Sr. Fusível!

Prevenir, nesse caso, é melhor do que remediar. Ao comprar uma fonte barata de 500W você está na verdade levando gato por lebre. Como dizem, quem compra barato paga duas vezes. Argh… acho que acabo de exceder minha cota de chavões este mês. 🙂

Anúncios
3 Comentários leave one →
  1. Orionovski permalink
    12/07/2008 13:16

    Olá.

    Parabéns pela parte da fonte. Realmente, economizar nela é falta de inteligência.

    Quanto ao estabilizador, sugiro que não recomende esta peça inútil, mesmo sendo de “marcas reconhecidas”. Conforme esta discussão no Fórum GdH ( http://www.guiadohardware.net/comunidade/artigo-devo/751338/ ) o recomendado é um bom filtro de linha, que possui todas as proteções necessárias à segurança do equipamento.

    Sendo que a fonte encarrega-se de “estabilizar” a tensão de entrada de forma muito mais eficiente e rápida que o “estabilizador”.

    Grato.

Trackbacks

  1. Escolhendo a fonte de alimentação (PSU) ideal « iCaju
  2. Escolhendo a fonte de alimentação (PSU) ideal « Keaton:Thinking

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: