Skip to content

QGTKStyle, o Qt com cara de GTK

16/05/2008

Uma das características mais legais da biblioteca Qt é a sua capacidade de renderizar as janelas dos programas usando o visual nativo do sistema. Isso pode não agregar muitos recursos à biblioteca em si, mas com certeza promove uma melhor integração visual do programa com o resto do ambiente, principalmente quando o aplicativo é multiplataforma.

O site Trolltech Labs, um lugar onde surgem as novas idéias da Trolltech, a empresa dos trolls, recentemente anunciou o lançamento de um novo estilo para a Qt que faz com que ela use a biblioteca GTK para renderizar as janelas, permitindo uma integração melhor da Qt com ambientes que usam a GTK, como Gnome e XFCE. A modificação é apenas visual, mas por incrível que pareça esta janela abaixo foi feita usando Qt:

Janela em Qt renderizada usando o QGTKStyle e o GTK

O estilo funciona usando a Qt versão 4.4, lançada este mês, em conjunto com a versão 2 da GTK. Ainda assim é desaconselhável o uso de programas Qt em ambientes GTK, já que quando o programa for iniciado mais uma biblioteca terá que ser carregada para a memória, exceto se outro programa Qt já tiver sido aberto, o que não acontece com o GTK, pois o próprio ambiente faz uso dela garantido que ela sempre estará residente na RAM. Memória custa caro e dinheiro não nasce do chão, por isso quanto mais você valorizar a memória do seu computador melhor será a sua relação custo/benefício.

Este é um dos primeiros anúncios importantes divulgado pela Trolltech depois que a Nokia comprou a mesma. Aparentemente o objetivo da Nokia com a compra estava ligada a Qtopia, uma plataforma de desenvolvimento de aplicações para gagdets como celulares e PDA’s baseados em linux, além de contar também com uma interface de usuário para celulares, o Qtopia Phone Edition. Estranho que até o momento não temos nenhum celular Nokia com interface Qtopia nem notícias sobre novidades relacionadas ao produto.

Se o Qtopia Phone Edition em conjunto com o Linux for bom o suficiente para a Nokia querer abandonar o Symbian, eu espero que ela lance logo esses aparelhos para que os geeks do mundo inteiro possam babar com mais uma maravilha tecnológica de bolso. Quanto ao QGTKStyle, ele está disponível para download através do SVN da Trolltech.

Para mais informações sobre o Qtopia clique aqui.

Fonte: GuiadoHardware.net, Trolltech Labs

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: