Skip to content

MP1, MP2, MP3, MP4, MP5…

08/05/2008
tags: , , ,

Muita gente fica perdida quando ouve falar de mp3, mp4, mp5. Com a popularização dos players portáteis de mídia começaram a surgir produtos de origem duvidosa chinesa que integram cada vez mais funções em um só player, alguns só faltam fazer café. A partir daí surge uma confusão com os nomes adotados pelos players: para diferenciar os recursos entre eles os fabricantes colocam o nome MP e aumentam o número que vem depois a cada vez que incluem uma nova função. Agora esclareceremos o que é cada uma destas siglas.

MP1 e MP2: MPEG-1 Audio Layer I e MPEG-1 Audio Layer II são formatos de compressão de arquivos de áudio que recebem, respectivamente, as extensões “.mp1” e “.mp2”. Apresentam uma baixa qualidade nos arquivos comprimidos e também uma baixa taxa de compressão. Devido à esses fatores o MP1 e o MP2 não são muito utilizados para áudio.

MP3, ou MPEG-1 Layer-3: este se tornou um dos mais usados formatos de áudio por possuir uma boa compactação e pouca perda da qualidade. Para esse formato usa-se a extensão “.mp3”. A partir da popularidade que os tocadores de MP3 alcançaram foi que surgiram os tais MP4, MP5 e daí em diante. O MP3 se tornou o formato padrão de distribuição de música através da Internet e também é o nome usado para definir os players que só tocam arquivos de música, não necessariamente comprimidos em mp3, podendo tocar também WMA, Ogg, WAV, rádio FM e outros.

MP4, ou MPEG-4 Layer-14: é um formato para vídeo com áudio que recebe a extensão “.mp4”. Foi a partir daí que começou a confusão e o nome do formato deixou de ter relação com o nome do player. Quase nenhum dos players vendidos com o nome MP4 estampado na embalagem reproduzem o formato MP4. O player conhecido como MP4 nada mais é do que um tocador MP3 com capacidade de reproduzir vídeo, geralmente usando um outro formato de qualidade inferior ao MP4, o AMV. Um dos poucos tocadores que reproduzem o formato MP4 é o iPod.

MP5: trata-se de um MP4 player com um diferencial, ele possui câmera. A partir dele a relação com o formato do arquivo suportado se rompeu completamente já que não existe o formato MP5 e muito menos os que vieram depois. Seguindo o costume desses produtos xing-lings de agregar a maior quantidade de funções possíveis, os MP5 atuais possuem saída para TV, filmadora, funcionam como webcam, possuem jogos, emulador de NES e todas as funções de um MP4. É importante observar que nenhuma empresa séria fabrica esses MP5/MP6/MP7/MP8. Se fabrica, vende com outro nome.

MP6: é um MP5 com funções de celular, geralmente usando a rede GSM. Os MP6 mais populares atualmente são aqueles que tentam (sem sucesso) imitar o iPhone. Alguns destes celulares, assim pode-se dizer, têm funções como suporte a Java, Bluetooth e GPRS.

MP7: parecido com o MP6 só que ele conta com mais uma função: TV. Além, é claro, de ser um celular, tocador de música, tocador de vídeo, sabre de luz, torradeira, cafeteira, liquidificador etc, etc, etc… Resumindo: é um MP6 com TV.

MP8: a partir daí a coisa já virou esculhambação e cada loja criou um critério próprio para definir o que é um MP8. Alguns dizem que ele é um MP7 com funções de PDA, porém nem todos tem TV; alguns MP8 com funções de PDA, por mais inacreditável que isso possa ser, usam sistemas operacionais decentes, como o Windows Mobile. Outros dizem que MP8 é um celular com 3G e capacidade de realizar vídeo-conferência, além das funções de um MP7. Na verdade um MP8 é uma incógnita.

Já deu pra reparar que quanto maior o numero depois do MP mais funções o aparelho tem, só que os sistemas operacionais desses gadgets são tão mal-feitos que poucas dessas funções são boas o bastante para serem utilizadas. Funções inacabadas, menus mal-projetados, traduções meia-boca, bugs e uma infinidade de fatores fazem valer a pena investir em players de marcas reconhecidas, como Sony, Creative, Apple e etc.

Fonte:Wikipedia, Plinio Torres.

Veja também esse review sobre um mp5 xing-ling razoávelmente bom.
Acompanhe outros artigos sobre gadgets aqui.
Para ver mais artigos do Perini clique aqui.

27 Comentários leave one →
  1. 20/06/2008 18:14

    Esse mercado de eletroportáteis em geral está uma zona viu. Antes se sabia o que era celular, o que era player de audio, o que era câmera fotográfica, o que era TV portátil, enfim.
    Agora cada dia os caras acrescentam mais um “MP” com alguma função que as vezes não tem nada a ver e ninguém esperava. A partir do MP5 já começou a virar confusão. Os aparelhos fazem tudo mas fazem muito pouca coisa direito (em especial os genéricos).

    Olhemos um aparelho TOP de linha, o Nokia N96. Ele teoricamente é um “celular”, mas ninguém sequer se lembra disso quando vai compra-lo. O aparelho grava vídeos excelentes, tira fotos excelentes, tem Wi-fi, enfim.

    Vamos ver onde tudo isso vai parar.

  2. 30/07/2008 8:45

    Realmente esses produtos eletroportátis de origem duvidosa estão tomando conta do mercado. Qual vai ser a próxima invenção? Um mp9 que funciona também como sabre de luz?

    hehehehehehehehe

    Mas é assim mesmo que as coisas funcionam, sempre vão haver pessoas com um baixo poder aquisitivo comprando produtos “genéricos”. O publico alvo desses produtos é composto pelos mesmos que compram falsificações no mercado-negro e/ou pessoas leigas. Mas como sempre dizem… “Quem tem boca vai a Roma.” Não custa nada dar uma pesquisada na internet antes de adquirir qualquer produto. Quando eu fui comprar um notebook eu me informei bastante e acabei comprando um dual-core principalmente por causa da memoria em cache.

    Quanto ao celular da nokia citado acima por freitas: Eu acho é estrondosa a diferença entre uma empresa como a Nokia que produz celulares de qualidades e essas empresas que estão inundando o mercado com produtos de qualidade um tanto quanto duvidosa.

    Agora se é para comparar mesmo, o Motorola V3 deveria estar nessa categoria (dos portáteis com bugs e funções que não funcionam adequadamente). Um elefante cor-de-rosa praticamente. Eu tive um e me arrependi pouco tempo após a compra. Entre outros problemas haviam bugs no software que viviam travando o celular (principalmente a câmera VGA), memória ridiculamente pequena e não expansível, alta emissão de ondas que podem vir a ser nocivas ao ser humano e causar enxaqueca…

    Isso para vocês verem que mesmo empresas de renome colocam elefantes cor-de-rosa no mercado. Não é exclusividade de pequenas marcas que dominam o mercado informal não.

  3. Mamutti permalink
    18/08/2008 3:31

    Acabo de comprar um MP5 pra mim! Claro que vai ter review no iCaju, então, aguardem…

  4. 19/08/2008 20:24

    Eu acabo de comprar um iPod pra mim! Claro que vai ter review no iCaju, então, aguardem…

    PS:Tecnicamente ainda não comprei mas antes do fim do mês já terei comprado.

  5. Mamutti permalink
    18/10/2008 6:16

    Aqui o link para o review do meu MP5: https://icaju.wordpress.com/2008/09/16/review-sunplus-pmp-mp5/

  6. 04/12/2008 17:25

    manda me os preços dos mp9

  7. 22/12/2008 13:47

    Bom acabei de comprar um. MP11 se tenho baixo QI ou baixa renda não sei, mas que então os abonados do Brasil emprestem $ pra comprar um parecido por R$ 2.000,00 é ruim ein!!! TÔ FELIZ COM MEU EQUIPAMENTO É CHINÊS!! E DAI!!

  8. viajante permalink
    26/12/2008 16:45

    Muito legal o review. Deu pra ter uma boa idéia do que são os “MPX”.😉

  9. Felipe permalink
    12/03/2009 17:08

    Oi galera eu tenho aquele iphone mp10 eu queria saber se ele tem a capacida de baixar aquele sabre de luz pra celular que nem o do iphone original, e tambem como em enviar mms q so da erro qnd envio, vlw galera!!!!

  10. 12/03/2009 22:32

    Já pensou em fazer o teste? Impossivel saber algo sobre algum mp(insira um numero) nem seus proprios manuais explicam direito.
    Quanto ao erro do MMS. Lembre-se ele é um mp(insira um numero).

  11. 25/04/2009 13:01

    Peço informações a quem comprou esses aparelhos mp11, mp10…, sobre qual é o modelo mais completo? Quero comprar um e estou pesquisando o melhor. Obrigada!

  12. 25/04/2009 16:06

    Seguindo a lógica o mais completo é o MP(maior numero). Porém ele pode não satisfazer suas necessidades. O que é importante na hora de escolher qualquer coisa, não somente gadgets. Isso se MP(fibonacci) for considerado gadget.

  13. 01/05/2009 17:22

    a questão é a seguinte: e telefonar, receber telefonemas, enviar e receber mensagens de texto, ele faz direito? na verdade, é a unica coisa que eu preciso MESMO deles, e isso que me deixa na duvida.
    caso alguem possa me ajudar, eu ficaria grata, não conheço ninguem que tenha essas MPCoisas.

    helodelarosa@gmail.com

  14. 01/05/2009 17:44

    @Heloísa
    Se o que você quer é falar e mandar mensagens de texto. Tem um aparelho novo, lançaram recentemente, o nome é CELULAR. É possível encontrar um desses por R$89,00 e tem ótima qualidade. Para comprar que é o complicado ele só é vendido em: Supermercados, shoppings, farmácias(as vezes), lojas de celulares, sites de e-comerce, entre outros.

    Se você encontrar um desses me avisa, eles são um milagre, se achados. Tem garantia e se quebrarem nesse período você pode reclamar para a empresa que o fez. Legal né!

  15. 01/05/2009 17:48

    hahahahaha, muito engraçadinho :’D

    não é que eu vá usar exclusivamente esses dois recursos, né. mas é o que eu acho realmente fundamental em aparelhos que se propoem a fazer isso, mesmo que seja apenas uma das funções. mas quem eu vejo usando uma dessas coisinhas esquisitas só assiste TV, ou joga, vê filme e etc, não sei sobre o funcionamento dos recursos de telefone.

    bem legal :’)

  16. 01/05/2009 18:06

    @Heloisa
    Quem eu conheço que tem não fala mal desses recursos. E pessoalmente, se alguem n fala nada é pq n é relevante. Se não é relevante então nem é bom nem ruim.

  17. Flân permalink
    12/05/2009 20:38

    Eu queroo um que lave os pratos pra mimm… é mp(o que)?
    =p

    Muito bom! Principalmente a parte das traduções dos mp’s… não se preocuparam mesmo com isso! ¬¬’ Todos que eu já vi absolutamente ridículos… mas enfim.. quem é q ue não tira uma ondinha com um mp10? hehehehehe =p

  18. 13/05/2009 13:51

    @Flân
    Pra fazer pipoca tem que ser o MP5687.

  19. diego permalink
    18/05/2009 12:15

    preciso de um que tenha epregada qual seria o numero…
    mp69 ???
    talvez!!!

  20. 18/05/2009 13:43

    Se não me engano o MP69 só tem serviçal. Mas dê uma olhada nos MP75 ou nos MP6600 da SUMSANG.

  21. Villain permalink
    07/10/2009 7:04

    “MP8: a partir daí a coisa já virou esculhambação”
    …MP5 pra frente já é esculhambação forte…

  22. 29/10/2009 18:22

    eu quero musica de hip hop e funk e musica eletronica..

    • 31/10/2009 10:58

      E eu quero a McOferta do Chedar McMelt com uma coca.

      • 31/10/2009 11:01

        A minha McOferta é com salada no lugar da batata frita e suco de uva.

Trackbacks

  1. Review: Sunplus PMP (MP5) « iCaju
  2. Retrospectiva I « iCaju
  3. Review: Onda VX818 MP3 Player « iCaju

Deixe uma resposta

