Skip to content

A sala de aula do futuro – Parte III

06/06/2008

O post anterior da série falava quais as necessidades do projeto e as funções que seriam utilizadas do servidor de groupware em uma sala de aula. Este post é a última parte teórica da série “A Sala de Aula do Futuro” e mostra o porque de termos escolhido o servidor Zimbra. O próximo post será um tutorial mostrando como é a instalação e configuração do servidor Zimbra.

Após fazer uma busca por servidores de groupware foram encontradas diversas soluções. Como nem todos tinham os mesmos recursos foi necessário filtrar os que possuem as características necessárias ao projeto e ignorar as funções adicionais e outros aspectos. Restaram poucas opções. Foram analisadas as informações nos sites dos seguintes servidores: eGroupWare, openGroupware.org, Scalix, Zimbra, Kolab, Expresso Livre, Simple Groupware, more.groupware, Zimbra, open-Xchange e Citadel. Os únicos que se adequaram a todas as necessidades do projeto foram o Citadel, o Open-Xchange e o Zimbra. Deste o Zimbra foi o que nos impressionou mais, pelos seguintes motivos:

  • Atende todas as necessidades do projeto
  • Excelente e intuitiva interface web (em AJAX)
  • Cliente exclusivo que roda em Mac OS, Linux e Windows
  • Cliente para celulares com Java
  • Servidores integrados ao Zimbra vem no pacote, menos problemas com dependências
  • Pacotes para diversas distros
  • Possui tradução oficial para português do Brasil
  • É leitor de RSS/Atom
  • Interface pode ser expandida através dos Zimlets
  • Permite aos usuários adicionar caixas de entrada de outros servidores

Screenshot da tela inicial da interface web do Zimbra, em português do Brasil

Clique na foto para ampliar

Este é dos três o que tem a interface mais amigável, além de estar traduzido para o português. A interface em AJAX permite que o Zimbra tenha uma flexibilidade digna de um programa no desktop com recursos do tipo arrastar e soltar e clique com o botão direito. O cliente off-line próprio é muito bom e multiplataforma e o mini-cliente para celulares com Java parece ser uma opção interessante, agora que o 3G está se tornando popular. Licenciado sob a YPL (Yahoo! Public License) é um software open-source e gratuito. De todos é o que possui a instalação mais fácil, segundo os manuais. Seria perfeito para o projeto se o chat permitisse vários usuários na mesma conversa mas não tivemos como saber pois o demo no site do Zimbra aó tem um usuário disponível para chat.

Para colocar o servidor para funcionar basta instalá-lo em alguma máquina com acesso a internet e mantê-la ligada 24 horas por dia, o normal de qualquer servidor. Não há custos com licenciamento e a manutenção do servidor pode ser feita à distância, caso seja necessária. O treinamento dos usuários pode ser feito sem problemas, tendo em vista a facilidade de se manusear a interface do Zimbra. O único recurso gasto para pôr o projeto em prática seria o tempo do profissional responsável pela instalação, configuração e treinamento.

Os únicos empecilhos para o projeto prosseguir passam a ser a escolha da equipe que irá mantê-lo e o acordo que será feito com os professores e com os alunos, de forma que quem tem acesso à internet se beneficie do servidor e quem não tem não fique impedido de ter acesso às informações. Estas questões, infelizmente, não podem ser resolvidas em análises técnicas como esta e sua solução só será possível após um debate com os alunos e professores, que serão os beneficiados pelo servidor de groupware.

Visite a página oficial do Zimbra para mais informações a respeito do servidor.

Anúncios
3 Comentários leave one →
  1. 21/08/2008 17:51

    Olá gostaria de saber se existe algum tutorial em portugues sobre o manuseio das ferramentas do zimbra, principalmente o Console administrativo…

    Abraço a todos…

  2. Mamutti permalink
    21/08/2008 19:06

    Diego, não sei lhe informar, ainda não começamos a implantar o Zimbra aqui, por isso mesmo não conhecemos o console administrativo, mas tenho certeza de que se você perguntar no fórum do site oficial a galera vai poder lhe orientar melhor e até responder suas dúvidas.

    http://www.zimbra.com/forums/

Trackbacks

  1. A sala de aula do futuro - Parte II « iCaju

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: