Skip to content

Celular “verde” com bateria a água

20/06/2008

Desde sempre as baterias estão na mira dos ambientalistas, sejam elas de celulares, maquinas fotográficas, carros elétricos e etc. Preocupada com isso a sul-coreana Samsung vem pesquisando novas tecnologias e nos apresenta como resultado uma bateria que funciona com água.

Essa bateria funciona reagindo a água com um metal e por conseqüência há liberação do hidrogênio, esse por sua vez reagirá com o oxigênio gerando energia elétrica. O que diferencia esse método de geração de energia é que ele dispensa o uso de metanol. Ainda não há muitos detalhes de como funciona exatamente mas é bem parecido com o HydroPak (um dispositivo movido a água da Millenium Cell e Horizon Fuel Cell, que pode recarregar celulares, notebooks e outros dispositivos menores).

HydroPack

A empresa sul-coreana afirma que o sistema produz 3 watts de energia, podendo ter uma autonomia de, se em uso contínuo, 10 horas ou 120 horas, se em standy by, assemelhando-se a uma bateria de LI-Ion (íons de lítio). Segundo o Olli-Pekka Kallasvuo presidente executivo da Nokia, que recentemente desenvolveu um “ecophone” é possível que haja uma parceria entre Nokia e Samsung para a criação de um celular 100% ecológico.

Como sabemos, a ecologia não recebe o devido valor atrasando projetos promissores como esse. Segundo a desenvolvedora da bateria a mesma vai ser lançada em 2010, mas é previsível que o lançamento atrase em alguns anos. Certamente quando for comercializada tal bateria vai reduzir muito os custos com o meio ambiente relacionados a produção e ao destino das baterias inutilizadas.

Fonte:Ambiente Brasil, Ambiente Brasil.

PS: Os links são diferentes, um para cada matéria.

Anúncios
4 Comentários leave one →
  1. 20/06/2008 21:16

    É sempre bom ver alguem se preocupando com o meio ambiente, pena que realmente essas baterias provavelmente fiquem engavetadas por ano.

    Só uma coisa de chato, a Samsung é sil koreana e não japonesa, como leitor aciduo desse blog reolvi dar essa sugestão.

  2. 20/06/2008 21:54

    Obrigado pela dica homero_luz.

  3. 21/06/2008 2:30

    Estamos ai para isso, em teu ótimo blog.

    mas eu dei a dica errada é Sul koreana e não “Sil joreano” como escrevi, desculpa.

Trackbacks

  1. Retrospectiva I « iCaju

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: