Skip to content

QR-codes, divertido, útil e muito mais!

19/05/2008

Estamos cansados de ir ao supermercado e olhar os códigos de barras, todos sabemos da sua existência. O que alguns podem ainda não conhecer são os QR-codes (Quick Response-codes), aqueles quadradinhos cheios de pixels.

O QR-code trata-se de um código em duas dimensões, onde se tem a variação horizontal e vertical das barras, aumentando o número de informação armazenada, já no tradicional código de barras, há apenas a variação horizontal.

Máxima informação que pode conter no QR-code:

  • Numérica – Max. 7.089 caracteres
  • Alfanumérica – Max. 4.296 caracteres
  • Binário (8 bits) – Max. 2.953 bytes
  • Kanji/Kana – Max. 1.817 caracteres

Apesar de recentemente começar a ser mais utilizado, principalmente no Japão, o QR-code foi criado em 1994 pela Denso Wave, que não poderia ser de outro lugar a não ser do Japão. Originalmente o código em 2D era para catalogar produtos, mas desde 2003 a utilização do código para propagandas, adicionar informações ao celular e também na criação de cartões de visita. Esses dados podem ser lidos a partir de programas, em JAVA, apenas para celulares com câmera, isso é óbvio. Existem diverssos leitores dentre eles o mais utilizado, e também o melhor, é o Kaywa Reader, é necessário criar um login, nada complicado, é grátis.

Agora que você já deve ter o leitor quer testá-lo aqui vão alguns exemplos:

Caso não consiga ver os códigos, asegure-se de que não mova o celular e enquadre bem o código na tela. Quem conseguiu ler os códigos, reparou que está escrita a mesma coisa neles, isso não é um bug, é curioso, pois cada QR-code é diferente um do outro, porém contém a mesma quantidade e mesma informação. O uso dele vem gradativamente crescendo, a FastShop, que é uma das lideres de vendas de tecnologia, em Salvador fez uso desse inovador código em uma de suas propagandas feita no Natal de 2007

Além de conter mais informação que o tradicional código de barras, o QR-code tem a capacidade de ser lido ainda que sem, até, 30% da sua integridade total. Quatro níveis define quanto o QR pode ser corrigido:

  • Nível L 7%
  • Nível M 15%
  • Nível Q 25%
  • Nível H 30%

Com isso torna possível variações nos códigos, como aplicação de figuras dentro dos mesmos, como estes exemplos:

Além de, como já disse antes, ter a capacidade de armazenar mais informação que o código de barras tradicional, ser menor, o QR-code ainda é facil e rápido de ser lido pelos seus leitores, me refiro aos programas.

Os QR-codes podem ser criados livremente, sem custos, nas seguintes páginas:

Agora é só usar sua criatividade, e descobrir algo útil pra fazer com isso, se descobrir algo, por favor, compartilhe com o iCaju.

Fonte:Kaywa, Wikipédia, IDAutomation, Brainstorm9, Adelino Nakano e Design QR traduzido.

Acompanhe outros artigos sobre software.
Para ver mais artigos do Perini clique aqui.

8 Comentários leave one →
  1. Mamutti permalink
    20/05/2008 16:49

    Pô… gostei! =]
    O Kaywa Reader é muito bom, na versão Symbian ele é muito rápido! É so passar a câmera do celular pelo código, sem se preocupar com posição nem nada, que ele mostra a mensagem na tela imediatamente e dependendo do tipo do código o programa pode enviar uma mensagem específica para um número no código, ligar para um número, ou acessar um link. Ótimo para propagandas e promoções.

  2. 21/05/2008 20:54

    Infelizmente nem todos os aparelhos reagem da mesma forma, o meu W300i é muito ruim, é necessário chegar o mais perto possível do código, e ainda sim tem horas que não funciona. Além de ser preciso capturar a imagem.

  3. CArlos permalink
    19/01/2009 3:45

    PARA QUEM QUISER UMA CAMISETA DE CÓDIGO QR PERSONALIZADA, AI VAI A DICA:

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-88132938-camiseta-codigo-qr-com-varias-mensagens-sms-txt-url-cel-_JM

  4. André permalink
    13/05/2009 2:25

    Existe algum site ou programa q teste o código gerado?

    Pq eu gostaria de usar esse codigo como avatar na net e antes gostaria de ter certeza q o código está correto, mas o meu cel ñ suporta esses programas leitores…

  5. 13/05/2009 13:42

    Já procurei e não encontrei na época. Mas se você quiser eu testo para você. Ou bota um link da imagem ou manda para contato@icaju.com a imagem do código, o que preferir. Utilizarei o meu celular para testá-lo.

  6. guto goncalves permalink
    22/03/2013 15:03

    ava

Trackbacks

  1. Shell Script: QR-Coder « iCaju
  2. QR Codes o código de barras 2D « Salad@ Tecnológic@

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: