Skip to content

A tecnologia a serviço do “intransitável trânsito” de SP

12/05/2008

Com o sistema de rodízios de carros não sendo suficiente para que São Paulo tenha um trânsito em um nível minimo aceitável, a tecnologia chega para ajudar.

Congestionamento

Começou a funcionar nesta segunda-feira (12) o novo sistema dos ônibus da cidade de São Paulo. A SPTrans promete acompanhar a circulação dos veículos via satélite para fazer a previsão das chegadas e partidas. Por meio do sistema, é possível saber a lentidão nos corredores e o tempo médio da viagem. As informações estarão disponíveis também na internet.

Obviamente esse sistema por si só não resolverá o problema do trânsito, porém pode ser uma ferramenta útil, de acordo com a proposta desse projeto o motorista poderá observar os trechos que já estão em lentidão e procurar melhores rotas com menos congestionamentos para chegar ao seu destino (como se houvesse avenida em São Paulo que não congestione).

O secretário municipal de Transportes, Alexandre de Morais, dá uma recomendação aos passageiros: “Se o usuário perceber que um veículo – seu veículo ou a sua linha – está demorando, entre em contato imediatamente porque on-line nós entramos em contato com as empresas para que aquele ônibus chegue imediatamente.”

Imaginem a possibilidade de se ter através de um celular ou palmtop ou até mesmo um notebook o monitoramento do trânsito, pegar determinada via porque em outra aconteceu um acidente, ou pegar outra linha de ônibus pois a tradicional ficou presa no congestionamento? De certo é uma ótima idéia, agora só é esperar que a execução seja bem sucedida e aguardar as melhorias e avanços do projeto.

Fonte: G1

Anúncios
8 Comentários leave one →
  1. Moisés de Freitas permalink
    15/05/2008 11:22

    Olá pessoal,

    Os alemães também estão testando um sistema muito interessante. Deu esta semana no http://www.inovacaotecnologica.com.br, onde colaboro como free lancer.

    Controle automatizado do trânsito começa a ser testado na Alemanha

    Como vocês podem ver, o texto é de minha autoria, e foi acompanhando o assunto que achei o blog de vocês. Muito bom. Endereço anotado.

    Moisés

  2. 20/06/2008 18:22

    É um sistema muito bom, mas não é nada muito novo. Os usos de tecnologias de monitoramento via satáfelite aqui no BR são muito pequenos. Não se consegue localizar nem um celular (a não ser que se tenha um plano ultra específico e caro etc…) mesmo que ele tenha um sistema de GPS.

    Com relação ao trânsito em São Paulo, o único jeito é evitar circular pela cidade, pois seja de carro, ônibus, trem ou metrô: está complicado.

    Sobre a SPTrans, o site deles está de cara nova. Vi hoje.

  3. Amanda permalink
    15/12/2009 22:56

    essa foto é de SP?

  4. Amanda permalink
    15/12/2009 23:04

    essa foto é do Rio de Janeiro ¬¬

    • 16/12/2009 1:06

      Reconheceu o lugar ou o que?

      PS: Não sou o autor do artigo, mas posso trocar a foto. 🙂

  5. Vinícius permalink
    06/04/2010 15:23

    Rio de Janeiro, Quem disse ?

    • 06/04/2010 15:59

      é o Rio sim. A Maioria das placas começa com L, e são do Estado do Rio de Janeiro, não está vendo?

Trackbacks

  1. iCaju vai para São Paulo-1ª parte « iCaju

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: