Skip to content

Corromperam a OLPC, XO agora vem com XP (rimou)

17/05/2008
tags: , , , , ,

Você já deve ter lido sobre esta notícia em vários lugares, e não é a toa: o projeto da OLPC parecia estar comprometido com o software livre, até pela questão do custo (o XO não era conhecido como o laptop de 100 dólares?) tanto que esse modelo de distribuição foi o escolhido para o software que equiparia os notebooks, o Sugar. É triste ver que Nicholas Negroponte debandou para o software proprietário, adotou o XP como sistema operacional do XO e perdeu o foco, como expressei aqui.

O Sugar incorpora uma nova visão de como o computador pode ser utilizado, nele os programas são chamados de atividades e é priorizado o caráter colaborativo de cada um. Essa característica do Sugar, junto com as redes mesh que a versão com XP não suporta, o torna um notebook matador para atividades em grupo. Com Windows o XO perde a sua personalidade, deixa de ser um laptop educativo para ser um notebook barato, com hardware fraco, e que ainda por cima vai rodar programas pirateados.

Pensando no futuro do Sugar, que mesmo sem o XO é um excelente conceito de plataforma, o ex-diretor da OLPC, Walter Bender, fundou a ONG Sugar Labs que tem o objetivo de impulsionar o desenvolvimento do Sugar e a sua utilização em ambientes educacionais, de forma independente em relação ao XO. A Sugar Labs, ao contrário da OLPC, está comprometida com o software livre e pretende criar distribuições Linux com o Sugar para vários tipos de plataformas.

Ao que tudo indica, a Sugar Labs também será a responsável pela migração do Sugar para a plataforma Windows. Bender diz que apesar de manter um roadmap próprio para o Sugar, a Sugar Labs pretende trabalhar em parceria com a OLPC e por enquanto ainda é financiada pela mesma. O curioso é que Walter Bender se afastou da OLPC justamente quando começaram a integrar o Windows no XO e anunciou a ONG no mesmo dia em que foi revelado o acordo entre OLPC e Microsoft para vender o XO com Windows XP.

Pra que colocar Windows nos notebooks se o objetivo é rodar o Sugar, que já funciona no Linux? Como a Microsoft disse no site Microsoft Press, os usuários (entenda por usuários crianças pobres de países subdesenvolvidos, aliás não, pense só na África) agora poderam se beneficiar de uma ampla gama de aplicativos e hardware compatíveis com Windows. Só faltou a Microsoft esclarecer se essa ampla gama de aplicativos é acessível aos pobres e de qual tipo de hardware os usuários do XO vão se beneficiar. É cada uma… falam como se as criancinhas da África tivessem impressoras em casa e acessassem a Internet usando modem discado. Eu até imagino…

Professora para os alunos em uma escola de um país do Terceiro Mundo: “Amanhã tragam as suas impressoras de casa, e NÃO comam o papel no meio do caminho, ok?”

Fontes: Engadget, IDG Now! e Microsoft Press

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: